Andre Caveagna é o mais novo campeão nacional do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge

 

427924b0386fec6a7d0f31a4cec81ace

Bartender de São Paulo se sobressaiu pela criatividade e ousadia com o coquetel La Fúria 43

O bartender e ex barista André Caveagna, chefe de bar das casas Cosi e Caruso Lounge, ambas na cidade de São Paulo, irá representar o Brasil na final global da sexta edição do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge – disputa que desafia profissionais dos dois balcões a criarem a melhor e mais criativa nova receita que combine Licor 43 e café no coquetel. O encontro acontece entre os dias 17 e 20 de outubro, nas Ilhas Canárias, na Espanha, e irá reunir alguns dos principais nomes da coquetelaria e do barismo mundial.

Depois de vencer a final brasileira com o coquetel La Fúria 43 – receita que leva Licor 43, café espresso, Jerez Amontillado, Brandi de Jerez, suco de limão, xarope de açúcar e cubos de abacaxi, o bartender paulista agora segue para disputar o título mundial com outros competidores de várias partes do mundo que também buscarão esse feito inédito na prova.

Após dois anos acontecendo de maneira virtual por causa da pandemia, a grande final global volta no formato presencial e, desta vez, irá levar os melhores bartenders e baristas para se enfrentarem nas Ilhas Canárias, na Espanha.

A marca espanhola do tradicional licor que leva 43 ervas e botânicos na composição mais uma vez convidou bartenders e baristas profissionais ao redor do mundo para mostrarem suas habilidades e criatividade na arte de combinar Licor 43 e café. Foram 10 rodadas regionais e mais de 200 inscritos na edição nacional, número recorde da competição.

André agora segue nos preparativos para enfrentar seus colegas de balcão – de bares e dos cafés,  em busca da nova receita mais criativa e o melhor storytelling por trás da criação para levar o bi campeonato mundial para o Brasil.

“Estou muito ansioso, fazendo a preparação em inglês e acertando a receita. Também estou olhando um pouco os ganhadores nacionais dos anos anteriores”, disse o bartender paulista que começou no ramo há 20 anos e também atuou quatro anos como barista durante o período.

Vale lembrar que o Brasil é o atual campeão mundial da disputa, com a bartender de Natal, Thalita Freire, conquistando o ouro com o coquetel Tropicália, receita que leva suco de maracujá coado entre os ingredientes que se misturam ao Licor 43 e ao café. Thalita, como atual campeã da disputa, também segue para a Espanha, só que para participar como uma das juradas da grande final. 

A final global do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge 2022 acontece entre os dias 17 e 20 outubro, nas Ilhas Canárias – Espanha, e, retomando ao painel dos jurados está o holandês campeão de barismo, Marijin Gijsbers, que junto com a bartender e mixologista americana conhecida por criar a primeira competição de speed bartending feminina, a Speed Rack, Lynnette Marerro, e a brasileira atual campeã global, Thalita Freire, irão buscar o novo melhor e mais criativo coquetel que leve Licor 43 e café.

Como premiação e reconhecimento, o campeão global de 2022 vai receber uma bolsa com valor para auxiliar a investir em equipamentos profissionais e cursos para o desenvolvimento da carreira, além de se se juntar automaticamente para integrar o corpo de jurados da próxima edição e se tornar o mais novo Licor 43 Coffee Master – embaixador que irá acompanhar a marca nas principais feiras internacionais de 2023.

O café faz parte da história do Licor 43, desde o Café Asiatico em Cartagena até o Café Barraquito em Tenerife, na década de 1950, para o Carajillo, a famosa combinação que leva Licor 43, café espresso e gelo. “O Carajillo foi um catalizador para que as pessoas enxergassem as infinitas possibilidades de combinar ingredientes para drinks e até sobremesas com licor 43”, explica Tomas Lellis Vieira – gerente da Zamora Company para a América Latina e um dos jurados dessa edição da etapa nacional. “ A competição vem crescendo ano após ano em todo o mundo e o mais legal é acompanhar o desenvolvimento e a troca de conhecimento entre Bartenders & Baristas do mundo todo”, finaliza Vieira.

REN-9830

A seguir confira a receita do La Fúria 43, drink autoral do campeão da etapa nacional do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge 2022, Andre Caveagna:

La Furia 43

25ml Licor 43 Original

25ml Café espresso

25ml Jerez Amontillado

30ml Brandy de Jerez

10ml Suco de limão

10ml Xarope de açúcar

5 cubos de abacaxi (45g)

Guarnição: abacaxi caramelizado

Modo de preparo: Macere os cubos de abacaxi na coqueteleira, adicione os outros ingredientes, gelo e bata por 8 a 10 segundos. Faça uma coagem fina para servir em copo baixo previamente gelado e coloque um cubo de gelo grande. Para a guarnição, passe o açúcar cristal na meia fatia de abacaxi e caramelize.

Confira mais informações sobre o Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge no site Licor 43 Brasil:

https://www.licor43.com.br/bartenders-baristas-challenge/

 

Sobre a Aurora Fine Brands

Fundada em 1921 em Hamburgo na Alemanha, a Aurora Fine Brands é hoje uma das empresas mais consolidadas na importação e distribuição exclusiva de bebidas e alimentos finos no Brasil, para onde a companhia migrou em 1946. Com 75 anos de experiência no mercado brasileiro de alimentos e bebidas premium, possui 4 divisões: Destilados & Licores, Confectionery, Alimentos e Vinhos (divisão mais conhecida como Inovini). Possui mais de 60 marcas internacionais em seu portfólio, entre elas estão a geléia francesa St Dalfour, molho de pimenta Tabasco, mostardas Maille, biscoitos Bahlsen, tequila Jose Cuervo, Licor 43 e na Inovini as marcas: Undurraga, Gonzalez Byass, Louis Latour, Penfolds entre outras.

Reconhecida nacional e internacionalmente, a Aurora Fine Brands é a única empresa da América Latina membro da CEISA (Circle of Specialty Food Importers). Sob o comando de Alberto Jacobsberg desde 1985, representando a terceira geração da família, a empresa tem como valores fundamentais o compromisso com a qualidade de atendimento ao cliente, excelência na escolha de produtos, valores éticos, responsabilidade social e consistência ao longo dos anos.

Para saber mais acesse – www.aurora.com.br 

 

Sobre a Zamora Company

A Zamora Company é uma empresa espanhola com capital 100% familiar, que produz e comercializa vinhos e bebidas destiladas de elevado valor agregado, visando a satisfação do cliente e a criação e desenvolvimento de marcas premium. Com participação em mais de 80 países, a Zamora Company é composta por uma experiente equipe internacional de mais de 400 pessoas e um extenso portfólio de marcas Premium, com fábricas na Espanha, Itália, Estados Unidos e República Dominicana, e com um volume de negócios anual de 208 milhões de euros.

É detentora de marcas reconhecidas de prestígio internacional, como Licor 43, Ramón Bilbao, Limoncello Villa Massa, Gin Martin Miller, Lolea Sangria, Mar de Frades, Pacharán Zoco, Cruz de Alba, Thunder Bitch e El Afilador Orujos, a a que devemos acrescentar as marcas distribuídas e investidas que fazem parte do portfólio de produtos da empresa: Matusalem, Pommery Champagne, entre outras.

www.zamoracompany.com

@licor43brasil

https://www.facebook.com/Licor43Brasil #LICOR43BB22

 

*com divulgação

Categorias:(GASTRONOMIA), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s