Principais tendências para o projeto de Bares e Restaurantes

Um bom conceito e originalidade são as principais diretrizes, segundo Claudia Novaes, da CN Dois Arquitetura, escritório expert no assunto

No projeto da padaria Padang, Claudia Novaes levou para a decoração todo o conceito e história do estabelecimento. Foto: Marcelo Magnani

Um bom restaurante é composto por muito mais do que seu cardápio. É isso que diz a arquiteta especialista no ramo gastronômico, Claudia Novaes, à frente do escritório CN Dois Arquitetura. Ela afirma que toda a experiência de sair de casa para comer deve ser embalada por um estabelecimento com um conceito bem pensado, capaz de entreter e criar boas memórias. “A decoração, serviço e cardápio devem ser coerentes, permitindo uma experiência única”, explica. Pensando nisso, a profissional reuniu as principais tendências para bares e restaurantes, capazes de ajudar a criar o clima perfeito para o estabelecimento.

1. Invista em uma história

Segundo a arquiteta Claudia Novaes, ter um estabelecimento que gere entretenimento para os clientes é o que há de maior tendência no mercado. “Por isso, a técnica do storytelling vem sendo cada vez mais procurada quando projetamos um bar ou restaurante”, afirma. Antes usada no marketing, a técnica de contar histórias é capaz de cativar um cliente, fazendo com que as pessoas se relacionem e se lembrem do estabelecimento. “Essa história deve ser vista em todos os âmbitos do restaurante – seja em sua fachada, cardápio, decoração – gerando uma curiosidade nas pessoas”, diz Claudia.

2. Originalidade sempre

Cores, texturas e formas marcam a decoração do restaurante Apó, projetado por Claudia Novaes. Foto: Marcelo Magnani

Quando se fala de decoração para bares e restaurantes, Claudia Novaes afirma que não gosta de seguir modas. “Nesse mercado, o ideal é seguir um conceito, e não uma moda. A originalidade é quem faz a diferença. É preciso ser inusitado e surpreender os clientes, para que eles possam usufruir de um momento único e genuíno, mas sempre com muito propósito”, afirma.

Com uma grande liberdade de explorar estilos de design, a especialista do CN Dois Arquitetura diz que tudo é possível, desde que respeite o conceito e história do estabelecimento. “O espaço se torna atemporal quando amarrado com um bom conceito. Se o design está alinhado com a história da marca, com o produto e com o que está sendo vendido, tudo ganha um propósito. As cores e formas passam a ter a missão dde passar uma mensagem, e assim não envelhecem, pois estão constituídas dentro de um conceito geral, e não sobre um gosto de decoração”, explica.

3. Frescor do verde

Utilizar plantas na decoração é sempre bem vindo – como Claudia Novaes fez no projeto do restaurante Nope e da padaria Padang. Fotos: Marcelo Magnani

Apesar da originalidade ser uma máxima quando se fala de bares e restaurantes, Claudia Novaes afirma que alguns elementos sempre podem ser explorados – como a tendência da biofilia, que leva o verde das folhagens para o interior dos estabelecimentos. “Plantas criam uma ambientação muito boa e agradável, contribuindo para uma atmosfera que gera bem-estar”, opina. Materiais rústicos, como a madeira ou o tijolinho, também se tornam bastante atemporais.

No geral, um estabelecimento se torna muito frágil se sua decoração está desalinhada com seu conceito. Esse conceito, desenvolvido com equipes complementres, é o que realmente faz um bar ou restaurante não se tornar obsoleto e, em muitas vezes, pode tornar o espaço um ditador de tendências”, finaliza.

Sobre a CN Dois Arquitetura:

O escritório fundado em 2013 está sob o comando da arquiteta Claudia Novaes, profissional antenada sempre em busca de oferecer soluções completas onde o cliente pode ter seu projeto gastronômico (bar, restaurante, padaria, dark kitchen e etc.) realizado do início ao fim em um único lugar. Com uma equipe profissional dedicada, que cresceu gradativamente para atender as demandas trazidas a cada novo cliente, o time está em constante evolução e trabalha arduamente para superar as expectativas de cada cliente, sempre aprimorando conhecimento, estudando novas tendências e otimizando os processos para conquistar os melhores resultados.

https://cndois.com.br/

@cndois

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, ARQUITETURA/DESIGN, BARES, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s