TRUPE AVE LOLA DE TEATRO REALIZA MOSTRAINTERNACIONAL NO FESTIVAL DE CURITIBA

A Trupe Ave Lola reúne uma série de ações artísticas e formativas com artistas nacionais e internacionais, além de shows ao vivo na 6ª Mostra Ave Lola – Celebrando a Resistência que acontecerá ao ar livre

Após dois anos, o Festival de Curitiba volta a acontecer e junto retorna a Mostra Ave Lola com sua sexta edição trazendo como tema “Celebrando a Resistência”, com mais de 30 horas de programação, incluindo espetáculos teatrais do Brasil e do Chile, shows musicais, ações formativas, leituras dramáticas e exibições audiovisuais. A mostra acontecerá na Ave Lola ao ar livre – Teatro na tenda, situada na Associação Eunice Weaver do Paraná (R. Dr. Alarico Vieira de Alencar, 10 – Bacacheri, Curitiba – PR), de 1º a 10 de abril. Para mais informações sobre programação e reservas, o público interessado deve acessar o site www.avelola.net.br.

A 6ª Mostra Ave Lola – Celebrando a Resistência é uma ação independente de uma trupe fundada há mais de 10 anos pela diretora, atriz e dramaturga Ana Rosa Genari Tezza. A diretora explica que a companhia possui genética feminina e que todos os papéis de liderança são ocupados por jovens mulheres que tiveram suas formações profissionais iniciadas na Ave Lola, ainda nos primeiros anos de existência do grupo. “O debate sobre o papel da mulher no espaço artístico e na sociedade como um todo, tem se aprofundado e isso tem mostrado que nós da Ave Lola somos feministas mesmo antes de nos engajarmos de forma direta no movimento. A Ave Lola tem uma liderança feminina muito presente. Nosso núcleo de tomada de decisão é composto integralmente por mulheres, bem como a chefia de setores estratégicos como produção, comunicação e criação artística”. Ressalta a diretora que também é quem assina a dramaturgia da companhia. “Na dramaturgia e nos espetáculos, os papéis femininos protagonizam e isso não é uma casualidade, isso é uma construção pela necessidade que eu, enquanto diretora mulher, sinto visto o esforço que nós mulheres temos que fazer para obter o mesmo reconhecimento que figuras normativas de uma sociedade hegemonicamente masculina”, declara Ana Rosa.

Para a trupe, o tema da mostra “celebrando a resistência” remete à postura e iniciativas que o grupo adotou diante de uma pandemia e a defasagem das políticas públicas para a classe artística nos últimos anos. Em 2020, no início da pandemia a Ave Lola precisou adiar a estreia do espetáculo “Cão Vadio” e manter-se ativa com projetos artísticos que não demandassem presencialidade, como publicações literárias, podcast, exibições teatrais, oficinas online e até uma radioteatro. Em mais um ato de resistência, num espaço ao ar livre, com a equipe e boa parte da população vacinadas, em setembro de 2021, numa proposta inusitada e pioneira, a Ave Lola retomou o teatro presencial com uma temporada de três meses com reservas esgotadas e lista de espera, numa tenda montada no bairro Bacacheri, em parceria com a Associação Eunice Weaver. Nessa ocasião, finalmente a estreia do espetáculo “Cão Vadio” aconteceu e centenas de pessoas puderam voltar a experienciar o teatro ao vivo novamente, após quase dois anos de confinamento.

O que veremos na Tenda Ave Lola

Agora, no mês de abril, durante o Festival de Curitiba, a Tenda Ave Lola volta com uma programação internacional artística e formativa. “Na programação da nossa mostra, nós escolhemos fortalecer os nossos laços com parcerias importantes com nomes da América Latina que tem nos inspirado como o diretor e dramaturgo Jaime Lorca do Chile e o ator Alfredo Allende da Argentina que apresentarão o espetáculo “Frankenstein”, e também quisemos dar um olhar especial para questão da crítica e do pensamento sobre as artes cênicas convidando as jornalistas, professoras e críticas de teatro Julia Guimarães e Michele Rolim que ministrarão o minicurso “Observatório de espectadores” no intuito de contribuir e estimular a escrita sobre obras de arte e quem sabe, ajudar a retomar o momento em que os jornais e meios de comunicação preocupavam-se em dar uma pauta mais profunda para cultura e arte”, explica a diretora que também conta que a programação terá apresentações do mais recente espetáculo da trupe: “Certamente, depois de uma temporada de absoluto sucesso entre os meses de outubro e novembro com ‘Cão Vadio’, sentimos que o espetáculo deveria voltar porque o Festival é uma oportunidade de que pessoas de outras cidades, de outros locais também possam assistir”.

A 6ª Mostra Ave Lola – Celebrando a resistência terá as leituras dramáticas dos espetáculos Manaós – Uma Saga de Luz e Sombra e Tchekhov, as quais serão gravadas como parte de dois audiobooks da companhia que terão a participação do público, entre os dias 07 e 10/04.

Pela primeira vez a mostra trará shows musicais com a Bananeira Brass Band no dia 02/04 e Klüber que se apresentará na Festa Ave Lola, no dia 06/04, que também contará com a discotecagem do DJ acreano Dande Tavares, um pesquisador de ritmos brasileiros, latinos e universais atemporais.

Gratuitamente, o público poderá participar de um bate-papo, na Tenda Ave Lola, com o premiado diretor Chileno Jaime Lorca, uma referência do teatro de animação. Outra programação gratuita da mostra será no Cine Passeio, onde serão exibidas duas produções audiovisuais da trupe: “A Pausa – um ensaio sobre as memórias de ontem” e Trupe Ave Lola de Teatro – 10 anos em 5 atos.

As demais atrações têm como forma de pagamento o sistema “Pague o quanto vale”, uma política adotada desde o surgimento da trupe que tem o intuito de democratizar o acesso a bens artísticos. Já o minicurso “Observatório de espectadores” com duração de três dias será cobrado o investimento de R$180 e contará com certificado de participação.

A programação detalhada da mostra, bem como reservas, pode ser verificada no site da trupe: http://www.avelola.net.br/

SERVIÇO:

6ª Mostra Ave Lola – Celebrando a resistência (de 1º a 10 de abril)

 

ESPETÁCULOS TEATRAIS:

Espetáculo: Cão Vadio

Companhia: Trupe Ave Lola (BR)

Gênero: Contemporâneo

Duração: 105 minutos

Classificação Indicativa: 16 anos

Dias de apresentação: 01, 02, 03, 08, 09 e 10 de abril às 19h

Ingressos: Pague O Quanto Vale

Reservas pelo site: www.avelola.net.br

Espetáculo: Frankenstein

Companhia: Viajeinmóvil (CL)

Gênero: Teatro de Animação

Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: 10 anos

Dias de apresentação: 04, 05, 06 e 07 de abril às 19h

Ingressos: Pague O Quanto Vale

Reservas pelo site: www.avelola.net.br

LEITURAS DRAMÁTICAS:

 

Leitura dramática: Tchekhov

Companhia: Trupe Ave Lola

Gênero: Aventura

Duração: 120 minutos

Classificação Indicativa: livre

Dias de apresentação: 07 e 08 de abril às 14h30

Ingressos: Pague O Quanto Vale

Reservas pelo site: www.avelola.net.br

Leitura dramática: Manaós – Uma Saga de Luz e Sombra

Companhia: Trupe Ave Lola

Gênero: Melodrama

Duração: 80 minutos

Classificação Indicativa: livre

Dias de apresentação: 09 e 10 de abril às 14h30

Ingressos: Pague O Quanto Vale

Reservas pelo site: www.avelola.net.br

SHOWS MUSICAIS:

Bananeira Brass Band

Dia de apresentação: 02 de abril às 22h

Ingressos: Pague O Quanto Vale

Reservas pelo site: www.avelola.net.br

Klüber

Dia da apresentação: 06 de abril às 22h

Ingressos: Pague O Quanto Vale

Reservas pelo site: www.avelola.net.br

Celebrando a resistência – Festa Ave Lola com DJ Dande Tavares

Dia da apresentação: 06 de abril às 23h

Ingressos: Pague O Quanto Vale

Reservas pelo site: www.avelola.net.br

AÇÕES FORMATIVAS:

Observatório de espectadores

Ministrantes: Julia Guimarães e Michele Rolim

Vagas: Até 30 pessoas

Dias: 2, 3 e 4 de abril, das 14h30 às 16h30

Público-alvo: estudantes de artes cênicas, letras e jornalismo, professores do ensino básico e superior, programadores culturais, público geral do Festival de Curitiba e outras pessoas interessadas em teatro. Não é necessário conhecimento prévio na área.

Investimento: R$ 180,00

Inscrições pelo formulário: www.avelola.net.br

Bate-papo com Jaime Lorca

Dia do bate-papo: 05 de abril às 20h30

Ingressos: Gratuito

As exibições audiovisuais integram a Mostra de Conteúdos Digitais Pandêmicos, que será realizada no Cine Passeio – Sala Valêncio Xavier. A programação completa com datas e horários estará disponível pelo site do Festival de Curitiba.

Exibição: A Pausa – um ensaio sobre as memórias de ontem

Produção: Ave Lola e as Meninas Produções Artísticas

Gênero: Documentário híbrido

Duração: 15’11’’

Classificação Indicativa: livre

Exibição: Trupe Ave Lola de Teatro – 10 anos em 5 atos

Produção: Ave Lola e as Meninas Produções Artísticas

Gênero: Documentário

Duração: 80’

Classificação Indicativa: livre

6ª Mostra Ave Lola – Celebrando a resistência (de 1º a 10 de abril)

Local: Ave Lola ao ar livre – Teatro na tenda, situada na Associação Eunice Weaver do Paraná (R. Dr. Alarico Vieira de Alencar, 10 – Bacacheri, Curitiba – PR)

Ingressos: A programação da 6ª Mostra Ave Lola – celebrando a resistência segue o sistema de pagamento de ingressos “Pague O Quanto Vale” mediante reserva pelo site: http://avelola.net.br/ .

Contatos com a companhia:

41-99668-8927 (Dara van Doorn – produção)

41-98510-6389 (Larissa de Lima – comunicação)

92-98161-1848 (Jamilssa Melo – assessoria de imprensa)

Site: Ave Lola – Espaço de Criação

Facebook: Ave Lola Espaço de Criação | Facebook

Instagram: Trupe Ave Lola (@ave_lola) • Fotos e vídeos do Instagram

YouTube:  Trupe Ave Lola – YouTube

Foto Mostra_Ave_Lola_Frankesntein_divulgação.

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FESTIVAL, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, mostra, TEATROTags:, , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s