Hoje é 26 de março e COMEÇA HOJE O FESTIVAL DE CURITIBA

#13 – Boletim do 28º Festival de Curitiba

ESTREIA AMANHÃ NA MOSTRA!

AMANHÃ, AINDA EM CARTAZ NA MOSTRA

VEJA GRÁTIS: da manhã à noite dá para curtir o Festival sem gastar nada
Das 10h da manhã até as 21h da noite, é possível assistir ininterruptamente a espetáculos gratuitos do Festival de Curitiba durante os 12 dias de apresentações. A melhor maneira de fazer isso é se programar através do sistema de buscas do Festival:

Outra opção interessante é dar uma olhada nas páginas 138 a 141 do Guia do Festival de Curitiba, distribuído gratuitamente.

GRADE FTC 2019

INTERLOCUÇÕES: dois eventos do Interlocuções destacam as questões raciais
Dois eventos do segmento simultâneo Interlocuções, do Festival de Curitiba, destacam as questões raciais abordadas pelo Teatro. O primeiro é o lançamento do livro “Preto”, 27 de março às 14h na Livraria do SESC Paço da Liberdade, com a dramaturgia do espetáculo homônimo, de autoria de Grace Passô, Márcio Abreu e Nadja Naira. O segundo é o Encontro Crítico sobre o espetáculo Isto é Um Negro, da Mostra 2019. Este será o único Encontro Crítico que não acontecerá após o espetáculo abordado. Ele será no dia 1 de abril, às 15h, na Sala de Atos do Sesc Paço da Liberdade. Todos os eventos do Interlocuções são grátis. O Interlocuções é o segmento simultâneo do Festival que expande os acontecimentos para além dos palcos através de bate-papos, lançamentos de livros, palestras, exposições, performances e oficinas.

Mish Mash: um corpo totalmente expressivo
O peruano Hugo Suarez retorna ao Mish Mash com suas técnicas que transformam partes de seu corpo – como barriga e joelho – em personagens. Desta vez, ele desembarca com a artista Ines Pasic. O Mish Mash é o evento simultâneo do Festival de Curitiba com atrações para toda a família. Park Cultural. 5, 6 e 7 de abril.

Risorama: Victor Ambar é uma das atrações
Como sempre, um dos eventos simultâneos mais concorridos do Festival de Curitiba é a balada de stand up comedy, o Risorama. “Essa edição vai trazer o Victor Amhar, que escreveu o programa de Fábio Porchat e o Tirullipa, que vem em uma fase ótima da carreira. Ele está pra estrear o programa ‘Os Roni’ no Multishow”, diz o curador Diogo Portual.

Mostra especial do Fringe: Mostra Eliseu Voronkoff é o Festival em Araucária
Com a intenção de levar produções artísticas de qualidade aos moradores de Araucária, a Mostra Casa Eliseu Voronkoff oferece, ao longo de nove dias, produções de cinema, teatros e oficinas, compondo uma das 18 mostras especiais do Fringe deste ano. O espaço foi nomeado em homenagem à Eliseu Voronkoff, um multiartista que dedicou boa parte de sua vida a fazer arte em Araucária. Teve sua trajetória interrompida pela violência, mas deixou um grande exemplo de disciplina, dedicação e amor pelo teatro, pela poesia e pela dança. A casa é um catalizador da cultura local. Com móveis fabricados à mão, um estande para venda de produtos de artistas locais, livros, discos e camisetas, representa uma fonte de cultura paranaense e um ponto de encontro para os amantes de teatro nos dias do festival.

Mostra especial do Fringe: universitários se unem no palco
Outra das mostras especiais do Fringe é a Mostra Universitária: com a intenção de promover o intercâmbio e democratizar o acesso à cena teatral universitária, a segunda edição da mostra
reúne criações de grupos teatrais da Universidad Técnica de Loja (Equador), Escola Superior de Artes Célia Helena (SP), FURB, UDESC, UNESPAR, PUCPR e UEM.

Odisseia, a comédia: além do drama da Cia Hiato, obra de Homero tem uma versão para rir do poema
Em “Em Homero à Moda da Casa – Fuzuê na Odisseia”, o grupo de rua Maria Fuzarca encontra Homero para brincar com suas narrativas fantásticas. Fuzuê na Odisseia traz alguns episódios das aventuras de Ulisses, com humor popular e tempero brasileiro. Os dois atores alternam os diversos personagens, usando recursos de narração, interação, música e improviso. Basement Cultural (Des. Benvindo Valente 260). 27 de março (18h30), 28 de março (15h30 e 21h30), 29 de março (18h30).

CONFIRA NO FRINGE

  • A estória do homem que vendeu sua alma ao diabo e quase perdeu o seu amor: como o título explica, é a estória de um homem que vende sua alma ao diabo e quase perde o seu amor. 27/03 (Quarta-Feira) às 10:00 em Praça Rui Barbosa (Praça Rui Barbosa Centro). 27/03 (Quarta-Feira) às 15:00 em Praça Bento Munhoz Rocha Neto (Praça Bento Munhoz Rocha Neto, 30 Centro). 28/03 (Quinta-Feira) às 16:30 em Largo da Ordem – Bebedouro (Rua José Bonifácio, 33 Centro). 29/03 (Sexta-Feira) às 13:00 em Praça Tiradentes (Praça Tiradentes, s/n Centro). 30/03 (Sábado) às 11:00 em Largo da Ordem – Bebedouro (Rua José Bonifácio, 33 Centro). 30/03 (Sábado) às 17:00 em Ca´dore – Comida Descomplicada (Avenida José Gulin, 105 Bacacheri).
  • A maravilhosa história do sapo Tarô Bequê: Tarô Bequê é um sapo que quer virar gente. Nho Focur, o pai do mato e também a Vida em si, realiza o desejo de Tarô Bequê, não sem antes adverti-lo de que ser gente não é fácil. 27/03 (Quarta-Feira) às 10:30 em Largo da Ordem – Cavalo Babão (Rua Kellers, s/n São Francisco). 28/03 (Quinta-Feira) às 14:00 em Praça Rui Barbosa (Praça Rui Barbosa Centro). 29/03 (Sexta-Feira) às 13:30 em Praça Rui Barbosa (Praça Rui Barbosa Centro).
  • Toca Raul: é uma peça de teatro musicado, que leva as ruas de Curitiba, uma reflexão, por meio das músicas e da filosofia do Raul Seixas. Através de entrevistas e escritos do Raulzito, foi construído o texto do espetáculo, que é complementado por músicas ao vivo. 27/03 (Quarta-Feira) às 17:30 em Largo da Ordem – Cavalo Babão (Rua Kellers, s/n São Francisco). 28/03 (Quinta-Feira) às 10:00 em Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade Centro). 29/03 (Sexta-Feira) às 17:00 em Largo da Ordem – Bebedouro (Rua José Bonifácio, 33 Centro). 31/03 (Domingo) às 17:00 em Praça 19 de Dezembro (Praça 19 de Dezembro Nossa Senhora do Perpetuo Socorro).

Um espetáculo com ingressos esgotados
Neste momento, um espetáculo da Mostra 2019 está lotado em todas as suas apresentações: “Dogville”.
Dogville
ATENÇÃO PARA ALTERAÇÕES DO FRINGE
O Fringe é um evento simultâneo do Festival de Curitiba que traz a participação espontânea de companhias do Brasil inteiro. São quase 400 atrações em teatros, praças, ruas e espaços alternativos por toda Curitiba e Região Metropolitana. Por essas características – tamanho e espontaneidade -, é inevitável e até natural que algumas atrações sofram alterações. Espetáculos de rua podem ser reposicionados em áreas cobertas em caso de mau tempo. Imprevistos de produção podem causar mudanças de horário e de dias de apresentação. Lotações esgotadas acabam rendendo sessões extras. Agendas de atores podem provocar trocas de horários. E, até mesmo, por questões diversas, alguns grupos podem vir a cancelar sua participação e, nesse caso, as sessões de seus espetáculos também não acontecem. Portanto, informaremos sempre no site do Festival de Curitiba todas as alterações que acontecerem na programação do Fringe.

 

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FESTIVAL, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, PASSEIO, SHOWS, TEATROTags:, , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s