SAIBA COMO HARMONIZAR A SUA CEIA DE NATAL COM CERVEJAS E VINHOS ESPECIAIS

Confira um guia prático com indicações de bebidas e pratos para aproveitar uma das noites mais celebradas do ano

Estamos a poucos dias do Natal e, neste ano, após um longo período de isolamento social, será possível reunir parentes e amigos com mais segurança para celebrar a data e brindar com esperança a chegada de 2022.

E que tal fazer esse brinde tão simbólico com uma harmonização de bebidas especiais? Elaboramos uma seleção de pratos típicos natalinos e deliciosas opções de cervejas e vinhos para combinar. A intenção é criar uma explosão de aromas e sabores e tornar a ceia ainda mais especial! Confira:

1. Peru de Natal fica ótimo com:

 

Embora existam várias receitas com essa ave, levaremos em consideração a sua preparação tradicional, ou seja, o Peru de Natal assado. Esse é um prato que combina com cervejas do estilo Tripel, principalmente se o seu tempero for à base de ervas como sálvia, manjericão e alecrim. É que o perfil adocicado desse tipo de carne e as notas condimentadas das ervas encontram equilíbrio e harmonia no sabor aromático, levemente maltado e amargo das cervejas dessa categoria.

Segundo a sommelière de cervejas da Krug Bier, Fabiana Bontempo, rótulos desse estilo como o Inocência (Krug Bier) são mais complexos, trazem notas de frutas amarelas, toques picantes e possuem alto teor alcoólico (de 8% a 10%), mas, ainda assim, podem ser refrescantes e fáceis de beber junto com pratos natalinos.

Já para quem gosta de vinhos, o sommelier Antônio Eduardo, do restaurante AA Wine Experience, também tem indicações especiais. “Para esse tipo de carne, sugiro vinhos de médio corpo com taninos macios e convidativos como os bons Valpolicella Ripasso, da região do Vêneto, na Itália. Outra opção certeira são os vinhos da uva Shiraz, elaborados na Austrália. Eles concentram taninos médios e um ótimo frescor, que contrastará com a carne mais seca da ave”, destaca o profissional.

2. Tenders são ótimos com:

As carnes defumadas como o Tender possuem sabor marcante e harmonizam bem com cervejas de coloração acobreada, com notas que remetem a caramelo. Uma boa representante dessa categoria é a Krug Amber Lager. O rótulo apresenta corpo médio e espuma cremosa e persistente. Traz ainda o perfeito equilíbrio entre malte e lúpulo, com notas de caramelo toffee e amargor moderado.

“Ao ser degustada com o Tender, a cerveja tem o seu aroma ressaltado e é capaz de enfatizar o sabor desse prato. A harmonização é por semelhança entre as notas carameladas presentes tanto no Tender quanto na cerveja. Além disso, o amargor moderado da Krug Amber lager traz personalidade ao prato e não se intimida diante a gordura do alimento” afirma Fabiana.

Para quem gosta de se deliciar com uma taça de vinho, a dica é apostar em rótulos jovens e frutados de média intensidade, principalmente quando a receita do Tender for servida com frutas ou com caldas adocicadas. “Vinhos de uva tempranillo podem ser muito interessantes nesse tipo de harmonização, assim como os Malbec’s em seus primeiros anos, já que concentram bom frescor e traço frutado marcante”, pontua Antônio Eduardo.

3. Bacalhaus são ótimos com:

Sim, o bacalhau também é uma opção muito bem-vinda à mesa da ceia de Natal. Por ser um prato suave, mas com personalidade, harmonizá-lo com uma Pilsen pode ser a pedida certa! O perfil leve e delicado dessa cerveja traz um frescor que combina perfeitamente com peixes brancos.

A sommelière Fabiana Bontempo indica a cerveja Krug German Pils (Krug Bier) para a harmonização desse prato. “Essa é uma puro malte de coloração dourada e espuma cremosa, que conta com uma exclusiva receita austríaca que data de 1958. Tem como destaque os aromas florais dos lúpulos nobres alemães, corpo leve e final seco, o que a tornam muito fácil de beber, possuindo assim o que chamamos de alta “drinkability”, ou seja, aquela vontade de tomar um próximo gole”, destaca.

Em relação aos vinhos, o sommelier Antônio Eduardo lembra que, como existem inúmeras receitas que têm como principal ingrediente o Bacalhau, também há um grande leque de opções de rótulos que constroem harmonizações interessantes. “Em linhas gerais, vinhos brancos vão combinar com esse prato, principalmente aqueles com um acentuado frescor como os das uvas Chardonnay ou até mesmo os Blends portugueses à base da uva Arinto”.

Os tintos também poderão agregar valor a várias receitas de Bacalhau. Para preparações mais suculentas e regadas com bastante azeite, vinhos com taninos macios são imprescindíveis. Os melhores são de uva Syrah (jovens ou de média evolução). Já para receitas mais delicadas, os Pinot Noir’s de boa expressão são os mais indicados.

4. Tiramisu fica ótimo com:

O Tiramisú é uma sobremesa de origem italiana que possui interessantes harmonizações com alguns tipos de bebidas.

Dentre as cervejas, as opções com perfil complexo e com maior teor alcoólico como as Stouts e Porters são mais indicadas. Essas cervejas são fortes, escuras e elaboradas com maltes torrados. Apresentam ainda notas de chocolate e café, corpo robusto e marcante amargor, que se equilibram com algumas opções de doces mais açucarados.

“Um grande exemplo desse perfil é a Krug Cacau Stout. Com 9% de álcool, essa Russian Imperial Stout é uma cerveja forte, escura e amarga. Sua receita possui um blend de maltes especiais e grãos torrados, que trazem aromas acentuados de café e chocolate. O corpo é aveludado e licoroso e ela ainda tem adição de côco, nibs de cacau e baunilha. Essa cerveja é para quem gosta de opções mais robustas e marcantes”, destaca Fabiana.

A indicação de Antônio Eduardo para essa sobremesa são os vinhos do Porto. “Sugiro que seja um Porto Tawny, que teve um estágio de envelhecimento maior, podendo chegar a 10 ou 20 anos. Com ele, a harmonia será perfeita e certeira. Vale experimentar!”, incentiva.

cb8f6b68-020d-4786-bf7e-2cccebbbc2c7

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s