Marcas fortalecem a profissão de bartender ao criarem competições internacionais

Aurora Fine Brands

90dc20d66e7164aa221420c213329968_medium.jpg

Marcas fortalecem a profissão de bartender ao criarem competições internacionais

Licor 43 elegeu essa semana os 3 melhores coquetéis preparados com Licor 43 e café, na quinta edição do Licor 43 Bartenders e Baristas Challenge

Com a explosão da coquetelaria no Brasil e no mundo, a figura do bartender ganhou relevância no mercado. Bares especializados se multiplicaram e renomados restaurantes ampliaram a carta de bebidas apostando em drinks clássicos e coquetéis autorais. O que surgiu como tendência há uma década, hoje é considerado um pilar da gastronomia.

Hoje, o mixologista está um passo acima do bartender como profissional, já que seus conhecimentos acerca das bebidas atingem o campo científico. Ou seja, muitas vezes, o mixologista é quem cria e desenvolve receitas, já o bartender é o profissional por trás do balcão no dia a dia, encarregado de prepará-las. Mas pode haver casos em que o mixologista faça as vezes de bartender e vice-versa.

Com a disseminação da profissão no país, diversos cursos profissionalizantes surgiram. Entender como funciona o bar, o que faz o bartender, diferentes tipos de bartenders, como o clássico e o freestyle e funções distintas atrás do balcão – do bar back ao chefe de bar, são alguns dos tópicos ensinados. Em geral, são profissionais carismáticos que desenvolvem uma relação muito próxima com os clientes no balcão. Magnéticos e criativos, quase sempre têm uma história interessante acerca de um determinado coquetel. Detentores de alta técnica, sabem tudo sobre destilados e fermentados, sobre alquimias e receitas com ou sem álcool.

Esta relação foi abalada por conta da pandemia de Covid-19, mas logo bares e profissionais da coquetelaria passaram a oferecer coquetéis engarrafados por delivery para que a clientela pudesse consumi-los em casa. Com a vacinação em ritmo mais avançado, e as restrições de horário de funcionamento de bares e restaurantes mais abrandadas, espera-se uma rápida retomada do setor.

Por conta da notoriedade e do prestígio que a categoria de mixologista alcançou, proliferam atualmente os campeonatos mundiais de coquetelaria e aqueles dedicados aos melhores bares do mundo, como o World’s Fifty Best Bars, que este ano será realizado em Londres, no dia 7 de dezembro, e representa uma das mais cobiçadas premiações internacionais da categoria.

Marcas seguem incentivando a profissão, caso do Licor 43 que promove anualmente um campeonato onde reúne bartenders e baristas para eleger o melhor drink preparado com Licor 43 e café. Criado para dar mais visibilidade às duas categorias e, ao mesmo tempo divulgar o potencial do Carajillo 43, coquetel que leva Licor 43, café espresso e gelo na receita, o Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge aconteceu globalmente pela quinta vez e, pelo segundo ano, com participação nacional. E como na edição passada, o evento tornou a acontecer 100% on line, o que facilitou para que profissionais de diferentes regiões do Brasil pudessem se inscrever.

Os ganhadores esse ano foram Thalita Cacho, nascida em Natal e bartender em Recife, em 1º lugar, com o coquetel Tropicália, em 2º lugar, Ricardo Takahashi, mais conhecido como Japores, bartender de São Paulo, com o coquetel 43 Fizz, e em 3º lugar Bruna Ferreira, bartender de Curitiba com o coquetel Even Flow.

Para Tomas Lellis Vieira, gerente da Zamora Company para América do Sul, o principal para os candidatos se destacarem com os jurados é a criatividade e a maneira como o café e o Licor 43 são apresentados e combinados. “É importante ter estratégia e prestar atenção em todos os detalhes, entender as regras e lembrar que não é um campeonato tradicional”. Vieira destaca ainda a importância deste tipo de evento parao crescimento das categorias: “Além da visibilidade, é uma forma de se aprimorar nas profissões e abrir outros caminhos, como embaixadores de marcas, consultores de bares e cafeterias e o drink do campeonato pode ser sucesso”.

No ano passado, Genilson Ribeiro, do Rio de janeiro foi campeão do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge 2020 com o coquetel Império, feito com Licor 43, café espresso, bitter, vinho jerez e uísque The Famous Grouse. “Foi fantástico! Sem dúvidas todos deveriam se entregar pelos menos uma vez, testar seus conhecimentos e suas limitações e ver o quão belo é o trabalho que podem fazer. O ser humano na verdade se procrastina demais e se autodelimita esperando o momento perfeito, mas não existe momento certo, nós é que precisamos fazê-lo”, conta Genilson.

Yan Cevidanes, foi o 2º colocado no ano passado com o coquetel Cartola, que leva café coado, cachaça envelhecida em barril de carvalho, vermute, Licor 43 e dashes de Angostura Bitters. Bartender do bar Armazém, em Juiz de Fora, Minas Gerais, ele destaca a importância de competições como do B&B Challenge: “O concurso é uma oportunidade para profissionais que fazem seu trabalho com dedicação mostrarem à pessoas de todos os cantos do país que pensam de forma semelhante, obtendo assim o reconhecimento e até mesmo a amizade de colegas da área.”

O bartender Filipe Penno ficou em 3º com a criação Isto não é um Coquetel, título que faz alusão a obra Isto não é um Cachimbo, do artista belga René Magritte. Penno marcou pela criatividade ao relacionar os ingredientes da receita, como Licor 43, café, cerveja belga Dark Strong Ale, molho de pimenta, perfume de licor de maraschino e biscoito wafer como guarnição à grandes nomes do surrealismo, como a brasileira Tarsila do Amaral, o espanhol Salvador Dali, além do próprio Magritte. Como head bartender do Bistrô da Casa, no Rio de Janeiro, o mixologista ressaltou a importância de competições como essa para a comunidade; “ É importante o campeonato para abrir espaço para que possamos mostrar nosso trabalho, ainda mais com tudo que o mundo passa. Foram dias e madrugadas de estudos, montando conceitos, testando harmonizações e até treinando falas”.

O mixologista e bartender Laércio Zulu, ou Zulu Bartender, como é conhecido, responsável pelo grupo São Bento Gastronomia e um dos jurados da edição 2021 do Licor 43 Bartenders & Baristas, ao falar sobre os desafios da profissão, comenta que acima de tudo é preciso entender o bar, o serviço e a coquetelaria como algo profissional e não momentâneo e passageiro, priorizando a responsabilidade da boa hospitalidade e a visão de bar como negócio, e não só como um holofote de exibicionismo. “A nossa área é muito ligada àquela coisa de auto posição, é muita busca de elogio, é muita cobiça, e às vezes há profissionais que acabam esquecendo do cuidado, com a operação do bar, da necessidade de entender que tem que cuidar de um negócio, pensar que cada coquetel tem seu custo, sua ficha técnica, e ao invés se perde em invencionices”, diz.

Para Zulu é difícil mapear as tendências atuais da coquetelaria no mercado brasileiro:“sofremos muito reflexo do que acontece lá fora, principalmente o selo europeu, como o boom do gim tônica, que estourou lá, cresceu no mundo inteiro, e por aqui se estabeleceu por mais tempo, virando uma febre, por isso é difícil falar de um mercado como o nosso que segue o ritmo internacional, sem falar o cenário nessa pandemia, quando o mercado se reinventou por inteiro.”

Confira abaixo as três receitas que mais agradaram os jurados dessa edição do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge 2021:

1º Lugar: Tropicália

Instagram: thalitafcacho

Em uma coqueteleira, coloque:

50ml Licor 43

25ml do café Catuaí Amarelo quente

20ml polpa de maracujá coado

Gelo

Bata vigorosamente e sirva em taça coupé com coagem dupla com uma bola de gelo.

Guarnição: 1 folha de manjericão basílico

2º Lugar: 43 Fizz

Instagram: @japores

Em um copo longo, coloque:

45ml Licor 43

10ml suco de limão

50ml café espresso

Complete com gelo

Água tônica para completar e mexa delicadamente

Guarnição: casca de limão torcida

3º Lugar: Even Flow

Instagram: bru_ferreirs

Coloque gelo em um mixing glass e adicione:

30ml Licor 43

60ml Irish Whiskey

3 dashes de bitter de laranja

Misture e sirva em um copo baixo com 2 pedras de gelo de café.

Guarnição: pó de café no copo

Sobre a Aurora Fine Brands

Com uma história de 75 anos, a Aurora Fine Brands importa e distribui marcas de renome internacional no segmento de Alimentos e Bebidas. Sua divisão de Destilados & Licores inclui de tequilas, whiskies, vodkas e gins, passando por licores dos mais diversos, a vermutes e bitters reconhecidos por todo apreciador e pelos melhores bartenders. Jose Cuervo, Licor 43, The Macallan, Stolichnaya, Fratelli Branca, Fireball, The London n°1 são alguns destes grandes produtores. Também compõe o portfólio da empresa a Inovini – sua Divisão de Vinhos – e as Divisões de Confectionery e de Alimentos Finos. O compromisso com a qualidade de seus produtos, o atendimento ao cliente, a ética profissional e a consistência ao longo do tempo são valores fundamentais para a companhia.

www.aurora.com.br

www.licor43.com.br

Sobre a Zamora Company

A Zamora Company é uma empresa espanhola com capital 100% familiar, que produz e comercializa vinhos e bebidas destiladas de elevado valor agregado, visando a satisfação do cliente e a criação e desenvolvimento de marcas premium.

Com participação em mais de 80 países, a Zamora Company é composta por uma experiente equipe internacional de mais de 400 pessoas e um extenso portfólio de marcas Premium, com fábricas na Espanha, Itália, Estados Unidos e República Dominicana, e com um volume de negócios anual de 208 milhões de euros.

É detentora de marcas reconhecidas de prestígio internacional, como Licor 43, Ramón Bilbao, Limoncello Villa Massa, Gin Martin Miller, Lolea Sangria, Mar de Frades, Pacharán Zoco, Cruz de Alba, Thunder Bitch e El Afilador Orujos, a a que devemos acrescentar as marcas distribuídas e investidas que fazem parte do portfólio de produtos da empresa: Matusalem, Pommery Champagne, entre outras.

www.zamoracompany.com

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s