Peça com Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall chega a Curitiba em julho

Ministério da Cultura e Vivo apresentam: Peça “Um Dia Muito Especial” traz Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall em única apresentação em Curitiba

Os atores Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall se unem pela primeira vez nos palcos na peça “Um Dia Muito Especial”, uma adaptação do filme homônimo estrelado por Sophia Loren e Marcello Mastroianni em 1977. Com direção e adaptação de Alexandre Reinecke e tradução de Célia Tolentino, o espetáculo ganha única apresentação em Curitiba no dia 18 de julho (sábado), no Guairão.

Os ingressos já estão à venda no Disk Ingressos, entre R$ 25 mais taxas (meia-entrada popular no segundo balcão) e R$ 170 mais taxas (inteira na plateia). Clientes Vivo Valoriza têm desconto e pagam meia entrada. À venda no site: www.diskingressos.com.br/evento/330/18-07-2026/pr/curitiba/um-dia-muito-especial-com-reynaldo-gianecchini-e-maria-casadeval

A peça é apresentada pelo Ministério da Cultura e Vivo, por meio da Lei Rouanet e do Governo Federal.

A narrativa baseada no premiado filme homônimo de Ettore Scola traz a tocante história de vidas opostas que se encontram por acaso onde discutem o amor, a vida e as forças que unem e afastam as pessoas. Esta é a segunda vez que essa história será adaptada para o teatro no Brasil. Uma montagem dirigida por José Possi Neto e estrelada por Glória Menezes e Tarcísio Meira fez temporada por aqui em 1986.

Um Dia Muito Especial é uma história de amor entre duas pessoas muito diferentes — ele, recém-demitido por ser homossexual; ela, uma dona de casa solitária, mãe de seis filhos, presa a um casamento marcado pelo machismo e traição. A peça aborda temas como aceitação, amor, transformação, preconceitos e o papel da mulher na sociedade, convidando o público a refletir sobre o que nos conecta e nos afasta em um cenário de diferenças e limitações pessoais.

Sinopse

Roma, 6 de maio de 1938. Enquanto Benito Mussolini e Adolf Hitler firmam sua aliança política — em uma parada com massiva presença da população — Antonietta, dona de casa e mãe de seis filhos, é impedida de ir para ficar em casa cuidando dos afazeres domésticos. Em meio ao caos, seu pássaro de estimação voa até a janela do vizinho Gabriele. Ele, demitido da rádio por ser gay e na iminência de ser preso, não iria a um desfile com essa temática. Entre conversas sobre sonhos, frustrações e desejos, nasce uma amizade extraordinária e um amor platônico que, naquele dia, mudará suas vidas para sempre.

Serviço: “UM DIA MUITO ESPECIAL”, COM REYNALDO GIANECCHINI E MARIA CASADEVAL

Única apresentação: dia 18 de julho de 2026 (sábado), às 20h

Local: Guairão (Rua Conselheiro Laurindo, 175 - Curitiba PR)

Os ingressos já estão à venda no Disk Ingressos, entre R$ 25 mais taxas (meia-entrada popular no segundo balcão) e R$ 170 mais taxas (inteira na plateia). Clientes Vivo Valoriza têm desconto e pagam meia entrada.

À venda no site: www.diskingressos.com.br/evento/330/18-07-2026/pr/curitiba/um-dia-muito-especial-com-reynaldo-gianecchini-e-maria-casadeval

Ficha técnica

Autores: Ettore Scola, Ruggero Maccari e Gigliola Fantoni

Tradução: Celia Tolentino

Adaptação: Alexandre Reinecke

Direção Geral: Alexandre Reinecke

Elenco: Reynaldo Gianecchini, Maria Casadevall, Carolina Stofella

Direção de Produção: Marcella Guttmann

Produção Executiva: Tatiana Zeitunlian

Assistência de Produção: Erica Paloma

Assistência de Direção: Carol Stofella

Design Gráfico: Julia Reinecke

Coordenação de Mídia Social: Rodrigo Ferraz e Kyra Piscitelli

Iluminação: Caetano Vilela

Cenários: Marco Lima

Fotografia: Priscila Prade

Trilha Sonora: Dan Maia

Maquiagem e Visagismo: Robson Souza

Figurino Masculino: Ricardo Almeida

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Produtores associados: Reynaldo Gianecchini e Alexandre Reinecke

Realização: Reinecke Produções Culturais Ltda.

Produção local em Curitiba: Meire Abe

Assessoria de imprensa em Curitiba: FC Comunicação

Coordenação de Circulação: BR Produtora (Radamés Bruno, Viviane Procópio, Igor Dib)

Concerto da Orquestra Infantojuvenil Alegro evidencia modelo de formação que prepara a futura Orquestra Jovem do Paraná

No dia 12 de julho, às 17h, a Orquestra Infantojuvenil Alegro realiza um concerto especial no Teatro UP Experience, em Curitiba. Mais que uma apresentação artística, o evento mostra os resultados de um modelo de formação musical que prepara jovens instrumentistas em alto nível e contribui para a construção das bases de uma futura Orquestra Jovem do Paraná, iniciativa considerada estratégica para o fortalecimento da cultura e da educação musical no estado.

Realizado pela Associação Musical Alegro em parceria com a Universidade Positivo (UP), o projeto oferece acesso gratuito ao ensino musical e à prática orquestral para crianças e adolescentes. A iniciativa permite que estudantes de diferentes regiões do Paraná integrem uma orquestra sinfônica completa, desenvolvam competências artísticas avançadas e tenham contato com profissionais de referência nacional e internacional.

Além da formação técnica, o programa cria oportunidades concretas de desenvolvimento para seus participantes, incluindo bolsas de estudo, experiências de liderança musical, participação em concursos e processos seletivos para atuações de destaque como solistas.

“A UP vem incubando a Alegro em nosso campus há vários anos.Estamos entusiasmados em contribuir para a geração de oportunidades por meio da orquestra e do centro de educação musical, que oferece aulas gratuitas para a comunidade, incluindo populações em situação de vulnerabilidade social próximas ao nosso campus", destaca Eduardo Faria, reitor da Universidade Positivo.

Formação artística e excelência musical

Sob a regência do maestro Roberto Ramos, a orquestra apresenta um repertório que reúne diferentes períodos e estilos da música de concerto. O programa inclui Marcha Eslava, de Piotr Ilyich Tchaikovsky; Danzón nº 2, de Arturo Márquez; e o Concerto para Trompete, de Joseph Haydn. Segundo o maestro, o ambiente orquestral desempenha papel fundamental na formação dos jovens músicos. “Você só aprende a tocar em uma orquestra sinfônica tocando em uma orquestra sinfônica. Quando, além disso, há profissionais orientando seus estudos e uma organização comprometida com o desenvolvimento educacional, o aprendizado se dá de forma extraordinária”, afirma Roberto Ramos.

O concerto conta ainda com a participação do trompetista Franklin Talybe Lima Braga, vencedor do III Concurso Jovens Solistas Alegro. Sua apresentação representa uma das etapas do processo formativo desenvolvido pela instituição, que busca identificar, estimular e acompanhar o desenvolvimento de novos talentos musicais.

Impacto social e visão de futuro

Ao longo de seus dez anos de atuação, a Alegro consolidou uma ampla rede de colaboração com músicos, educadores e instituições de reconhecimento nacional e internacional. Entre os parceiros que já contribuíram para atividades formativas da instituição estão o pianista Cristian Budu, o professor André Micheletti (USP) e a violinista Libby Fayette, integrante da Orquestra de Cleveland. A organização também se destaca por ser a única instituição brasileira a receber patrocínio internacional do Associated Board of the Royal Schools of Music (ABRSM), de Londres, uma das mais importantes organizações de educação musical do mundo.

Para a Associação Musical Alegro, iniciativas dessa natureza são fundamentais para a construção de um ecossistema de formação musical capaz de oferecer continuidade ao desenvolvimento dos jovens instrumentistas paranaenses. “Uma orquestra oferece aos jovens um ambiente de aprendizado coletivo, responsabilidade e desenvolvimento artístico. O Paraná possui talentos extraordinários e precisa de estruturas permanentes que permitam a continuidade dessa formação. Nosso trabalho busca justamente criar oportunidades para que esses estudantes avancem em sua trajetória e possam, no futuro, integrar uma grande Orquestra Jovem de referência para o estado”, afirma Edward Matkin, fundador e presidente da Alegro.

Ao apresentar os resultados de seu trabalho, a instituição reforça a importância de ampliar o investimento em programas de formação musical e de consolidar uma estrutura capaz de oferecer aos jovens talentos paranaenses oportunidades compatíveis com seu potencial artístico.

Serviço

Evento: Concerto da Orquestra Infantojuvenil Alegro

Data: 12 de julho de 2026 (domingo)

Horário: 17h

Local: Teatro UP Experience – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido – Curitiba/PR

Entrada gratuita, por ordem de chegada, sujeita à lotação do espaço.

Local acessível para pessoas com deficiência (PCD).

Programa Artístico e Pedagógico

Marcha Eslava – Piotr Ilyich Tchaikovsky
Danzón nº 2 – Arturo Márquez
Concerto para Trompete – Joseph Haydn. Solista: Franklin Talybe Lima Braga
Regência: Maestro Roberto Ramos

Informações para imprensa, relacionamento institucional e parcerias corporativas:

admin@alegromusic.org

Sobre a Alegro

A Associação Musical Alegro é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2016 que atua na formação musical de crianças e adolescentes por meio de programas gratuitos de ensino instrumental e prática orquestral.

Com múltiplos polos de atendimento no Paraná, a instituição desenvolve um modelo de formação continuada que integra ensino técnico, prática coletiva, desenvolvimento humano e inclusão social. Ao longo de sua trajetória, vem contribuindo para a qualificação de jovens músicos e para o fortalecimento da cadeia de formação orquestral do estado.

Em seu décimo ano de atuação, a Alegro consolida-se como uma das principais iniciativas de formação musical do Paraná e trabalha para estruturar as condições necessárias à criação de uma Orquestra Jovem de referência estadual, capaz de oferecer continuidade artística aos talentos formados em seus programas e ampliar o acesso da juventude paranaense a oportunidades de excelência.

Mvúka estreia com apresentações gratuitas e mergulha nos afetos da mulher contemporânea

Nova montagem de teatro contemporâneo ocupa o Teatro do Memorial de Curitiba em curta temporada nos dias 27 e 28 de junho

image.png
Fotos: Florebela Leticia
Acesse mais opções de fotos aqui

A estreia do espetáculo Mvúka chega aos palcos de Curitiba com apenas quatro apresentações gratuitas nos dias 27 e 28 de junho, no Teatro do Memorial de Curitiba. A montagem é uma produção realizada em parceria pelo Coletivo Independente de Teatro Negro Não Nego e pela Funâmbula Coletiva, abordando os afetos, os dilemas cotidianos e os desafios da mulher contemporânea por meio de uma narrativa que transita entre memórias, relações e inquietações do presente.

Em cena, um grupo de atrizes se reúne em uma sala de ensaio para compartilhar histórias, memórias, obsessões e frustrações. Entre a preparação de uma apresentação e as experiências pessoais que atravessam cada uma delas, a montagem constrói uma narrativa que transita entre o íntimo e o coletivo, abordando temas como amor, identidade, excesso de informações e a busca por conexões genuínas.

A dramaturgia é conduzida por personagens de nomes pouco convencionais — Aquela Que, A Outra, Narra Daqui, Narra de Lá e Na Tentativa de — que reforçam o caráter poético e fragmentado da obra. Ao lado delas, Alexa, a assistente virtual, surge como uma presença constante e provocadora, tensionando as relações entre tecnologia, memória e afeto em um mundo cada vez mais mediado por dispositivos digitais.

A dramaturga e diretora Loara Gonçalves conta que a criação do espetáculo surgiu a partir do desejo de discutir afetos, relações e experiências femininas a partir de perspectivas pouco vistas nos palcos. "Sempre quis colocar em cena personagens reais, com suas manias, obsessões e frustrações amorosas, mulheres negras falando sobre amar e ser amada. Então Mvúka vem como esse espaço de confusão, mas também de encontro e resgate. Trata-se de uma obra autoral, quase, mas não biográfica", revela.

Produzido em parceria pelo Coletivo Independente de Teatro Negro Não Nego e pela Funâmbula Coletiva, o espetáculo também dialoga com a trajetória do Negro Não Nego, grupo fundado em Curitiba em 2017 que desenvolve trabalhos voltados à valorização de narrativas negras.

"Mvúka" é uma palavra que remete à ideia de confusão, movimento e encontro. Não por acaso, o espetáculo apresenta um recorte sensível das experiências dessas mulheres, revelando como transitam entre o cotidiano, as expectativas, os afetamentos e os desafios da vida contemporânea. Ao longo da encenação, o público é convidado a refletir sobre as relações humanas e sobre como a urgência dos dias atuais pode alterar a forma como vivenciamos sentimentos, memórias e conexões.

A música também ocupa papel fundamental na construção da narrativa. Instrumentistas em cena conduzem a atmosfera das histórias, enquanto canções autorais compostas especialmente para a montagem são interpretadas pelo elenco, ampliando as camadas poéticas do espetáculo e reforçando a relação entre palavra, memória e afeto.

Projeto Financiado com Recursos da Emenda Parlamentar da Deputada Carol Dartora, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e o Ministério da Cultura.

Sobre a Funâmbula Coletiva
A Funâmbula Coletiva é um grupo artístico dedicado à criação e pesquisa em artes da cena, desenvolvendo trabalhos que transitam entre teatro, música e performance. Em suas produções, investe em processos colaborativos e na construção de obras que dialogam com questões contemporâneas, ampliando espaços de encontro entre artistas e público.

Sobre o Coletivo Negro Não Nego
Fundado em Curitiba em 2017, o Coletivo Independente de Teatro Negro Não Nego nasceu da necessidade de ampliar e aprofundar as discussões sobre questões raciais por meio da arte. Desde então, desenvolve pesquisas e criações cênicas que abordam ancestralidade, identidade, cidadania, afetos e resistência, valorizando narrativas protagonizadas por pessoas negras e LGBTQIAPN+. Com uma trajetória marcada por apresentações em festivais, mostras e projetos culturais dentro e fora do Paraná, o coletivo entende o teatro como espaço de encontro, reflexão e transformação social. Seu trabalho busca fomentar a arte preta e ampliar a presença de dramaturgias e corpos negros nos palcos brasileiros.

SERVIÇO
Mvúka
27 e 28 de junho
27 de junho (sábado) | 18h30 e 20h30*
28 de junho (domingo) | 16h30 e 18h*
Teatro do Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco, Curitiba)
Entrada: Gratuita
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

*Sessões com interpretação em Libras

Mais informações:
https://www.instagram.com/negronaonego
https://www.instagram.com/funambulacoletiva

FICHA TÉCNICA
Realização: Funâmbula Coletiva e Coletivo Negro Não Nego | Dramaturgia e Direção: Loara Gonçalves | Direção de Produção: Dânatha Siqueira | Elenco: Alucas Santos, Lia Carvalho, Majo Farias, Manu Santos, Selene Quinta e Vane Marques | Iluminação: Nathan Gabriel | Sonoplastia: Bruno Bface | Cenário: Gabrielle Windmuller | Figurinos e Adereços: Christina Rosa | Preparação Vocal: Manu Santos | Preparação Corporal: Jennyfer Loren | Composição Musical: Lia Carvalho | Maquiagem: Marina Pires | Fotos: Florebela Leticia | Assessoria de imprensa: Thays Cristine

SAMBA DE BAMBA RECEBE O MINEIRO GUSTAVO MONTEIRO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Show reúne repertório autoral e clássicos do gênero, destacando a força do novo samba mineiro

Gustavo Monteiro | Crédito fotográfico: Alexandre Rezende

Com um olhar atento para a diversidade e a renovação do samba brasileiro, a CAIXA Cultural Curitiba recebe o sambista mineiro Gustavo Monteiro, terceira atração do ano do projeto Samba de Bamba, em apresentação única no dia 23 de junho, terça-feira, às 20h, no teatro do espaço cultural. O show marca o retorno do artista à capital paranaense após 22 anos — sua última passagem foi como finalista do Festival Curitiba no Choro, em 2004.

No repertório, Gustavo Monteiro apresenta sambas autorais presentes nos álbuns “Gênesis” (2021) e “Retribuição” (2025), além do EP “Parcerias” (2024), costurando sua produção com obras de compositores que são referências fundamentais em sua trajetória, como Chico Buarque, João Nogueira, João Bosco, Paulinho da Viola e Dona Ivone Lara. O resultado é um show que valoriza o samba de raiz, sem abrir mão de uma escuta contemporânea e autoral.

No palco, o sambista é acompanhado por músicos da cena atual do samba mineiro: Fernando Bento (cavaquinho e voz), Artur Pádua (violão e voz), Aloizio Horta (contrabaixo elétrico) e Robson Batata (percussão geral). Fernando Bento e Artur Pádua também participam como convidados especiais, interpretando sambas gravados em parceria com Gustavo e clássicos consagrados do gênero.

Além do show, o público poderá participar de um bate-papo musical no mesmo dia, às 18h, logo após a passagem de som. Intitulado “O Novo Samba Mineiro”, o encontro é aberto ao público e propõe uma conversa sobre a trajetória do artista, suas influências e o atual cenário do samba em Minas Gerais, ampliando a experiência cultural do projeto.

A próxima atração do Samba de Bamba na CAIXA Cultural Curitiba será o sambista gaúcho Humberto Schumacher, no dia 21 de julho.

SOBRE A ARTISTA
Natural de Monte Sião (MG), Gustavo Monteiro atua há mais de 20 anos no samba e no choro, tanto como instrumentista quanto como cantor e compositor. Violonista de sete cordas, já acompanhou nomes fundamentais da música brasileira, como Dona Ivone Lara, Wilson das Neves, Wilson Moreira, Nei Lopes e Monarco. Nos últimos anos, tem se dedicado especialmente à difusão de sua obra autoral, consolidando-se como um dos representantes do chamado novo samba mineiro, que dialoga com a tradição sem perder a identidade contemporânea.

Serviço:
[Música] Samba de Bamba – Gustavo Monteiro
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 20h
Duração: 80 minutos
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Vendas: a partir de 13 de junho
– Bilheteria da CAIXA Cultural: a partir das 10h
– On-line (Bilheteria Digital): a partir das 15h
Funcionamento da bilheteria:
Terça a sábado, das 10h às 20h | Domingos, das 10h às 19h
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes)
Informações: (41) 3041-2155
Programação completa: Instagram @caixaculturalcuritiba

Bate-papo musical – “O Novo Samba Mineiro”, com Gustavo Monteiro:

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Data: 23 de junho (terça-feira)
Horário: 18h
Entrada: Franca
Classificação: Livre para todos os públicos

Informações: (41) 3041-2155| Site CAIXA Cultural| caixaculturalcuritiba

CAIXA CULTURAL CURITIBA RECEBE MOSTRA HISTÓRICA EM CELEBRAÇÃO AOS 35 ANOS DO FESTIVAL DO MINUTO

Programação gratuita reúne mais de 170 vídeos-minutos de diferentes países e destaca a diversidade do audiovisual de curta duração

Bailarinas de San Jose. Miguel Villagrán

A CAIXA Cultural Curitiba recebe, de 16 a 21 de junho, a Mostra Histórica do Festival Permanente do Minuto, em uma programação comemorativa e alusiva aos 35 anos de um dos mais tradicionais festivais audiovisuais do país. A iniciativa, idealizada pelo cineasta e curador Marcelo Masagão, reúne mais de 170 vídeos-minuto produzidos por profissionais e entusiastas de vários países, e propõe a exibição de vídeos em formato condensado, que escapam à lógica tradicional da narrativa cinematográfica.

Com entrada totalmente gratuita a programação conta com cinco mostras: a Mostra Histórica, a Mostra Paraná, a Mostra No Meio do Caminho, a Mostra Linguagem e finalmente a Mostra Melhores Minutos de 2025, que terá estreia em Curitiba antes de seguir para difusão em demais equipamentos culturais e educacionais pelo Brasil. As obras revelam um panorama da evolução da linguagem do vídeo curto e suas possibilidades expressivas.

“Taipa” - Julia Leão

Confira os detalhes das mostras

A Mostra Histórica traz um conjunto de obras produzidas entre os anos de 1991 e 2025, com um recorte técnico e formal sobre o vídeo em formato mais condensado, como motivo de experimentação, síntese e inventividade. São ao todo 35 trabalhos originados de sete países. A classificação é 16 anos.

Já a Mostra Paraná conta com 31 vídeos, produzidos entre 2006 e 2025, de produção paranaense e presente no acervo do Festival do Minuto. São obras originárias de cidades como Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Curitiba. A classificação é 14 anos.

A Mostra Melhores Minutos 2025 é composta por 52 vídeos-minutos produzidos no último ano de diversas regiões do Brasil e do mundo. A classificação é 16 anos.

Para que tem interesse em temas como natureza, sustentabilidade e a relação humano-habitat, a Mostra No Meio do Caminho se faz uma opção de participação, com 25 vídeos produzidos entre 1991 e 2025 com a reflexão “Para onde caminhamos?”. A classificação é 12 anos.

Os interessados na temática linguagem poderão acessar a Mostra Linguagem, que compõe 37 vídeos-minutos, produzidos entre 1993 e 2024, os quais abordam a construção e metodologia de linguagem. A classificação é livre.

“Frame de um filme” - Caio Ferreira

Festival Permanente do Minuto:
Criado em 1991, o Festival do Minuto é pioneiro no formato de vídeos com até 60 segundos, reunindo produções de amadores e profissionais e acompanhando a evolução das tecnologias, da linguagem audiovisual e diferentes formas de consumo de conteúdo, ao longo de mais de três décadas.

A programação reforça o compromisso da CAIXA com o acesso à cultura e o incentivo à produção audiovisual, promovendo a difusão de conteúdos culturais e a valorização dos processos criativos.

Serviço:
[Audiovisual] Mostra Histórica – Festival Permanente do Minuto (35 anos)
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro
Datas:16 a 21 de junho
Programação completa com horários das sessões: CAIXA Cultural Curitiba Festival do Minuto

Ingressos: gratuitos, com retirada na bilheteria da CAIXA Cultural Curitiba 1 hora antes das sessões

Classificação indicativa: vide descrição das mostras
Acessível para pessoas com deficiência
Site: CAIXA Cultural Curitiba Festival do Minuto
Instagram: @caixaculturalcuritiba @festivaldominuto
Informações: CAIXA Notícias | Instagram CAIXA | imprensa.sul@caixa.gov.br

“Fluxo Floema, Periféricas” transforma relatos femininos em arte e escuta coletiva

Campanha “Solta essa Voz, Mulher” integra a primeira etapa de uma trilogia de projetos de Mayra Fernandes que unem escuta, pesquisa e criação dramatúrgica a partir de vivências femininas

Na foto de Mariana Ayala: arte, escuta e transformação social a partir das vozes femininas. Até o dia 10 de junho, o projeto “Fluxo Floema, Periféricas” promove ações de acolhimento, oficinas e escuta coletiva em Curitiba. (Acesse aqui para mais imagens: Imagens Fluxo Floema )

A arte como espaço de escuta, acolhimento e transformação social move o projeto “Fluxo Floema, Periféricas”, idealizado pela artista, produtora cultural e pesquisadora Mayra Fernandes, da Cardume Cultural, em Curitiba. Inspirado na obra Fluxo Floema, da escritora Hilda Hilst, o trabalho investiga as experiências femininas na sociedade contemporânea a partir de relatos reais de mulheres em contextos de vulnerabilidade.

A proposta une pesquisa de campo, escuta ativa e criação artística para construir uma dramaturgia inédita, atravessada por temas comuns de nós mulheres na sociedade contemporânea. As histórias compartilhadas pelas participantes tornam-se matéria poética e cênica, criando espaços de reconhecimento, pertencimento e reflexão coletiva.

Como parte desse processo, o projeto realiza a campanha “Solta essa Voz, Mulher”, que recebe relatos anônimos até o dia 10 de junho pelo e-mail fluxofloemapesquisa@gmail.com. A iniciativa busca criar um canal seguro de escuta e acolhimento para mulheres compartilharem experiências, memórias e vivências que poderão contribuir para o desenvolvimento da pesquisa artística.

A campanha reúne vozes, memórias e experiências que alimentam uma pesquisa artística comprometida com a escuta das múltiplas realidades femininas na contemporaneidade. Cada relato recebido amplia um processo investigativo que busca compreender como mulheres elaboram, atravessam e narram suas experiências em uma sociedade marcada por diferentes formas de violência, silenciamento e resistência.

Ao longo do mês de maio, o projeto também promoveu oficinas inclusivas voltadas a mulheres em situação de vulnerabilidade, idosos e pessoas com deficiência, incentivando autoestima, criatividade e expressão emocional. As atividades integraram a etapa formativa da pesquisa e contribuíram para ampliar os espaços de diálogo e escuta coletiva.

“Fluxo Floema, Periféricas” constitui a primeira etapa de uma trilogia de projetos que será desenvolvida entre 2026 e 2027. A pesquisa investiga diferentes dimensões da experiência feminina na contemporaneidade, tendo a escuta como metodologia central e a criação dramatúrgica como forma de elaboração artística dessas narrativas. Os próximos desdobramentos aprofundarão o diálogo entre memória, corpo, linguagem e representação feminina nas artes da cena.

Com recursos de acessibilidade, transcrição de conteúdos e valorização da diversidade de corpos e vozes, o projeto reafirma a potência da arte como ferramenta de diálogo, pertencimento e transformação social.

Sobre o projeto
“Fluxo Floema, Periféricas” integra uma trilogia de ações artísticas e de pesquisa que serão realizadas entre 2026 e 2027, investigando as vivências femininas por meio da escuta, da dramaturgia e da criação cênica.

SERVIÇO: “Fluxo Floema, Periféricas”
Campanha “Solta essa Voz, Mulher”

Recebimento de relatos: Até 10 de junho de 2026
Envio pelo e-mail: fluxofloemapesquisa@gmail.com

Informações: @cardumeproducaocultural

Oficinas
Dia: 14 de maio de 2026 - com Mayra Fernandes no CIC
Dia: 21 de maio de 2026 - “Brincadeiras Coloridas para Nunca Mais Dar Branco”, com Carol Mascarenhas
Dia: 28 de maio de 2026 - com Mayra Fernandes no CIC

Informações adicionais

Sobre Mayra Fernandes
Atriz, diretora de produção e pesquisadora, atuante no cenário artístico desde 2010. Graduada em Teatro pela FAP/UNESPAR, ampliou sua formação em Antropologia, Cinema, Produção Cultural e Neurociência, com foco na experiência da mulher na sociedade contemporânea. Em 2026 desenvolve sua primeira dramaturgia, fruto de quase 15 anos de pesquisa, no projeto Fluxo Floema, que terá desdobramentos importantes em 2026 e 2027. Envolvida com as artes desde a infância, do circo ao teatro, também é palhaça formada pela Escola do Ator Cômico. Como produtora e curadora, integrou equipes de festivais como Psicodália, Festival de Curitiba e Novos Olhares. No teatro, compõe os elencos da Cia Setra Teatral e da Ap. da Treze, tendo recebido o Troféu Cabeça de Chinchila de melhor atuação junto ao elenco do espetáculo Multidão (2025). Sua trajetória foi reconhecida pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, e sua produtora, Cardume Cultural, foi certificada como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura em 2025. (Foto: Vitor Dias)

Espetáculo “Esperança na Fronteira da Humanidade” leva reflexão sobre migração climática e solidariedade a espaços culturais e educacionais de Curitiba

A Palco Cia de Teatro apresenta "Esperança na Fronteira da Humanidade", drama contemporâneo que aborda uma das questões mais urgentes do século XXI: a migração climática. A montagem, que estreou no Festival de Curitiba, segue em circulação gratuita durante o mês de junho em espaços culturais, educacionais e comunitários da capital paranaense.(veja abaixo os locais, dias e horários).

A trama acompanha quatro migrantes latino-americanos que se encontram em uma fronteira desolada, carregando marcas de tragédias ambientais e sociais. Diante da notícia de que há apenas três vagas no único ônibus capaz de deixá-los seguir viagem, eles enfrentam um dilema entre a sobrevivência individual e a solidariedade coletiva. A escolha final transforma a caminhada em um ato de resistência e humanidade.

Com texto de Paula Giannini e direção de Amauri Ernani, o espetáculo combina realismo documental e linguagem poética para discutir temas como crise climática, deslocamento forçado, fronteiras e dignidade humana.

Além da circulação gratuita, o projeto disponibiliza e-book em português, espanhol e inglês, audiolivro e vídeo em Libras, promovendo acessibilidade plena para diferentes públicos.

Serviço
Esperança na Fronteira da Humanidade
Gênero: Drama Contemporâneo
Duração: 50 minutos
Classificação: 12 anos
Entrada gratuita

Agenda de Junho

09/06 – 16h | Casa Adonai (Boqueirão)
17/06 – 20h | Ceebja Paulo Freire
23/06 – 13h30 | Rua da Cidadania Cajuru
25/06 – 13h30 | Rua da Cidadania Cajuru
Informações: palcoproducoes@hotmail.com | (41) 99981-5273 | (11) 98249-7839

Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.

BRASIS NO PAIOL ABRE TEMPORADA 2026 COM SHOW DE LANÇAMENTO DO NOVO ÁLBUM DE DOW RAIZ

Rapper curitibano apresenta repertório de “Futuro Passado” pela primeira vez ao vivo. Show será no dia 18 de junho, quinta-feira

O Brasis no Paiol abre a sua 14a temporada com um show inédito: o músico e compositor Dow Raiz sobe ao palco do Teatro do Paiol com as músicas do seu novo álbum, “Futuro Passado”, lançado em abril. Essa será a estreia nacional do repertório ao vivo, dia 18 de junho, quinta-feira. Os ingressos estarão disponíveis por R$ 30 e R$ 15 (meia entrada).

No seu novo show, Dow propõe uma experiência imersiva que combina música, artes visuais e encenação para traduzir a narrativa do artista sobre a importância de compreender o passado - como ele molda o presente e projeta os caminhos do futuro. O espetáculo amplia essa reflexão no palco, transformando cada faixa em parte de uma construção estética e sensorial potente.

O álbum “Futuro Passado” reúne 13 faixas, sendo nove inéditas, e conta com participações marcantes de nomes de peso como Russo Passapusso (BaianaSystem), Sombra (SNJ), Pecaos, Xis, Dalsin, Rodrigo Ogi e Adrielly. Lançado pela EME Cultural, com pouco mais de um mês nas ruas, o trabalho já ultrapassa a marca de 900 mil plays somados nas plataformas digitais e reafirma, com autenticidade, a força e a essência do hip hop.

Em 2026, o Brasis no Paiol é viabilizado com o apoio de Music Invest, Pixta, Angelo Vanhoni, Effex – Tecnologia e Criação, restaurante Na Casa Delas, Blip Art, Cantina do Délio, Oide, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Confira os próximos shows do Brasis no Paiol 2025:

30/07 - Souto
20/08 - Bruna Lucchesi
08/10 - Fitti
12/11 - Zé Manoel

Brasis no Paiol

Iniciativa cultural realizada desde 2012 em Curitiba pela produtora Bina Zanette (Santa Produção) e pelo produtor Heitor Humberto (Fineza Comunicação e Cultura), o Brasis no Paiol realizou mais de 150 shows desde sua primeira temporada, sempre com artistas de diferentes regiões do país. É um dos projetos musicais independentes em atividade mais longevos do país, consolidando-se como importante veículo de divulgação de trabalhos contemporâneos independentes e de formação de público em Curitiba.

O projeto promove a circulação de artistas de diferentes partes do Brasil, consolidando-se como uma das mais importantes plataformas para a música autoral independente. Em mais de uma década de existência, trouxe nomes como Juçara Marçal, Luedji Luna,Tulipa Ruiz, Rael, Fióti, Katú Mirim, Jup do Bairro, Aíla, entre muitos outros.

Serviço:
Brasis no Paiol 2025 apresenta Dow Raiz
Dia 18/06, quinta-feira, 20h
Local: Teatro do Paiol - Praça Guido Viaro, s/n
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)
Vendas: https://pixta.me/santaproducao/brasis-no-paiol-apresenta-dow-raiz
Informações: @santaproducao

Detonautas abre vendas para show da turnê “Rádio Love Nacional” em Curitiba

Banda se apresenta no dia 25 de setembro, na Ópera de Arame, com repertório que reúne grandes sucessos da carreira e canções do novo álbum

Os fãs de rock nacional já podem garantir presença em uma das apresentações mais aguardadas do ano. Estão à venda os ingressos para o show do Detonautas em Curitiba, marcado para o dia 25 de setembro, no Teatro Ópera de Arame. A apresentação integra a turnê do novo álbum “Rádio Love Nacional”, lançado em março deste ano, e promete levar ao público uma experiência que une os grandes clássicos da trajetória da banda com as músicas que marcam sua nova fase artística.

Com quase três décadas de carreira, o Detonautas segue se reinventando sem perder a identidade que o consolidou como um dos principais nomes do rock brasileiro. No palco, os fãs poderão reviver sucessos que atravessaram gerações, além de conferir ao vivo as canções do nono álbum de estúdio do grupo.

Lançado pela Deck, “Rádio Love Nacional” representa um novo capítulo na história da banda. O trabalho apresenta uma sonoridade que transita entre o rock, o pop, elementos eletrônicos e influências da música brasileira, resultado de um processo criativo conduzido pelos produtores Pablo Bispo e Ruxell. O álbum traz 11 faixas inéditas e mergulha em uma atmosfera cinematográfica, com letras que abordam temas como espiritualidade, relações humanas e reflexões sobre o Brasil contemporâneo.

Segundo o vocalista Tico Santta Cruz, o projeto nasceu a partir de conexões criativas desenvolvidas durante o período da pandemia e se transformou em um dos trabalhos mais ousados da carreira da banda. O resultado é um disco que equilibra maturidade artística, experimentação sonora e a energia característica do Detonautas.

A turnê apresenta ao público músicas como “Rádio Love Nacional”, “Potinho de Veneno”, “Vampira”, “Drama de Cinema” e “Coração Latino”, sem deixar de lado os grandes sucessos que ajudaram a construir a história do grupo ao longo dos últimos 29 anos.

Formado atualmente por Tico Santta Cruz, Renato Rocha, Fábio Brasil, Phil Machado e André Macca, o Detonautas acumula mais de 121 milhões de streams no Spotify e mais de 45 milhões de visualizações no YouTube, reafirmando sua relevância no cenário musical brasileiro.

A apresentação na Ópera de Arame promete reunir diferentes gerações de fãs em uma noite marcada por nostalgia, novidades e muita energia, celebrando a trajetória de uma das bandas mais emblemáticas do rock nacional.

Serviço - Detonautas – Turnê Rádio Love Nacional em Curitiba

Data: 25 de setembro de 2026

Local: Ópera de Arame – Curitiba (PR)

Ingressos: a partir de R$ 110 a meia-entrada + taxa administrativa

Classificação: 16 anos

Informações e vendas: https://www.diskingressos.com.br/evento/354/2026-09-25/pr/curitiba/detonautas

Realização: Dumas Produções

O ENIGMA: espetáculo de investigação dentro de um trem em movimento retorna a Curitiba

Mistério, suspense, humor e participação do público. Há mais de 15 anos em cartaz, o espetáculo "O Enigma" volta a Curitiba para mais uma temporada especial dentro das históricas Litorinas de Luxo da Serra Verde Express.

Produzido pelo Teatro Barracão EnCena desde 2010, o espetáculo se consolidou como uma das experiências teatrais mais originais do Paraná ao unir artes cênicas e turismo ferroviário em uma única atração. Inspirada no clássico "Assassinato no Expresso Oriente", da escritora Agatha Christie, a montagem transforma o público em parte da investigação, colocando cada espectador no centro de uma trama repleta de pistas, suspeitos e reviravoltas.

A experiência começa no saguão da Serra Verde Express, na Rodoferroviária de Curitiba. Pouco depois, o público embarca nas elegantes Litorinas de Luxo, onde a história continua enquanto o trem percorre seus trilhos. Entre interrogatórios, acontecimentos inesperados e momentos de muito humor, os espectadores são convidados a analisar pistas e tentar descobrir quem cometeu o crime.

Ao final da apresentação, o participante que melhor solucionar o caso recebe o título de Grande Detetive da Noite e ganha uma viagem de trem para Morretes com direito a acompanhante!

O sucesso de "O Enigma" também é resultado da parceria de longa data entre o Teatro Barracão EnCena e a Serra Verde Express, empresa responsável por um dos mais importantes atrativos turísticos do Paraná. A união entre o teatro e a experiência ferroviária proporciona ao público uma vivência única, impossível de ser reproduzida em uma sala convencional de espetáculos.

Com classificação livre, "O Enigma" é uma atração para toda a família e integra a programação do 13º Festival Comédia EnCena.

Serviço
O ENIGMA

Datas e horários:

• 05 de junho (sexta-feira) – 19h30 (LOTADO)
• 05 de junho (sexta-feira) – 20h (sessão extra)
• 06 de junho (sábado) – 19h30
• 07 de junho (domingo) – 19h30

Local: Serra Verde Express
Av. Presidente Affonso Camargo, 330 – Curitiba/PR

Classificação: Livre
Gênero: Investigação, suspense e comédia

Ficha Técnica
Texto e Direção: Carla Rodrigues e Juscelino Zilio
Direção de Produção: Mevelyn Gonçalves
Elenco: Ade Zanardini, Adriana Sottomaior, Carla Rodrigues, Daniel Keller, Felipe Renã, Heloísa Rodrigues, Ingrid Bozza, Juscelino Zilio e Micael Bueno.

Ingressos
Inteira: R$ 90,00
Meia-entrada: R$ 45,00
Aluno Teatro Barracão EnCena: R$ 40,00

https://www.sympla.com.br/evento/o-enigma-13-festival-comedia-encena/3372357

Coro Cênico Pequeno Cotolengo uma das maiores equipes de teatro composta por atores com deficiência, estreia novo espetáculo

O espetáculo “Somos um só: cuidar é amar e viver” estreia dia 03 de junho, às 19h no Teatro Positivo.
O Coro Cênico Pequeno Cotolengo, projeto do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, apresenta no dia 3 de junho sua sétima peça, intitulada "Somos um só: cuidar é amar e viver" (PRONAC 2414013). Com mais de 35 pessoas com múltiplas deficiências em palco, o espetáculo reafirma o potencial criativo e artístico das pessoas com deficiência e celebra o poder transformador da arte como instrumento de inclusão.

A peça acompanha Marina, uma menina curiosa que realiza o sonho de conhecer a praia durante as férias. Ao lado do primo Hugo e da ambientalista Sofia, ela descobre as belezas do oceano e os impactos da poluição na vida marinha. Entre músicas e cenas emocionantes, o espetáculo aborda consciência ambiental, pertencimento e responsabilidade coletiva, mostrando que cuidar da natureza é cuidar da vida.

O elenco reúne participantes nos papéis de personagens, co-personagens e coral, todos acompanhados por profissionais especializados ao longo de todo o processo de criação e apresentação. Para Alessandra Marquete, diretora do Coro Cênico, o projeto vai além do palco. "Nossa missão é mostrar que as pessoas com deficiência são capazes de realizar qualquer atividade. O teatro é um espaço de expressão, de confiança e de superação, e cada apresentação é a prova viva disso."

O Ministério da Cultura e o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, apresentam o Projeto Coro Cênico Pequeno Cotolengo, que conta com o patrocínio das empresas Buffalo Motores, Cia Beal, Cia de Cimentos Itambé, Condor, Dreymoor, FGVTN, Grupo Fertipar, Grupo GPS, Grupo TIC, Kingraf, Livrarias Curitiba, ON Petro, Pasa, Posto Maru, Solo Networks, Soma Sul Equipamentos e Vecci Tecidos, captado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O espetáculo conta com recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras, audiodescrição, além de espaços adaptados para cadeirantes. Para aqueles que precisarem da acessibilidade, é recomendado avisar a equipe responsável que estará no local.

Com uma narrativa leve, divertida e emocionante, “Somos um só: cuidar é amar e viver” é um espetáculo fruto de um dos principais projetos do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo voltados à inclusão e à valorização das pessoas com deficiência, o Coro Cênico Pequeno Cotolengo.

Criado em 2009, o projeto já realizou mais de 100 apresentações para públicos do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, alcançando mais de 30 mil pessoas. Para os Assistidos, estimula a criatividade, a expressão e as habilidades socioculturais, desenvolvendo de forma lúdica o potencial e a autonomia de cada participante.

A peça estreia dia 3 de junho, às 19h, no UP Experience, mini auditório do Bloco da Pós-Graduação. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pelo Sympla no link: https://www.sympla.com.br/evento/somos-um-so-cuidar-e-amar-e-viver/3413262?share_id=copiarlink

Serviço:

“Somos um só: cuidar é amar e viver” - Um espetáculo do Coro Cênico Pequeno Cotolengo

Data: 03 de junho
Horário: 19h
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Ecoville, Curitiba.
Entrada franca. Retire seu ingresso gratuitamente no link: https://www.sympla.com.br/evento/somos-um-so-cuidar-e-amar-e-viver/3413262?share_id=copiarlink
Sobre o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo realiza mais de 481 mil atendimentos multidisciplinares gratuitos, com leitos de alta complexidade em Casas Lares e Grandes Lares e leitos de transição de cuidados em suas Unidades Hospitalares, voltados à recuperação clínica e funcional de pessoas com perda transitória ou permanente de autonomia. Reconhecido e habilitado pelo Ministério da Saúde, destaca-se como a maior Organização do Paraná em seu tipo de atendimento.

Atende pacientes do SUS de Curitiba em 37 especialidades médicas e terapêuticas, oferecendo fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia para crianças com TEA e distúrbios de fala, e equoterapia. Mantém ainda a Escola Pequeno Cotolengo, uma das maiores de educação especial do estado.

Organização da Sociedade Civil (OSC), em 2025 foi eleita a Melhor ONG do Paraná e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, reconhecida entre as Melhores Empresas Para Trabalhar no Paraná e acreditada pela Joint Commission International (JCI) em cuidados prolongados nas Unidades São Luis Orione e Santa Terezinha, certificação considerada o padrão ouro internacional em excelência assistencial.

Toda a atuação é sustentada por doadores e parceiros, com gestão baseada em um sólido Programa de Compliance que assegura o uso eficaz e responsável de cada doação.

CAIXA CULTURAL CURITIBA RECEBE A MOSTRA INTERNACIONAL DE DANÇA ENCUENTROS

Projeto conecta artistas da América Latina em nove dias de espetáculos, oficinas e ações de convivência

¿Cómo as coisas chegaram aquí - Iván Haidar. Foto Antonela Moltini

A CAIXA Cultural Curitiba recebe, de 5 a 13 de junho, a segunda edição de ENCUENTROS | ações de diálogo em dança Curitiba – América Latina, mostra que transforma a cidade em um espaço de intercâmbio artístico entre criadores latino-americanos e a cena curitibana. Ao longo de nove dias de programação, o projeto reúne espetáculos de dança, residências artísticas, oficinas, pocket shows e espaços de diálogo, propondo encontros entre diferentes corpos, territórios e modos de criação.

Com artistas do Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e México, a programação apresenta obras que transitam entre dança, performance e investigação corporal. Entre os destaques internacionais estão KRUMPFORMismo, da uruguaia Eugenia S. Chirimini; ¿Cómo las cosas llegaron aquí?, do argentino Iván Haidar; Tropismo y Nastía, da dupla argentina Constanza Copello e Delfina Serra; Des-emboca-dura con-mover lo atascado, da colombiana Sara Idárraga Hamid; e Códice del placer, do mexicano Azhareel Sierra.

Em diálogo com essa produção, artistas de Curitiba apresentam trabalhos como Marimbondo, de André Oliveira; Ultravioleta, de Adriana Omoto; Suíte Deserto, da Korpa Enkantada; Regenerações, de Majo Farias e Vitória Gabarda; e Por onde o corpo é rastro, de Nadya Romanowski.

Além das apresentações, ENCUENTROS amplia a experiência do público com oficinas gratuitas voltadas à sensibilização e investigação do movimento, ministradas por Cinthia Kunifas, Laremi Paixão, Raphael Fernandes e Juliana Adur. A programação inclui ainda pocket shows musicais, bate-papos entre artistas, curadoria e público, além do lançamento de uma publicação com registros criativos da mostra.

A abertura, em 5 de junho, contará com o pocket show Voa Noite Duo, de Lu Faccini e Leo Gumiero, e a apresentação de Monstruosas Alianças, de Gabriel Machado, Hedra Rockenbach e Stéfani Belo. O encerramento, em 13 de junho, terá pocket show do duo Las Pájaras e distribuição gratuita da publicação do projeto.

Com curadoria da argentina Jimena Garcia Blaya, da mexicana Olga Gutiérrez e do artista curitibano Leonardo Kunta, com interlocução da idealizadora Mariana Mello, a mostra propõe refletir sobre o corpo, território e pertencimento, fortalecendo redes de colaboração entre artistas latino-americanos. Ao aproximar diferentes realidades culturais, ENCUENTROS reafirma Curitiba como espaço de circulação e diálogo das artes vivas contemporâneas.

Programação:
📅 05 de junho | Sexta-feira |⏰ 19h30
• Abertura ENCUENTROS
• Pocket show Voa Noite Duo, com Lu Faccini e Leo Gumiero (Livre)
• Monstruosas Alianças, de Gabriel Machado, Hedra Rockenbach e Stéfani Belo (Livre)

📅 06 de junho | Sábado
⏰ 14h às 17h - Oficina Corpo-Corpo Corpo-Mundo, com Cinthia Kunifas (16 anos)
⏰ 19h30
• Marimbondo, de André Oliveira (Curitiba) (Livre)
• Tropismo y Nastía, de Constanza Copello e Delfina Serra (Argentina) (18 anos)

📅 07 de junho | Domingo
⏰ 14h às 17h - Oficina Dançar é Pertencer, com Laremi Paixão (16 anos)
⏰ 18h
• KRUMPFORMismo, de Eugenia S. Chirimini (Uruguai) (Livre)
• Suíte Deserto, da Korpa Enkantada (Curitiba) (16 anos)

📅 09 de junho | Terça-feira |⏰ 19h30
• Pocket show Melindre, com Julia Klüber
• Diálogo Curitiba # América Latina – bate-papo entre artistas, curadoria e público
Mediação: Gabriel Machado

📅 10 de junho | Quarta-feira |⏰ 19h30
• ¿Cómo las cosas llegaron aquí?, de Iván Haidar (Argentina) (Livre)
• Ultravioleta, de Adriana Omoto (Curitiba) (16 anos)

📅 11 de junho | Quinta-feira |⏰ 19h30
• Regenerações, de Majo Farias e Vitória Gabarda (Curitiba) (18 anos)
• Códice del placer, de Azhareel Sierra (México) (18 anos)

📅 12 de junho | Sexta-feira |⏰ 19h30
• Por onde o corpo é rastro, de Nadya Romanowski (Curitiba) (Livre)
• Des-emboca-dura con-mover lo atascado, de Sara Idárraga Hamid (Colômbia) (10 anos)

📅 13 de junho | Sábado | Encerramento
⏰ 10h às 13h - Oficina Arquiteturas Orgânicas do Movimento, com Raphael Fernandes (16 anos)
⏰ 14h às 17h - Oficina Jogo de Interesses - o interesse como força de aproximação e criação, com Juliana Adur (16 anos)
⏰ 17h
• Encerramento ENCUENTROS
• Pocket show Las Pájaras (Livre)
• Lançamento e distribuição gratuita da publicação Registro Criativo (Livre)

SERVIÇO:
ENCUENTROS | ações de diálogo em dança Curitiba – América Latina – 2ª edição
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Data: 05 a 13 de junho
Ingressos: R$ 30,00 a inteira e R$ 15,00 a meia entrada (1 ingresso vale para os dois espetáculos da noite)
Vendas: presenciais e online a partir de 30 de maio, às 10h
Oficinas gratuitas, mediante inscrição
Classificação indicativa: conforme a programação
Informações e inscrições:
Link | Link
+ Informações: (41) 3041-2155| Site CAIXA Cultural| @caixaculturalcuritiba​

Cia de 2 apresenta o premiado espetáculo “Leões, Vodka e um Sapato 23” no Sesc da Esquina, em Curitiba

Peça propõe uma reflexão sobre a liberdade ao reinterpretar a trágica história do Circo Vostok. Apresentação única acontece dia 23 de maio (sábado), com ingressos a partir de R$ 10

A Cia de 2, grupo teatral com mais de 20 anos de trajetória, chega a Curitiba para uma apresentação única do premiado espetáculo de teatro e circo "Leões, Vodka e um Sapato 23". A sessão acontece dia 23 de maio (sábado), às 20h, no Teatro do Sesc da Esquina.
A montagem parte do trágico e conhecido evento envolvendo o Circo Vostok para convidar o público a uma profunda reflexão sobre o aprisionamento - seja ele físico, social ou psicológico. Ao colocar em cena leões que enfrentam o seu destino no picadeiro, a obra levanta um questionamento contundente: afinal, quem realmente está enjaulado? Os animais ou nós, presos em nossas próprias contradições e injustiças humanas?
O espetáculo mistura os "restos" de uma banda e de um circo, utilizando pedaços de lona e sobras de vodka em um ambiente tomado por murmúrios russos e rugidos felinos. Em cena, quatro leões bufos convocam a plateia para testemunhar sua própria morte, sua miséria e os amargos dias de fome dentro da jaula. O tom tragicômico e a estética circense criam uma atmosfera imersiva e provocativa.
Desde sua estreia oficial em 2019, na 5ª edição do CIRCOS (Festival Internacional Sesc de Circo, em São Paulo), a peça tem trilhado um caminho de grande sucesso de público e crítica. A obra já circulou por inúmeras unidades do Sesc em São Paulo e no Paraná, além de ter integrado a programação de importantes festivais nacionais e internacionais, como o FESTCLOWN (Brasília), FESTIA (Canoas) e o Festival de Inverno de Bonito (MS).
"Leões, Vodka e um Sapato 23" rendeu a Cia de 2, prêmios de destaque na cena teatral nacional, incluindo: Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias (2023): Vencedor nas categorias Melhor Espetáculo (1º lugar), Melhor Direção e Melhor Cenografia e FENATA – Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa (2019): Vencedor de Melhor Espetáculo (Júri Popular) e Melhor Figurino.
Ficha técnica
Elenco: Adriano Laureano, Jean de Oliveira, Jonas di Paula e Guilherme Padilha
Direção: Daniela Biancardi
Direção Musical: Mateus Guimarães
Figurinos: Chris Galvan
Maquiagem: Daniela Biancardi
Iluminação: Miguel Ramos
Orientação Dramat gica: Suzana Aragão
Cenografia: Núcleo de Pesquisa e Montagem do espetáculo
Confecção de Cenário: Willian Alves e Orlando Sales
Edição de Som: DJ Evelyn Cristina
Adereços: Márcio Douglas e Orlando Sales
Produção: Jean Oliveira
Serviço:
Espetáculo "Leões, Vodka e um Sapato 23" (Cia de 2)
23 de maio, sábado, às 20 horas
Sesc da Esquina — R. Visconde do Rio Branco, 969 - Mercês, Curitiba - PR
Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia-entrada) | R$ 10 (Trabalhador do Comércio)
Classificação Indicativa: Maiores de 12 anos