Quais produtos de limpeza usar em casa para eliminar o coronavírus?

 

A pandemia de COVID-19 (coronavírus), doença causada pelo novo coronavírus, trouxe para as pessoas diversas dúvidas em diferentes aspectos. Muito se é falado sobre os cuidados pessoais, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, passar álcool gel, cobrir a boca ao tossir, entre outros.

 

No entanto, assim como a higiene pessoal, é necessário também manter limpos os ambientes internos, principalmente aqueles nos quais estamos fazendo a quarentena. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), diversos estudos apontam que o vírus pode persistir em superfícies por várias horas e até mesmo dias. Isto pode variar e depende das condições do local, do clima e da umidade do ambiente.

 

Nesse ponto, começaram a surgir muitas dúvidas sobre quais são os produtos mais eficientes para a limpeza doméstica no combate ao coronavírus. O engenheiro químico André Karadi, do negócio de Home Care da BASF, já adianta que o uso do álcool gel não é necessário dentro de casa. “Água e sabão para os utensílios domésticos e os limpadores já usados frequentemente em superfícies como azulejo, pisos e móveis, são eficazes na eliminação do coronavírus, além de outras bactérias que também possam estar presentes”, explica.

 

O uso de água sanitária também pode ser muito eficaz para a lavagem de pisos e azulejos, por exemplo. “Entretanto, é importante fazer a diluição do produto em um balde com água, de acordo com as recomendações de uso presentes no rótulo da embalagem”, recomenda o especialista.

 

Desinfetantes são outros grandes aliados da limpeza doméstica. Geralmente usados para limpeza antibacteriana, como nos banheiros, eles também eliminam qualquer contaminação por coronavírus nas superfícies. Assim como a água sanitária, é importante fazer a diluição em água conforme recomenda o fabricante.

Em geral, todos os produtos de limpeza disponíveis nos mercados são eficazes no combate ao coronavírus. “Ainda há quem procure por receitas caseiras, acreditando que podem ser ainda mais potentes. No entanto, não há nenhum estudo que comprove a eficiência de formulações caseiras”, alerta Karadi.

*com divulgação

Categorias:(SAÚDE), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, SAÚDETags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s