Diante da pandemia da covid-19 e da recomendação de manter o isolamento para evitar a proliferação do vírus, a arte está encontrando formas de contornar o problema e alcançar as pessoas. Muitas instituições e espaços culturais lançaram ações para que o público possa continuar absorvendo informações culturais e se divertindo – ainda que virtualmente.É o caso de algumas iniciativas apoiadas pelo Banco Bradesco, que patrocina centenas de projetos de Norte a Sul do país. O Vale da Música, em Curitiba, recebe em seu palco flutuante centenas de músicos anualmente. As apresentações presenciais foram suspensas, mas o projeto passou a remunerar os artistas para enviarem curtas performances que ficam disponíveis nas redes sociais. A ideia, intitulada de “Crie em Casa”, é continuar a movimentar a cena musical da cidade e apresentar novos músicos.
Outro exemplo é o “Música em Casa”, criado pelo Mozarteum Brasileiro, que disponibiliza em seu canal no YouTube, e diariamente em redes sociais, grandes momentos de sua programação de São Paulo e do tradicional festival Música em Trancoso. O público pode assistir, por exemplo, ao encontro da cantora norte-americana Brenda Boykin com o cantor e trombonista sueco Nils Landgren, e a apresentação da soprano Ebony Preston Woods interpretando ‘Summertime’, da ópera ‘Porgy & Bess’, de George Gershwin.
O Teatro Bradesco também lança um programa de lives em seu Instagram com uma agenda diversificada de apresentações. A primeira da série “Adele e Convidados” acontece no dia 08 de abril com Stephanie e Rodrigo Teaser, que interpretam Adele e Michael Jackson, respectivamente. A cantora receberá ao longo do mês outros artistas brasileiros que interpretam grandes ícones da música internacional como Whitney Houston (09/04), Freddie Mercury (16/04) e Frank Sinatra (23/04).
Na área de exposições culturais, a Pinacoteca de São Paulo promove uma série de ações online dentro do projeto #pinadecasa nos perfis do museu, além de tour virtual ao seu acervo. Ainda em 2020 estão programadas duas grandes mostras em parceria com o Bradesco. Na Pinacoteca, “OS GEMEOS: Segredos”, que estava prevista para estrear em março e precisou ser adiada para uma data ainda não confirmada, e “Dança, Política e Sociedade” de Degas, no MASP, que acontecerá a partir de 30 de outubro. No MASP, toda segunda e sexta-feira, às 18h, seguidores podem acompanhar lives no Instagram @masp com conversas entre curadores do museu e convidados. Já o MASP Áudios, aplicativo gratuito disponível para download, que também conta com patrocínio do Bradesco, reúne cerca de 170 comentários feitos por curadores, artistas, professores, pesquisadores e crianças sobre as obras mais icônicas do acervo.
*com divulgação
Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, SHOWS













COMENTÁRIOS