FAROL DE HISTÓRIAS – CONTOS PARA ACENDER A CACHOLA

Programa de Incentivo à Leitura disponibiliza gratuitamente vídeos com contação de histórias e rodas de leitura. Destinado ao público com idade entre 5 e 12 anos, o objetivo é aproximar as crianças do universo literário com gosto e diversão. 

 

                Farol de Histórias – Contos para Acender a Cachola é um Programa de Incentivo à Leiturarealizado pela Travessia – Arte e Educação com 46 episódios em vídeo que estão disponíveis, gratuitamente, no site www.faroldehistorias.com.br . Basta acessar! São 23 episódios com contação de histórias que apresentam contos da literatura oral brasileira narrados por Vinícius Mazzon. E mais 23 episódios com rodas de leitura, nos quais Michelle Peixoto apresenta uma seleção primorosa de livros infantis de autores brasileiros e estrangeiros. O repertório inclui ainda literatura africana e autores indígenas do Brasil. 

         Nestas rodas em vídeo, além da leitura das obras, Michelle conduz o espectador com perguntas e reflexões. O programa é destinado ao público da faixa etária entre 5 e 12 anos e visa contribuir para que as crianças se aproximem do universo literário com gosto e diversão. Também busca servir de apoio a pais e professores que pretendem apresentar a literatura para seus filhos e alunos de forma prazeirosa. 

         A novidade já está sendo noticiada nas escolas da rede pública de ensino de Curitiba e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) para que os alunos tenham acesso ao material, os vídeos também serão disponibilizados no canal da TV Escola Curitiba no Youtube.  

         “Essa recepção positiva nos deixou muito felizes, pois garante que um grande número de crianças terá acesso ao conteúdo que criamos com tanto carinho. É um repertório literário escolhido com esmero, que certamente irá aproximar um pouco mais as crianças curitibanas da literatura infantil”, comemora Vinícius, idealizador e mediador do projeto.

         Outra forma de ver os vídeos é pelo Canal Parabolé,(https://www.youtube.com/user/paraboleCuritiba/videos),  todo sábado pela manhã tem lançamento de vídeo novo por lá. “O canal tem quase 100 mil inscritos, em sua maioria educadores e crianças, exatamente o público que procuramos atender, conta.

         O projeto também irá disponibilizar para a Secretaria de Educação uma Oficina Literária gravada em vídeo, na qual é explicada a metodologia utilizada nas ações de incentivo à leitura para crianças. “A ideia da oficina é ajudar as professoras e os professores que se dedicam à literatura, oferecendo algumas ferramentas úteis em sala de aula”, explica Michelle, também idealizadora e mediadora do projeto.

         “Ao apresentarmos histórias da tradição oral, inserimos as crianças no universo narrativo através da imaginação e da fantasia ativa. Esse é o primeiro passo para despertar o interesse dos pequenos leitores na leitura propriamente dita, que exercitamos nas rodas de leitura, com textos cuidadosamente escolhidos para conquistar essa faixa etária. Não se pode subestimar a capacidade crítica dos leitores iniciantes, pelo contrário; se desde cedo os estimulamos com variedade e qualidade de textos e de imagens (sim, as ilustrações também são muito importantes na Literatura Infantil), e com perguntas que promovam a reflexão e a capacidade de expressar suas impressões, as crianças pouco a pouco criam um vínculo com o objeto livro e com a sua linguagem literária e visual. É isso que tentamos oferecer neste projeto”, conclui. 

Foto: Lucas Rachinski 

 

Farol de Histórias – Contos para Acender a Cachola foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e conta com incentivo do Instituto Joanir Zonta – Rede Condor. 

Michelle Peixoto e Vinícius Mazzon são os idealizadores e mediadores do projeto. Ela é pedagoga e desenvolve trabalhos como esse há mais de 10 anos. Ele é integrante da Associação Malasartes, da Travessia – Arte e Educação e do Trio Dedo de Prosa, com os quais já circulou com apresentações de teatro e narração de histórias por diversas regiões do país.

Contato: 

Produção 

Vinícius Mazzon 

41 99622 2829

viniciusmazzon@gmail.com 

Michelle Peixoto-01 Foto Lucas Rachinski

Michelle Peixoto-Foto Lucas Rachinski

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, LIVROS - LIVRARIATags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s