ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ presta homenagem aos profissionais da saúde reproduzindo clássico de PIXINGUINHA

A apresentação virtual de ‘Carinhoso’ conta com a participação especial de Alexandre Nero

 

A Orquestra Sinfônica do Paraná acaba de estrear um concerto diretamente da casa dos músicos, executando a obra Carinhoso, do compositor Pixinguinha com poema de João de Barro, o Braguinha.  A performance é dedicada aos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, e conta ainda com a participação do convidado especial o ator, cantor, compositor e instrumentista curitibano Alexandre Nero, que dá voz ao clássico.

Essa é a terceira ação digital executada pelo corpo orquestral paranaense após o início da quarentena. O concerto Assim Falou Kubrick, com a trilha Sonora de 2001: Uma Odisseia no Espaço aconteceu no dia 15 de março no Teatro Guaíra vazio, sem público, e foi disponibilizado nas redes sociais do IAOSP – Instituto de Apoio À Orquestra Sinfônica do Paraná, entidade sem fins lucrativos criada para dar suporte e fomentar a música clássica, democratizando seu acesso. O Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos, foi o segundo projeto online da OSP durante a pandemia, com a voz de Uyara Torrente, d’A Banda Mais Bonita da Cidade. 

Na indústria cultural, o segmento mais afetado pela atual situação foi o mercado de apresentações ao vivo. Com a interdição de concertos e festivais, as consequências nas atividades dos profissionais dessa área são diversas. Os artistas estão em processo de adaptação e foi reforçada a importância dos laços humanos, que há muito são a essência das mais bem sucedidas propostas culturais. Por esse motivo, a Orquestra Sinfônica do Paraná reformulou o escopo de todo o segundo semestre da temporada 2020 para ações digitais que, por meio da música, possam transmitir uma mensagem de solidariedade em meio à pandemia. E é dentro desse contexto que Carinhoso, na voz de Nero e com imagens marcantes de profissionais da área da saúde que estão atuando diretamente no combate da Covid-19, inaugura a nova fase digital de apresentações da OSP, chamada OSP ONLINE – MÚSICA PARA TOD@S.

Para o Maestro titular, Stefan Geiger “desde o começo da pandemia, a Orquestra Sinfônica do Paraná tentou encontrar uma maneira de dar continuidade à missão do grupo, que é trazer música nesses tempos estranhos, com boas vibrações ao público. Embora estejamos com saudades de estarmos juntos no palco, ao menos temos nossa própria música. Podemos nos encontrar online e trazer alegria às outras pessoas que estão com uma vida muito mais dura. Todos nós sabemos de ‘alguém que conhece alguém’ no sistema de saúde que está realizando um trabalho de muito risco e de alta demanda nessas semanas. São essas as pessoas que gostaríamos de dar o nosso apoio, com as possibilidades que temos. Pensamos que o choro “Carinhoso”, que é uma bela música, poderia nos ajudar a expressar os agradecimentos a todas essas pessoas que estão cuidando de nós. Além disso, esperançosamente gostaríamos de animar nossos ouvintes e trazer conforto a eles”, revela.

Conviver com a realidade de uma pandemia significou a mudança nas atividades diárias de todos para preservar a saúde e a vida. Porém, a música continua a nos ligar, nos unir e nos fortalecer. “A música tem o poder de acalmar as nossas ansiedades e de transmitir os sentimentos mais profundos de solidariedade, gratidão e esperança”, diz o spalla da OSP, Ricardo Molter.

O vídeo tem a realização da Orquestra Sinfônica do Paraná, Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, Centro Cultural Teatro Guaíra, PalcoParaná, Secretaria da Comunicação Social e da Cultura –  Governo do Estado do Paraná. Também conta com os apoios do Estúdio Trilhas Urbanas, S I Z AudioVisual e Andersen Ballão Advocacia. O patrocínio é do Grupo Positivo, através da Lei de Incentivo à Cultura

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=zC3jFZYvg0s

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, SHOWSTags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s