Expo Turismo Paraná 

 
 
Expo Turismo Paraná reúne dezenas de setores no primeiro evento após a fase grave da pandemia Otimismo marcou solenidade do evento, que foi muito prestigiado pelas autoridades de municípios e do Estado
 
A Expo Turismo Paraná teve sua abertura hoje, 9, com o otimismo estampado no rosto de todos os profissionais do trade turístico, que não se reuniam pessoalmente em Curitiba desde 2019, no último evento deste porte antes da pandemia começar. A solenidade foi muito prestigiada por autoridades de dentro e fora do segmento. Realizado pela Associação Brasileira de Viagens do Paraná (ABAV-PR), o evento reúne cerca de 300 marcas regionais, nacionais e internacionais, uma grade extensa de capacitações e eventos concomitantes, como a 16ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná (Paraná Turismo) e o 1º Seminário Nacional de Turismo de Fronteira. A ABAV-PR espera receber um total de 5 mil pessoas nos dois dias de evento.
O vice-presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis, foi o anfitrião do evento, uma vez que o presidente da entidade, João Alceu Rigon Filho, está com o Covid. Em seu discurso, ele ressaltou o sucesso comercial do evento, que mudou de nome (antes era o Salão Paranaense de Turismo) e esgotou todos os espaços disponíveis para vendas, apresentando um resultado 27,5% melhor que a última edição, realizada em 2019. Roberto ressaltou o entrosamento entre equipe, diretoria e trade turístico, dividindo os méritos com todos. “A lição que esses resultados trazem a todos nós, é representada pela máxima a união faz a força. O trabalho foi feito em cinco meses para inovar e fortalecer o evento”, disse Bacovis.
O entusiasta do turismo, governador em exercício do Estado do Paraná, Darci Piana, ressaltou o trabalho que o governo do Paraná vem desenvolvendo na infraestrutura para facilitar o acesso de todos os pelas estradas do Paraná. Em seu discurso, Piana falou sobre a ampliação dos aeroportos como o de Foz do Iguaçu, projetado para ampliar a capacidade de aeronaves e consequentemente aumentar o número de voos e turistas. Também falou da revitalização e melhorias que estão sendo feitas nas praias do estado, atingindo uma extensão de mais de 10km. “O Paraná está fazendo investimentos em várias áreas do turismo para facilitar as visitas e também aumentar a permanência média nos destinos turísticos. Queremos segurar o turista mais tempo para conhecer mais os atrativos turísticos, fazer compras e fazer negócios e desta forma fazer o Paraná evoluir e fortalecer a economia e a geração de emprego e renda”, destacou o governador em exercício.
Seguindo a linha de otimismo, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca disse que a expo Turismo Paraná é bastante representativo numa cidade que tem mais de 7 milhões de pessoas e o terceiro destino no brasil para estrangeiros. Costumeiramente em seus discursos, os presentes podem conferir o conhecimento que o prefeito possui e deixou sobre diferentes assuntos e ao falar sobre o estado, fez uma viagem através da geografia, cultura e costumes e ressaltou a importâncias dos rios Iguaçu e Paraná e das regiões turísticas do estado. “O turismo tem que ser bom, bonito e barata para ser acessível. Temos que mostrar e divulgar para fomentar a economia e atrair novos negócios e investimentos”, conclui.
Também estiveram presentes na mesa de abertura o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; o Presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes; a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade Cetur – CNC, Alexandre Sampaio; o presidente em Exercício da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt e o diretor Superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Tioqueta.
 
Na solenidade, também foi entregue o prêmio Top Tur, da revista Panorama do Turismo, que completou dez anos homenageando personalidades do turismo, para Alexandre Sampaio. Entregue pelas mãos do jornalista Julio Cezar Rodrigues, a honraria é chancelada pelas principais autoridades do Turismo, entre elas a ABAV-PR. Os demais premiados receberam seus troféus em abril, em solenidade específica. O evento ainda contou com a graça do folclore ucraniano, como forma de homenagear a cultura e as pessoas da Ucrânia, que influenciaram as etnias do Estado e hoje passam pela calamidade do conflito com a Rússia.
 
A solenidade foi prestigiada por autoridades, expositores, agentes de viagens, imprensa e deu um tom muito positivo ao início do evento.
Serviço:
Expo Turismo Paraná – evento exclusivo para profissionais do turismo realizado pela ABAV-PR Datas: 9 e 10 de junho de 2022 Horários: Dia 9/06 (quinta-feira): 10h – abertura; das 12h às 20h – Feira de Negócios; das 14h às 20h – Capacitações. Das 16h às 20h – 1º Seminário Nacional de Turismo de Fronteira. Dia 10/06 (sexta-feira): das 12h às 20h – Feira de Negócios; das 14h às 20h – Capacitações.
 
Local: Expo Unimed Curitiba – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba – Paraná – Brasil
Evento gratuito, com credenciamento no local.
Informações: (41) 3223 3411 ou www.expoturismoparana.com.br
EXPO TURISMO PARANÁ
 
 
 
 
Fotos da abertura da Expo Turismo Paraná créditos  Luis Batista
 
 
 
Regiões turísticas do Paraná tem crescimento no número de participantes na Expo Turismo Paraná
O Paraná foi dividido em 15 Regiões Turísticas para melhor disponibilizar a sua enorme variedade de atrações turísticas: belezas naturais inigualáveis, com grandes reservas da Mata Atlântica preservadas, rios, cachoeiras e todas as riquezas, além do acervo histórico e cultural e diferentes alternativas de lazer e gastronomia.
 
O assessor de marketing da Paraná Turismo, André Poletti conta que na edição que está sendo realizada na Expo Turismo Paraná, ouve um crescimento maior de municípios participantes, seja de cidades ou empresas. “O objetivo da 16ª mostra é levar os produtos associados ao turismo, como gastronomia, artesanatos e atrativos para fomentar a econômica dos municípios, gerar emprego e renda através das atividades ligadas ao turismo”, reforça.
As 15 regiões oferecem ao visitante uma estimulante jornada, seja qual for seu perfil. São elas: Campos Gerais – Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu – Corredores das Águas – Ecoaventuras Histórias e Sabores – Entre Matas, Morros e Rios – Lagos e Colinas – Litoral do Paraná – Norte do Paraná – Norte Pioneiro – Riquezas do Oeste – Rotas do Pinhão – Sul do Paraná – Terra dos Pinheirais – Vale do Ivaí – e Vales do Iguaçu.
 
 
 
 
Reunião da CEPATUR apresenta o novo presidente e fala sobre os projetos que são desenvolvidos no Paraná
 
A reunião empresas e instituições que discutiram sobre capacitação sustentável para empresas e profissionais
Na 91ª reunião ordinária do CEPATUR-Conselho Paranaense de Turismo, foi apresentado o novo presidente, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Luiz da Costa Souza. A reunião foi coordenada pelo vice-presidente da instituição, Giovanni Bagatini que anunciou também a atualização do projeto Turismo em Foco do Senac, visa a capacitação das pessoas sobre o turismo no Paraná.
Participaram da reunião o diretor Superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Tioqueta; presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes e o secretário do Ministério do Turismo Marcos Pereira.
A reunião do CEPATUR acontece a cada dois meses e a instituição é formada por 57 empresas públicas e privadas relacionadas ao setor de turismo no Paraná.
O secretário de Turismo do Paraná, Luiz da Costa Souza, reforçou em sua fala que o empreendedor precisa ser valorizado para desenvolver o turismo sustentável e tem pessoas para auxiliar nesse campo. “Importante que o conselho nos auxilia e ouvir os membros do CEPATUR é importante par que possamos gerar a política pública, que vai ser executada pela Paraná Turismo”, reforça o secretário.
O secretário executivo do Ministério do Turismo, Marcos Pereira diz “que é necessário fazer a lição de casa e se crie políticas com sustentabilidade para que os empresários, pequenos ou grandes possam gerar emprego e renda e deixar um legado social”. O secretário acredita que é necessário “trabalhar com o turismo dentro dos arranjos naturais para apresentar produtos com qualidade, além de qualificar pessoas para que possam gerar rendas e poder concorrer com produtos e serviços externos”, finaliza.
O que é CEPATUR
É um órgão colegiado de assessoramento que congrega representantes do Governo Estadual e de instituições representativas dos diversos setores que compõem o Turismo, integrando a estrutura básica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, conforme Lei nº 19848 de 03 de maio de 2019, diretamente vinculado ao seu titular. Tem por finalidade auxiliar na formulação, no acompanhamento e na avaliação dos planos, programas, projetos e atividades derivados da Política Estadual de Turismo.
 
 Presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes; secretário executivo do Ministério do Turismo, Marcos Pereira; secretário de Turismo do Paraná, Luiz da Costa Souza; vice-presidente da instituição da CEPATUR, Giovanni Bagatini, diretor Superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Tioqueta.
 
Crédito Fotográfico: Bruno Leopoldin
*com divulgação
Nesta quinta -feira estive na Expo Turismo Paraná, confiram imagens que fiz para você meu leitor:
 

A sommelière Daniele Lopez estava presente no evento e na primeira foto está com Marcos Cordiolli ( Secretário de Aceleração Econômica e Turismo da Prefeitura de Maringá)

Categorias:(TURISMO/VIAGENS), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, eventos, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, POLITICA, restaurantesTags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s