Confraternizações de fim de ano ganham peso estratégico nas empresas

Ambientes que despertam memória afetiva e reforçam a sensação de cuidado têm sido cada vez mais priorizados pelas lideranças

Di Paolo Curitiba/Divulgação

Com a rotina das empresas cada vez mais mediada por telas e interações digitais, a confraternização de fim de ano das equipes ressurge como um momento estratégico. Mais do que uma celebração, essa ocasião é fundamental para reforçar a cultura, fortalecer vínculos, reconhecer o caminho percorrido e pensar juntos no futuro.

A psicóloga Bibiana Zereu explica que jantares de fim de ano ajudam a reafirmar simbolicamente o que a empresa é – e o que ela deseja fortalecer. “O evento de fim de ano não é uma festa qualquer. Ele é um ritual de trabalho, um marco emocional que diz ao colaborador: ‘você pertence, você importa, e estamos encerrando juntos um ciclo’. Quando bem planejado, engaja, aproxima e cria memórias organizacionais positivas”, afirma.

Segundo ela, esses encontros cumprem funções essenciais para a saúde emocional dos times, especialmente ao promover descontração e interação em um ambiente fora da empresa, que não traz consigo as pressões da rotina. “É nesse espaço mais leve que as pessoas passam a se reconhecer como indivíduos, não apenas como funções. A descontração ajuda a quebrar silos e abre espaço para conversas genuínas. Esses rituais ajudam a equipe a olhar para o futuro com mais motivação e clareza, criando uma sensação de continuidade e propósito”, explica.

O evento corporativo exige postura, cuidado e intencionalidade. Nesse contexto, o ambiente escolhido para sediar a confraternização também é decisivo e estratégico. “Além de oferecer uma boa comida, esses ambientes precisam remeter ao acolhimento, afeto, união e, porque não, família. Ambientes assim ajudam as pessoas a relaxar e se conectar de forma mais espontânea. É muito mais fácil construir vínculo quando o espaço convida ao encontro”, reforça a psicóloga.

Reconhecido em todo o Brasil pela hospitalidade calorosa e pela gastronomia afetiva da Serra Gaúcha, o restaurante Di Paolo transforma encontros em experiências. “Temos pacotes de confraternização pensados para atender os diferentes estilos de grupos corporativos, dos mais tradicionais aos que buscam celebrações leves, informais e interativas”, explica o sócio da rede Jandir Dalberto.
Para os encontros corporativos, o restaurante oferece a experiência gastronômica Di Paolo com o galeto al primo canto — marinado com condimentos naturais à base de ervas, sálvia e vinho branco e assado na brasa — como prato principal. Além disso, o cardápio da sequência reúne pratos típicos da casa, como a sopa de capeletti in brodo, salada de radicci com bacon, polenta frita e brustolada, queijo à dorê, além de sete tipos de massas e nove opções de molhos. Há também outros formatos mais leves e descontraídos, como o café da manhã e o coffee break para iniciar o dia, e o happy hour, que inclui drinks autorais e clássicos, vinho Di Paolo, cerveja e serviço de petiscos volantes — opções ideais para diferentes momentos de celebração e integração.

*com divulgação

Categorias:(BAR/REST), (BEBIDAS), (EVENTOS), (GASTRONOMIA), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, eventos, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, MÓVEIS E UTENSÍLIOS, MODA, OPORTUNIDADE, PASSEIO, perfumaria, restaurantesTags:, , , , , , , , , , ,

Avatar de VanessaMalucelliAndersen

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário