Convite para dia 8 de MARÇO (domingo), em Curitiba

Serviço
2a. MM pela Paz e Não Violência no Dia Internacional da Mulher –
Mulheres da Favela exigem Paz
Manhã: 9h às 12h
Local: Rua Santa Zita, 281 – Parolin
https://www.facebook.com/events/499069900805129/
Programação Manhã
8h – Concentração
9h – 1º Ato – Denuncia da violência que atinge a favela.
9h30 – Saída da marcha.
2º Ato – A exploração do trabalho, em frente ao Supermercado Extra, na Av. Kennedy.
3º Ato – Educação e Moradia, em frente à Escola de Ensino Fundamental Professora Nansyr Cecato Cavichiolo, na Lamenha Lins.
4º Ato – Conversa sobre a Paz que queremos e como vamos construir.
Com a participação da Bloca Feminista Ela Pode/Ela Vai.
12h – Encerramento
Tarde: 15h às 17h30
Local: Parque Barigui – Coreto atrás do Salão de Atos
Atividades: Danças da paz, Prática de Entre Olhares, Meditação pela Paz, Jogos Cooperativos, Brincadeira de Paraquedas, Roda de conversa. Formação do símbolo humano da Paz para celebração do Ato.https://www.facebook.com/events/533591310621727/
O evento de encerramento da 2ª Marcha Mundial pela Paz e Não Violência será no próximo domingo, 08/03, Dia Internacional da Mulher, data marcada como o final do trajeto da Marcha em Madrid, onde tudo começou. Em 5 meses a marcha, desde que teve início no dia 02 de outubro de 2019, na capital espanhola, percorreu cerca de 150 países dos seis continentes, passando inclusive pelo Brasil. Em Curitiba, a marcha aconteceu em dezembro passado.
A data escolhida para a largada, 2 de outubro, se comemora o nascimento de Gandhi e foi declarada pelas Nações Unidas “Dia Internacional da Não-Violência”.
A principal finalidade da marcha é promover a educação da não violência e federar movimentos em todo o mundo que defendem e promovem a democracia, a justiça social e ambiental; a igualdade entre os gêneros, a solidariedade entre povos e a sustentabilidade da vida no planeta.
A Marcha é uma iniciativa impulsionada pela organização internacional Mundo Sem Guerras em conjunto com diversas organizações e pessoas dispostas a organizar ações e percorrer novamente todo o planeta, para contribuir na construção de um mundo sem guerras e sem violência.
“Acreditamos que a força das mulheres de todo Brasil é essencial para que a Marcha continue ativa e para que seus objetivos sejam alcançados”, declarou Régis Garret, membro da equipe promotora da Marcha em Curitiba.

Dia internacional da Mulher e Marcha da Paz e Não-Violência
Entre os objetivos da 2ª Marcha Mundial da Paz e Não-Violência estão:
– Ativar um Plano de Medidas Urgentes contra todo tipo de supremacia, racismo, segregação e perseguição por sexo, raça, nacionalidade ou religião.
– Promover uma Carta Democrática de Cidadania Global, que complemente a Declaração de Direitos Humanos (Civis, políticos e socioeconômicos).
De acordo com o IBGE, de uma forma geral, o caminho a ser percorrido em direção à igualdade de gênero, ainda é longo para as mulheres e ainda mais tortuoso se esta for preta ou parda e residir fora dos centros urbanos das Regiões Sul e Sudeste.
Ainda que na área da educação, o gargalo tenha sido superado, com mulheres em maior número e maior grau de escolarização, há muita disparidade no que tange aos direitos reprodutivos, participação na economia, salários, representação política e outros aspectos.
As diferenças se agravam ainda mais em um país em que a cada quatro minutos é registrado um caso de violência contra a mulher. Consolidação de dados feita pelo jornal Folha de São Paulo aponta que os casos de feminicídio aumentaram mais de 7% em 2019, comparados com o ano anterior.
“A constatação é de que não haverá paz num mundo onde mulheres e homens não tenham os mesmos direitos e não usufruam das mesmas liberdades. A 2ª Marcha Mundial da Paz e Não-Violência, portanto, dá as mãos a todas as mulheres do Brasil e as conclama para fazer parte desse movimento”, conclui Garret.
Contatos: regisgarrett@hotmail.com – Régis Garret (41) 99941 3494. Saiba mais: www.the2worldmarch.org
*com divulgação
Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, PASSEIO













COMENTÁRIOS