Entenda porquê os vinhos combinam tanto com o inverno

Vamos contar uma história: a chegada do inverno pode mudar alguns hábitos das pessoas, principalmente na região mais frias. Optamos por alimentos mais quentes nessas épocas. Nessa busca em aquecer o nosso corpo o vinho acaba aparecendo na mesa das famílias, dos encontros, na harmonização com preparos especiais. É um hábito tão automático que a gente é capaz de esquecer a origem dele. Que o vinho nos aquece, que harmoniza bem é sempre falado. E, quando consumido moderadamente, faz bem à saúde. Mas, como começou esse hábito de beber vinho no inverno? A resposta não é simples, pois enólogos têm várias versões para a origem da bebida. Pode ter sido na antiguidade. Há registros no Egito, Grécia e Roma, por exemplo.

Depois com as grandes navegações os vinhos de várias partes da Europa começaram a circular, chegando inclusive para até nós, na América. Ao longo dos séculos, o vinho seguiu em alta durante várias revoluções e transformações da humanidade. Porém, quais os melhores vinhos para tomar no inverno? Aproveitamos à dúvida e pedimos para que o Ricardo Gura, da VinVino, e-commerce de vinhos e espumantes, que atende Curitiba e região com frete grátis, fizesse uma seleção de cinco vinhos que combinam com inverno. Ele apresenta cinco opções de vinhos para o inverno.

Confira algumas sugestões: 

E sobre a origem do hábito de beber vinhos no inverno, qual a resposta?

Já entendemos que a criação do vinho tem várias versões, que ele passou por transformações, inclusive tecnológicas. Hoje, uma das bebidas mais consumidas no mundo, pode estar na sua mesa, com pequenos comandos no celular, mas agora só falta responder a pergunta: de onde vem esse hábito de beber vinho nas estações mais frias? Ficamos sem a resposta exata e olha que procuramos. Se não sabemos ao certo, acreditamos que você tenha algumas informações de onde e quem começou, como muitos hábitos que passam de geração para geração, temos informações interessantes sobre os vinhos para compartilhar.

O frio permite avançarmos um pouco na gradação alcoólica dos vinhos. Isso porque, em primeiro lugar, o álcool nos transmite uma sensação de aquecimento. Ao dilatar os vasos sanguíneos, o fluxo de sangue nas extremidades aumenta e produz a impressão de que estamos mais quentes, até ruborizados. Na verdade, a dilatação dos vasos produz maior exposição do sangue às baixas temperaturas, que retorna ao interior do corpo volta mais frio. Ou seja, o álcool diminui nossa temperatura. Um segundo motivo que colabora com o consumo de vinhos mais alcoólicos é o tipo de alimentação de inverno.

Com o aumento do consumo de calorias para manter a temperatura do corpo, temos mais fome e, consequentemente, elevarmos a quantidade de calorias ingeridas. Essas calorias adicionais muito comumente vêm de pratos mais elaborados, mais condimentados e mais complexos. A gordura e complexidade dos pratos de inverno pedem vinhos mais encorpados, o que sugere, assim, vinhos mais alcoólicos. Gostou? Então agora escolha seu vinho e prepare a sua harmonização.

Sobre a VinVino

A VinVino é uma loja virtual de vinhos e espumantes, que seleciona, indica e entrega os melhores rótulos do novo e velho mundo para ajudar você a viver o vinho e a vida com mais intensidade.

https://www.instagram.com/vinvinobr/
https://www.facebook.com/vinvino.com.br/
WhatsApp – 41 98725-6329

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantes, SAÚDETags:, , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s