Orquestra Didática chega aos últimos dias no Teatro Guaíra

Projeto que dissemina conhecimentos sobre música clássica por meio de uma instalação artística audiovisual, fica em cartaz até 06 de junho

Até o dia 06 de junho, o público de Curitiba poderá visitar a Orquestra Didática, que chega aos últimos em cartaz no Teatro Guaíra. O projeto consiste em uma instalação audiovisual que apresenta os instrumentos de uma orquestra separadamente, por meio de monitores de TVs acompanhados de caixas acústicas, mostrando a sonoridade de cada instrumento, ao mesmo tempo em que conteúdos didáticos são exibidos nos monitores.

A instalação está montada em uma sala ao lado da bilheteria principal do Teatro Guaíra, com visitações de terça a quinta das 10h às 17h até o dia 06 de junho. Também estará aberta em horários especiais nos dias em que a Orquestra Sinfônica do Paraná realiza concertos no palco do teatro: em 27/05 (sábado das 19h às 20h30, antes do concerto), 28/05 e 04/06 (domingos das 9h às 13h, antes e depois dos concertos). A entrada para a Orquestra Didática é gratuita e não é necessário nenhum agendamento, bastando comparecer ao local.

Mais de 6.300 visitantes já visitaram, entre turistas, famílias, alunos de escolas públicas e privadas, músicos, entre outras pessoas interessadas em aprender mais sobre a música orquestrada de uma forma diferente. “O projeto apresenta a Sinfonia nº 3 de Ludwig van Beethoven, conhecida como Eroica. É uma obra bastante popular, o que contribui para uma aproximação do público de todas as idades. Recebemos muitas excursões de colégios e vemos as crianças interessadas, interagindo com os colegas sobre o que aprenderam. Algumas até gesticulam como um maestro. Quem sabe algum desses alunos se torne um músico no futuro?”, relata Rodrigo Barros Del Rei, um dos idealizadores do projeto, junto de Samuel Ferrari Lago. Ambos são responsáveis pelo Radiocaos, programa cultural que está há 25 anos no ar, com atividades que ultrapassaram a esfera radiofônica para se tornar uma central de disseminação de arte, cultura e memória.

Origem do projeto

A Sinfonia é uma música composta para ser tocada por uma grande orquestra. A vontade de mostrar como é criada a orquestração, com o som individual de cada instrumento tocando determinados trechos da música, foi a ideia que deu origem ao projeto, segundo o idealizador Samuel Ferrari Lago. “Ao ouvirmos uma sinfonia como a Eroica, temos a ideia da música como um todo. Por meio desta instalação, é possível perceber não só a sonoridade, mas a importância de cada instrumento. Além do conhecimento proporcionado, a Orquestra Didática é também um significativo passo para a valorização da música clássica, formação de público para música instrumental e incentivo ao estudo musical. Por meio desta iniciativa, também queremos valorizar os músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná e formar novas plateias para este verdadeiro patrimônio cultural do Paraná”, afirma.

Os conteúdos didáticos exibidos nos monitores de TV foram desenvolvidos pela professora Liana Justus, que também gravou para o projeto o vídeo “Introdução ao universo da música clássica” para ser distribuído na rede de ensino público básico de Curitiba. Liana Justus é Mestre em História pela UFPR, especialista em História da Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, pesquisadora e licenciada em Educação Musical e Curso Superior de Piano e autora de 11 livros sobre música (dois deles finalistas do Prêmio Jabuti de 2008 e 2011). “Eu trabalho com formação de plateia em música clássica há 28 anos. Sinto-me honrada e gratificada em participar da Orquestra Didática, esse projeto pioneiro, inovador. Os conteúdos que desenvolvi estão voltados para a finalidade de levar conhecimento sobre todos os instrumentos de uma orquestra. Isso enriquece a escuta e a sensibilidade musical. O visitante fará parte de uma plateia com conhecimento”, comenta.

A Orquestra Didática é uma realização da Mediacaos, com patrocínio da Positivo Tecnologia e Colégio Positivo, por meio da Lei Rouanet, e apoio do Teatro Guaíra, Radiocaos e Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP).

Serviço:

Orquestra Didática

Datas e horários de visitação: de terça a quinta-feira, das 10h às 17h. Também estará aberta nos finais de semana em que haverá concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná, em27/05 (sábado das 19h às 20h30, antes do concerto), 28/05 e 04/06 (domingos das 9h às 13h, antes e depois dos concertos)

Período de visitação até 06/06

Local: Teatro Guaíra, na sala ao lado da bilheteria principal

Endereço: Rua XV de Novembro, 971 – Centro (Curitiba – PR)

Entrada gratuita

Redes sociais:

facebook.com/orquestradidaticacuritiba
@orquestradidaticacuritiba

Vídeo sobre a Orquestra Didática:

https://youtu.be/MOAFPmzMwws

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, musica, OFICINA CULTURAL, OPORTUNIDADE, PASSEIO, SHOWS, TEATROTags:, , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s