ESTREIA AMANHÃ NA MOSTRA!

AMANHÃ, AINDA EM CARTAZ NA MOSTRA

GRADE FTC 2019

VEJA GRÁTIS: da manhã à noite dá para curtir o Festival sem gastar nada
Das 10h da manhã até as 21h da noite, é possível assistir ininterruptamente a espetáculos gratuitos do Festival de Curitiba durante os 12 dias de apresentações. A melhor maneira de fazer isso é se programar através do sistema de buscas do Festival:

Outra opção interessante é dar uma olhada nas páginas 138 a 141 do Guia do Festival de Curitiba, distribuído gratuitamente.

Espetáculo grátis no Olho do MON
“Poses para Dormir” fará quatro apresentações durante o Festival de Teatro de Curitiba 2019, dias 28 (quinta), 29 (sexta), 30 (sábado) e 31 (domingo), sempre às 18h, no Espaço Araucária, que fica dentro da Torre do Museu Oscar Niemeyer (MON). A entrada é gratuita, e a distribuição dos ingressos feita 1h antes de cada sessão, no próprio MON. A trama de “Poses para Dormir” se passa em dois apartamentos vizinhos em um país estrangeiro nos quais uma série de estranhas coincidências cruzam a vida e a própria identidade de seus habitantes.

Ebanx patrocina Festival pelo terceiro ano seguido
A cidade irá sediar, entre os dias 26 de março e 7 de abril, o Festival de Curitiba. Espetáculos, oficinas e debates irão invadir teatros, escolas e praças da capital. Pelo terceiro ano, a fintech curitibana EBANX será a patrocinadora oficial do evento inclusivo que chega em sua 28ª edição com atrações e palestras com intérpretes de Libras e recursos de audiodescrição. Disruptiva e democrática, a fintech nasceu com o objetivo de criar pontes e acesso, características que também encontramos na arte. “Por isso nos identificamos e buscamos apoiar projetos como esse. Além disso, a sede do Festival é também a nossa casa. Nosso headquarters está em Curitiba, então queremos retribuir de alguma forma e contribuir com o crescimento da região”, diz Alphonse Voigt, cofundador e CEO do EBANX. Acessível, o Festival de Curitiba oferece à população espetáculos gratuitos em sua programação. Clientes EBANX têm desconto de 50% em espetáculos da Mostra e do Fringe.

INTERLOCUÇÕES: evento simultâneo documenta palestras de grupos importantes
O Interlocuções – segmento simultâneo do Festival de Curitiba que transpõe os espetáculos da Mostra do Festival de Curitiba para oficinas, palestras, conversas depois de apresentações, lançamento de livros, exposições e muitas outras atividades – mais uma vez terá a participação de artistas da Mostra em palestras que serão documentadas durante o evento. Toda a programação do Interlocuções é gratuita. Os Satyros, que completam 30 anos, e participam da Mostra com uma mostra especial de repertório que inclui quatro espetáculos – três deles, estreias – foram incluídos nessa programação. Além deles, participarão dessa atividade o Grupo Galpão – que está na Mostra com “Outros”, a coreógrafa Lia Rodrigues, que traz “Fúria”, e o dramaturgo uruguaio Sergio Blanco, de “Tráfico”. Todos os quatro já estiveram em outras edições do Festival de Curitiba. As Palestras documentadas acontecem sempre as 15 horas, nas seguintes datas e locais:
29/03 | Grupo Galpão | Cia Brasileira de Teatro
31/03 |  Cia. Os Satyros | SESC Paço da Liberdade – Sala de Atos
06/04 |  Lia Rodrigues | SESC Paço da Liberdade – Sala de Atos
07/04 | Sérgio Blanco | SESC Paço da Liberdade – Sala de Atos

Claudia Abreu e Leandra Leal juntas em espetáculo da Mostra 2019, dirigido por Bia Lessa (em cartaz neste sábado e neste domingo)
A atriz Cláudia Abreu se apresenta no Festival de Curitiba no espetáculo “Pi – Panorâmica Insana”, que traz a diretora Bia Lessa de volta ao evento. Com o prêmio de melhor do ano passado pela Associação Paulista de Crítico de Arte (APCA) no currículo, o espetáculo terá apresentações nos dias 30 e 31 de março, no Teatro Guaíra. Além da atriz, estão no elenco nomes conhecidos do teatro e da televisão brasileira, como Leandra Leal, Luiz Henrique Nogueira e Rodrigo Pandolfo.

Regina Casé volta aos palcos com Recital da Onça (em cartaz nesta sexta e neste sábado)
Depois de 25 anos longe dos palcos teatrais, a atriz e apresentadora Regina Casé retorna na comédia “Recital da Onça”, com arte visual assinada por Alberto Pitta, que conta a história de uma mulher que recebeu um convite de Harvard para criar um formato “pop” para palestras sobre literatura brasileira voltada para estudantes estrangeiros. O espetáculo estará em cartaz na Mostra 2019 do Festival de Curitiba, nos dias 28 e 29 de março, a partir das 21 horas, no Teatro Guaíra.

MOSTRAS ESPECIAIS: Selva – Mostra de Artes Degeneradas
Este ano, o Fringe tem 18 Mostras Especiais, um recorde. A Selva – Mostra de Artes Degeneradas é organizada pelos artistas da Casa Selvática, coletivo curitibano que há 7 anos desenvolve pesquisa em diversas frentes e linguagens. A programação conta com teatro, dança, performance e música, ao longo de cinco dias, no intuito de ressignificar tudo aquilo
que foi ou é considerado degenerado socialmente.

MOSTRAS ESPECIAIS: Transcendental fala dos mistérios da vida e da morte
Outra Mostra Especial do Fringe é a Transcendental. O objetivo da Mostra é atrair pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a arte transcendental, que tem o intuito de provocar uma reflexão sobre os mistérios da vida, da morte e do universo, contemplando a vastidão de experiências físicas, psíquicas e emocionais.

CONFIRA NO FRINGE

  • Poéticas de Terra e Céu: O trabalho traz referências do universo poético das palavras do eterno Manoel de Barros. 28 e 29 de março. Casa Damaceno.
  • Relicário: A peça se passa em uma casa de repouso para idosos e é neste cenário que pelas relações entre cada um dos velhinhos e velhinhas vamos descobrindo suas histórias, suas manias, obsessões, e além de tudo, suas memórias. 1, 2 e 3 de abril. Teatro Cena Hum.
  • Rysas i Sonrisas: é um espetáculo de palhaçaria que celebra as cenas circenses tradicionais em leituras contemporâneas. Na busca por reviver a tradição dos palhaços, a trupe se lança à pesquisa de entradas clássicas, adicionam elementos próprios e trazem nesse espetáculo o encontro entre o riso ancestral e o atual. O espetáculo foi criado pela cia Risas y Rebeldia, em Curitiba, ao final do ano de 2017, passou por NOVE cidades e dois estados, impactando quase quatro mil pessoas. Esteve também em três festivais de teatro e palhaçaria, tudo isso num curto espaço de tempo.

Dois espetáculos, duas sessões do Risorama e uma sessão de Dezembro com ingressos esgotados
Neste momento, dois espetáculos da Mostra 2019 estão lotados em todas as suas apresentações: “Dogville” e “Sísifo”. A sessão do dia 5 de abril de “Dezembro” também estão esgotada. Além desses, as sessões do dia 30 de março e 1 de abril, do Risorama, estão lotadas (foram abertas sessões extras nestas noites).
Dogville
https://drive.google.com/open?id=1wI5T1cV-2Vmh6DE1-8bIg9236onRH8aY
Sísifo
https://drive.google.com/open?id=1DtqS694nQZ89OHB7_vj5JJujn83Edw9Z
Dezembro
https://drive.google.com/open?id=1BWIBQswLNGmSpu-Mzs_YPLcY_jdFoI9L

ATENÇÃO PARA ALTERAÇÕES DO FRINGE
O Fringe é um evento simultâneo do Festival de Curitiba que traz a participação espontânea de companhias do Brasil inteiro. São quase 400 atrações em teatros, praças, ruas e espaços alternativos por toda Curitiba e Região Metropolitana. Por essas características – tamanho e espontaneidade -, é inevitável e até natural que algumas atrações sofram alterações. Espetáculos de rua podem ser reposicionados em áreas cobertas em caso de mau tempo. Imprevistos de produção podem causar mudanças de horário e de dias de apresentação. Lotações esgotadas acabam rendendo sessões extras. Agendas de atores podem provocar trocas de horários. E, até mesmo, por questões diversas, alguns grupos podem vir a cancelar sua participação e, nesse caso, as sessões de seus espetáculos também não acontecem. Portanto, informaremos sempre no site do Festival de Curitiba todas as alterações que acontecerem na programação do Fringe.
*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FESTIVAL, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, mostra, OPORTUNIDADE, PASSEIO, SHOWS, TEATROTags:, , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s