Hoje é 23 de março e faltam 3 dias para o Festival de Curitiba

#10 – Boletim do 28º Festival de Curitiba

GRADE FTC 2019

MOSTRA 2019 – “Dezembro” traz uma guerra improvável como cenário
“Dezembro”, um dos espetáculos da Mostra 2019 do Festival de Curitiba, se passa num futuro próximo em que o Chile está travando uma guerra contra o Peru e a Bolívia. Sala de Exposição do MON. De 4 a 7 de abril.

MOSTRA 2019 – Fúria marca o retorno de Lia Rodrigues ao Festival de Curitiba
Logo após sua estreia mundial em Paris, “Fúria”, o novo espetáculo da coreógrafa e diretora Lia Rodrigues, será apresentado no Festival de Curitiba, como parte da programação da Mostra 2019. As apresentações acontecem nos dias 04 e 05 de abril, no Teatro da Reitoria. Criadora de espetáculos como “Pororoca”, “Piracema”, “Pindorama” e “Para que o céu não caia”, Lia Rodrigues dá continuidade às suas investigações em “Fúria”, que expõe a ideia da reinvenção de um corpo social a partir das suas energias primitivas. Teatro da Reitoria. 4 e 5 de abril.

INTERLOCUÇÕES: destaque para a “Temporada de Performance” reunindo 6 artistas que são referência
O Interlocuções é o segmento simultâneo do Festival de Curitiba que leva os debates do palco para espaços ainda mais amplos, com bate-papos, exposições, palestras, cursos, oficinas e lançamentos de livros. Ao todo, serão 46 atrações e, entre elas, a “Temporada de Performance 2019”. A mostra, que leva o mesmo nome da temporada (“O Corpo como Arquivo”), reúne seis artistas visuais de diferentes gerações que atuam em diversas redes ao redor do mundo. Os artistas são Adriana Tabalipa (“Cosmic Blurring Balls”), Erica Storer (“Enquanto é Tempo”), Eduardo Amato (“Céu da Boca”), Margit Leisner (“Força Estranha”), Alexandre Del Re (“Performance/ Não Performance”) e Fernando Ribeiro (“Um Rim Direito”). Todas as performances acontecem nos dias 2 e 3 de abril na Galeria Ponto de Fuga, entre 16 e 19 horas. Para mais detalhes, consulte a programação no site ou no guia do Festival de Curitiba.

Oficinas gratuitas do Interlocuções quase esgotadas
Quase todas as vagas das oficinas gratuitas do Interlocuções estão esgotadas. As únicas que tiveram o período de inscrições prorrogado foram “Expandindo Fronteiras: Modos de Produção e Colaboração” e o “Workshop com a Lia Rodrigues”. Inscrições pelo site festivaldecuritiba.com.br/inscricoes ou através do e-mail interlocucoes@festivaldecuritiba.com.br

Guritiba: menino faz canhões lançarem flores em vez de projéteis
O Programa Guritiba é o segmento simultâneo do Festival de Curitiba com atrações para crianças. Uma delas é “Tistu, o Menino do Dedo Verde”. Esse guri vive numa cidade chamada Mirapólvora, com seus pais ricos e donos de uma fábrica de canhões. Seu pai resolve fazer com que ele aprenda as coisas vivenciando-as. Chega um momento que Tistu descobre que tem o dedo verde e faz florescer tudo o que toca. Ele conhece a fábrica e fica incomodado com o mal e com as guerras que ela provoca. Então resolve colocar o dedo nos canhões e ao invés de bombas, os canhões passam a lançar flores. 6 e 7 de abril. Auditório Poty Lazzarotto.

Gastronomix: sabores paradisíacos de Fernando de Noronha
O sabor da paradisíaca ilha de Fernando de Noronha também estará nesta edição do Gastronomix, a quermesse da alta gastronomia do Festival de Curitiba. O chef Auricélio Romão, que vive no arquipélago há mais de 10 anos e que já comandou os conhecidos restaurantes Varanda, Pousada Zé Maria e Maravilha, trará um de seus pratos que explora ao máximo as cores da gastronomia brasileira. Como sua especialidade são os frutos do mar aliados a ingredientes regionais, ele apresentará o seu Arroz de Polvo Cacimba de Noronha. MON. 6 e 7 de abril.

MOSTRAS ESPECIAIS: mostra de uma importante escola local
Dentre as 18 mostras especiais do Fringe do Festival de Curitiba, temos a Mostra Cena Hum. Reunindo diversas linguagens artísticas em um só espaço, a mostra apresenta produções que tiveram sucesso de critica e público nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Espetáculos de comédia, infantis e musicais, bem como apresentações musicais, intervenções poéticas, artes visuais e performances estão na programação.

MOSTRAS ESPECIAIS: diversos gêneros em uma mostra só
Comédia, drama, infantil e contação de histórias são linguagens presentes nos espetáculos que compõe a Mostra de Linguagens Cênicas, cuja intenção é valorizar o trabalho do grupo Aslucianas, ressaltando sua mobilidade cênica ao longo de uma estrada teatral de 16 anos. Esta é mais uma das 18 mostras que fazem parte do Fringe este ano, evento simultâneo do Festival de Curitiba.

CONFIRA NO FRINGE

  • Esquecidos Recordados: Esquecidos/Recordados se passa, na maior parte do tempo, numa das infames cracolândias que salpicam nossos grandes centros urbanos. Uma jovem que fugiu de casa ainda criança, um ex-trabalhador rural que tenta voltar para sua terra natal e um ex-professor que abdicou da vida em virtude do vício encarnam as dores, os sofrimentos e angústias do esquecimento da sociedade. Miniguaíra. 5, 6 e 7 de abril.
  • Há dois: É uma obra de dança – teatro, que abarca a atual discussão de liberdade de gênero e a necessidade urgente de novas versões dos conceitos de masculino e feminino. Casa Hoffmann. 6 e 7 de abril.
  • Parahyba Rio Mulher: O espetáculo reconta o fato que levou a capital da Paraíba, no seio da Revolução de 1930, a se chamar João Pessoa, a partir da protagonista do episódio: Anayde Beiriz. A ancestralidade revela um histórico de silenciamento e violência contra a mulher e convida a resistir e continuar a jornada. 1, 2 e 3 de abril. Respectivamente: Cavalo Babão, Praça Tiradentes, Praça Rui Barbosa.

Dois espetáculos e duas sessões do Risorama com ingressos esgotados
Neste momento, dois espetáculos da Mostra 2019 estão lotados em todas as suas apresentações: “Dogville” e “Sísifo”. Além dele, as sessões do dia 30 de março e 1 de abril, do Risorama, estão lotadas (foram abertas sessões extras nestas noites).
Dogville
https://drive.google.com/open?id=1wI5T1cV-2Vmh6DE1-8bIg9236onRH8aY
Sísifo
https://drive.google.com/open?id=1DtqS694nQZ89OHB7_vj5JJujn83Edw9Z

ATENÇÃO PARA ALTERAÇÕES DO FRINGE
O Fringe é um evento simultâneo do Festival de Curitiba que traz a participação espontânea de companhias do Brasil inteiro. São quase 400 atrações em teatros, praças, ruas e espaços alternativos por toda Curitiba e Região Metropolitana. Por essas características – tamanho e espontaneidade -, é inevitável e até natural que algumas atrações sofram alterações. Espetáculos de rua podem ser reposicionados em áreas cobertas em caso de mau tempo. Imprevistos de produção podem causar mudanças de horário e de dias de apresentação. Lotações esgotadas acabam rendendo sessões extras. Agendas de atores podem provocar trocas de horários. E, até mesmo, por questões diversas, alguns grupos podem vir a cancelar sua participação e, nesse caso, as sessões de seus espetáculos também não acontecem. Portanto, informaremos sempre no site do Festival de Curitiba todas as alterações que acontecerem na programação do Fringe.

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FESTIVAL, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, PASSEIO, SHOWS, TEATROTags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s