Como fazer a leitura dos resultados do teste rápido para a COVID-19

Especialista explica quando o paciente pode se considerar curado do coronavírus, sem risco de transmitir a doença

 

O LANAC- Laboratório de Análises Clínicas realiza o teste rápido para o coronavírus, com análise feita por IgG e IgM para COVID-19, que detecta o anticorpo contra o vírus depois de 7 a 10 dias de contágio.  O resultado sai no mesmo dia, em até cinco horas.

O teste rápido é um exame sorológico que avalia a presença de anticorpos no sangue, ou seja, ele determina se o organismo já teve contato com algum dos determinados agente infecciosos. A IgM é a molécula que é formada rapidamente no corpo logo após o primeiro contato com uma infecção. E a IgG demora mais tempo para ser formada e indica a doença em fase convalescente ou possível imunização do paciente.

O especialista em bacteriologia do LANAC, o bioquímico Marcos Kozlowski, explica que o teste serve para ver em qual fase da doença o paciente se encontra. “Um paciente com IgG positivo provavelmente já está imune, ou em fase de cura, o que permite um afrouxamento do isolamento social, depois de 15 dias de isolamento total”, afirma.

 

Possíveis resultados do teste da COVID-19:

lgM positivo e IgG negativo:

O paciente adquiriu o vírus, mas ainda não criou os anticorpos. Pode ser a fase inicial da doença ou pode ser decorrente de alguma interferência, como a vacina da gripe, ou doenças auto imunes, por exemplo.

lgM e IgG positivos:

O paciente adquiriu o vírus e já produziu os anticorpos, a doença provavelmente está em fase de imunização.

IgG positivo e lgM negativo:

O paciente já tem o anticorpo da doença, e o IgM negativo pode indicar que a infecção seja antiga.

 

O especialista lembra ainda que nem todo paciente formará anticorpos nos primeiros dias, acarretando um resultado falso negativo. “Por isso a importância de consultar um médico, que conhece o estado clínico do paciente e avalia em qual momento é necessário testar a doença”, afirma. Além disso, o paciente curado do coronavírus apresenta um resultado positivo nesse teste, e a IgG se mostra reagente.

Mais de 50% dos resultados positivos encontrados no laboratório se consideram assintomáticos. “Mesmo assintomáticos, essas pessoas são potenciais transmissores do vírus. Se o paciente tiver um IgM positivo e respeitar os 15 dias de isolamento social, aí sim estaria autorizado a ter uma vida normal, sem riscos de transmitir o vírus”, alerta.

 

Sobre o LANAC:

Há 28 anos, o LANAC – Laboratórios de Análises Clínicas se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. A empresa possui 45 unidades de atendimento em diversos bairros de Curitiba, além da Região Metropolitana, Litoral do Paraná, Ponta Grossa, Palmeira e Rio Branco do Sul. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 400 colaboradores. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A sede central, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantêm a certificação ISO 9001/2015 atualizada desde 2004.

www.lanac.com.br

Rua Itupava, 998 – Hugo Lange

41 3023-1749

45 unidades de atendimento

 

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, SAÚDETags:, , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s