NÚCLEO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS (NPA) PROMOVE MESA REDONDA SOBRE CINEMA PARANAENSE.

 

O evento será online, gratuito e pretende discutir o cenário e as perspectivas da área.

 

O Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba (NPA) está encerrando a edição de 2021 com uma mesa redonda (online) sobre o Cinema Paranaense: cenários e perspectivas. O evento será dia 26 de março (sábado), das 10h às 12h, via Google Meet. A participação é gratuita, mas estará sujeita à lotação da sala virtual, por isso é necessário fazer inscrição pelo site: https://tambormultiartes.com/mesa-redonda-cinema-paranaense-cenarios-e-perspectivas/

        Como conquistar cada vez mais mercados internos e externos de forma consistente e estruturada?Compreendendo que avanços acontecem a partir de ações que unam mercado e produção, formação e pesquisa, política e representatividade o NPA reúne nesta mesa redonda profissionais desses três fronts de atuação.

O encontro terá a participação do produtor Antonio Gonçalves Junior, do professor e diretor Eduardo Baggio e da distribuidora e produtora audiovisual Paula Gomes, com a mediação do coordenador do Núcleo, Marcelo Munhoz.

Os desafios e oportunidades no mercado da produção de conteúdo, o cenário do ensino de cinema e audiovisual no Brasil, a partir das perspectivas de cursos de graduação e pós-graduação e a atuação da Associação de Cinema e Vídeo do Paraná (AVEC-PR) são alguns dos assuntos que serão abordados no evento, bem como a interação entre produção, pesquisa e a atuação política na promoção do desenvolvimento de projetos e da área audiovisual como um todo.

“O ano de 2021 foi de grandes desafios, mas também de conquistas inéditas para o cinema paranaense. Ao lado do desmonte de políticas públicas de incentivo à produção, vimos a ascensão definitiva do streaming e a presença crescente dos filmes do estado em premiações e festivais nacionais e internacionais. Também vimos a formação na área ganhando mais demanda e espaço, com novos cursos de graduação e pós-graduação, e a renovação de iniciativas de fomento, além da percepção crescente do valor das entidades de representação política. Esta mesa redonda traz a possibilidade de encontro e de ampliação do diálogo na área para que ela se torne ainda mais potente e inclusiva”, declara Munhoz, coordenador do NPA.

Sobre os participantes

 

Antonio Goncalves Jr (1)

Antonio Gonçalves Junior

Mais de 13 anos de experiência no mercado cinematográfico. Produziu os filmes: Deserto Particular (Giornate degli Autori Veneza), Ferrugem (Sundance, Melhor Filme Festival de Gramado), Para minha amada morta (7 prêmios Festival de Brasília, Zenith de Prata em Montreal, San Sebastian), Circular (Festival do Rio), A gente (Prêmio da ONU no Dok Leipzig) Zona Árida (Menção Especial no Dok Leizpig),  A mesma parte de um homem (Prêmio Helena Ignez na Mostra de Tiradentes), Jesus Kid (Gramado), Pátio (Cannes), O Estacionamento (Melhor Curta Festival do Rio), A Fábrica (Oscar shortlist, Menção Especial Clermont Ferrand), Ainda Ontem (Clermont Ferrand), Tarântula (Veneza). Participou do Talents Berlinale 2018. Produziu a coprodução Portugal-Brasil-Moçambique Avó Dezenove e o Segredo do Soviético e o longa Nunca Nada Aconteceu (Portugal-Bélgica-Brasil) e três novos longas e uma série para os próximos meses. Também é Fundador e Diretor Artístico do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.

Eduardo Baggio

Eduardo Baggio

 

Professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, ambos da Unespar. Colíder do grupo de pesquisa Cinecriare (Unespar/CNPq). Membro do ST Teoria de Cineastas da Socine e do GT Teoria dos Cineastas da AIM. Publicou textos em revistas como Cine Documental, Aniki, Doc Online, Vazantes e Cognítio. É um dos organizadores dos livros Teoria dos Cineastas (Vols.1, 2 e 3) e do livro Cineastas do Paraná: Primeiros Tempos. Entre seus filmes destacam-se A Alma do Gesto (2020), João & Maria (2016) e Santa Teresa (2014).

Paula_Gomes

Paula Gomes

 

Distribuidora e produtora audiovisual, graduada em Marketing pela FGV, é co-fundadora da Olhar Distribuição, onde lançou no circuito comercial brasileiro mais de 20 filmes nacionais e estrangeiros. Atuou na produção executiva de curtas, longas e conteúdos para televisão. Coordenou o Escritório Regional Sudeste da Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas de 2014 a 2016. É presidenta da gestão 2021/2022 da AVEC/PR (Associação de Cinema e Vídeo do Paraná).

Mediação

Marcelo Munhoz

Marcelo Munhoz

 

Produtor, diretor, preparador de elenco e professor em cinema. Formado em Jornalismo pela UFPR, é mestre em Filosofia PUCPR, onde é professor nos cursos de Cinema e Teatro e coordenador da pós-graduação em Cinema e Produção Audiovisual. Criador de projetos audiovisuais de impacto na cena regional, como o Projeto Olho Vivo, o Minha Vila Filmo Eu, o Ficção Viva, o Cinema nos Faxinais e o Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba. Dirigiu o documentário de longa-metragem “A Grande Nuvem Cinza” (2016), ganhador do Grande Prêmio do Júri do 6º Family Film Project – Festival Internacional do Porto (Portugal).

Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: Barigui Veículos e Heads.

 

SERVIÇO:

 

Mesa Redonda (online)

 

CINEMA PARANAENSE: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS.

 

Data e Horário: 26 de março (sábado), das 10h às 12h

Participantes: Antonio Gonçalves Jr, Eduardo Baggio, Paula Gomes, e Marcelo Munhoz.

Local: Google Meet

Inscrição: https://tambormultiartes.com/mesa-redonda-cinema-paranaense-cenarios-e-perspectivas/

Quanto: Gratuita, com vagas limitadas.

Realização: Tambor Multiartes

CONTATOS:

 

Produção e Coordenação

 

Marcelo Munhoz

 

41 99903 5516

Vivian Britsch

 

41 98414 4004

Bruna Junskowski

 

41 99526 0791

Marianna Holtz

 

41 99811 0212

contato@tambormultiartes.com

https://www.facebook.com/npacuritiba/

instagram:  @npacuritiba

 *com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), (FESTIVAIS), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, BRASIL, CINEMA, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FESTIVAL, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OFICINA CULTURAL, OPORTUNIDADETags:, , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s