Ocupação de leitos exclusivos para COVID aumentou nas últimas semanas e despesas com materiais e insumos também cresceu
A Santa Casa de Curitiba é um dos hospitais que está na linha de frente no atendimento a pacientes com o novo coronavírus e, com a abertura do novo Hospital especializado em tratamento da Covid, em julho, soma hoje 130 leitos exclusivos SUS para atendimento à doença, o maior de toda a cidade.
Para um atendimento desse porte, houve um aumento significativo nos custos do hospital, que precisou reforçar compra de EPIs, equipamentos e insumos, como álcool gel, além de intensificar os procedimentos de assepsia de leitos, enxovais e roupas usadas pelos profissionais – medidas essenciais para evitar a contaminação de pacientes e profissionais. Por isso, o hospital deu início à Campanha Santa Casa a Favor da Vida, cujo objetivo é arrecadar R$ 3 milhões que serão destinados ao custeio dessas despesas até o fim da pandemia. Até o momento, com ajuda de empresas, desde abril, quase metade deste valor já foi arrecadado, com o qual foi possível adquirir novos respiradores e monitores cardíacos e inaugurar uma nova UTI com 10 leitos.
Com o apoio do LIDE Paraná (Grupo de Líderes Empresariais), que abraçou a campanha e vem dialogando com empresários e outros representantes de segmentos da sociedade que podem contribuir neste momento, a meta é atingir a marca de 3 milhões. Para a presidente do Lide Paraná, Heloisa Garrett, “É fundamental que as empresas e a comunidade ajudem nesta situação emergencial. Vemos que os casos são crescentes e os insumos não estão sendo suficientes. Como entidade estamos mobilizados para levantar recursos para que a Santa Casa consiga atender todos os seus pacientes, sem faltar nenhum insumo”, destaca.
NOVO HOSPITAL ESPECIALIZADO EM TRATAMENTO DA COVID
A Santa Casa assumiu neste mês de julho a gestão (em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba) do novo hospital especializado em tratamento da COVID – instalado no antigo Instituto de Medicina, no Alto XV. Nesta unidade, estão em funcionamento 110 leitos, sendo 60 de enfermaria e 50 de UTI, todos para pacientes do SUS.
Segundo o diretor-geral da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Eduardo Otoni, a estimativa é de que em apenas um trimestre mais de 1.000 pacientes sejam assistidos nesta nova unidade. “Estruturamos o antigo Instituto de Medicina, que possui mais de 3,2 mil m2 de área construída, para atender em média 340 pacientes/mês. Foi um trabalho árduo e rápido, já que a necessidade de abertura desses leitos era urgente devido ao aumento de novos casos de covid nas últimas semanas”, destaca o diretor.
Até então, a Santa Casa já vinha atuando na linha de frente com 20 leitos exclusivos para atendimento covid a pacientes do SUS, sendo 10 de UTI e 10 em enfermaria. Com a queda das temperaturas no fim de maio, foram vários os dias em que a ocupação desses leitos atingiu 100%.
Hoje, somados, são 130 leitos exclusivos SUS, prontos para atender a população neste período de pico da pandemia na cidade.
DOAÇÕES
Para ajudar a Santa Casa na Campanha Santa Casa a Favor da Vida é simples. Pelo link
http://santacasacuritiba.com.br/santacasaafavordavida/ é possível entrar em uma aba descrita como “Doação” em que o participante escolhe como prefere contribuir: pelo Botão pagseguro, Paypal, Conta bancária do Bradesco do Hospital ou Cartão. Podem doar pessoas físicas e jurídicas e não há valores fixos para a doação. Qualquer quantia é bem-vinda.
Com a abertura da nova unidade, a necessidade de compra de itens de proteção e segurança torna-se ainda mais importante. Por isso, o hospital continua contando com o apoio daqueles que puderem ajudar.
Serviço:
Setor de captação de recursos da Santa Casa
Telefone: (41) 3271-5721
Celular / WhatsApp: (41) 99177-6299
E-mail: doesantacasa@santacasacuritiba.com.br
Depósitos bancários:
Banco: Bradesco (237) Agência: 3645
Conta corrente: 6156-5
CNPJ: 76.613.835/0001-89
Razão Social: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba
*com divulgação
COMENTÁRIOS