Como manter o peso em dia durante o inverno e isolamento social

Médica dá dicas para manter a linha nos dias mais frios e ainda manter o corpo aquecido com alimentos da estação

 

A chegada dos meses mais frios, aliados com o isolamento social, tem aumentado os casos de ansiedade e aumento de peso em todo o mundo. Um levantamento feito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com Matthew Stults-Kolehmainen, do Hospital New Haven, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostra que os casos de crise aguda de ansiedade foram de 8,7% para 14,9% (alta de 71%) durante o isolamento social. Além disso, dois novos estudos, um realizado na França e outro nos Estados Unidos, revelam que a obesidade é a condição crônica que mais leva pessoas a serem hospitalizadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

“O inverno pede comidas mais encorpadas e ficar em casa gera ansiedade, e muitas pessoas acabam descontando isso na comida”, afirma a médica da Eden Clinic, Marcia Simões Kornin. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Francês de Opinião Pública (Ifop) para o site Darwin Nutrition, o confinamento afetou o peso e o equilíbrio alimentar da população. Desde o início do confinamento, em 17 de março, os franceses engordaram, em média, 2,5 quilos.

A médica lembra também da importância da atividade física frequente para manter a saúde em dia. “Com o isolamento, as pessoas esquecem de se exercitar. Mas existem inúmeras possibilidades dentro de casa, com vídeos na internet de diversas modalidades para manter o corpo em ação”, afirma.

Algumas dicas, como aumentar o consumo de chás e caldos – a sensação de fome pode ser sede, e os líquidos mais quentinhos ajudam a hidratar e a manter o corpo aquecido; substituir as massas convencionais por macarrão de legumes e aumentar a ingestão de proteínas como carne vermelha, frango, cogumelos e ovos, que dão mais saciedade, podem ser úteis para manter o peso em dia.

A médica alerta para o consumo de álcool em excesso. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Nielsen, só nos Estados Unidos as vendas semanais de bebidas alcoólicas no mês de março aumentaram de 25% para 55%, em comparação com o mesmo período em 2019.  Para quem está em busca de uma vida mais saudável, o ideal é evitar o álcool. “O consumo de bebidas alcoólicas aumenta os níveis de estresse e ansiedade no corpo. E se não for com frequencia, o ideal é optar por uma taça de vinho seco, que contém menos açúcar”, explica.

Sobre a Eden Clinic:

Sob o comando da médica Márcia Simões Kornin, a Eden Clinic atua no desenvolvimento de um plano de ação individualizado para cada paciente, que prioriza a saúde, longevidade e qualidade de vida, por meio do tratamento da fisiologia e harmonização hormonal. A clínica oferece equipe multidisciplinar, com o objetivo principal do equilíbrio entre o corpo e a mente, com atendimento psicológico, nutricional e estético, e também consultoria esportiva presencial e online com personal trainer, além da técnica japonesa Seitai, que realiza a harmonização da estrutura óssea, auriculoterapia, e massoterapia, com o método Renata França e de liberação miofascial.

www.edenclinic.com.br

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BELEZA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, SAÚDETags:, , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s