Dia global para promover o feijão e pulses acontece em Curitiba

 

Evento é celebrado nos quatro cantos do mundo

 

Feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, favas secas e outras leguminosas são destaque no mundo todo a ponto de serem celebradas com um dia só para elas. Desde 2016, a Organização das Nações Unidas classificou as sementes como Pulses e o Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe) passou a aderir à ideia de celebrar essa fonte de vitamina como já é feito em vários outros países e Curitiba entra no roteiro. De 6 a 9 de fevereiro recebe o Dia Global dos Pulses e celebra o primeiro Dia Mundial do Feijão. O evento é organizado pelo Ibrafe, tem apoio da Prefeitura de Curitiba através da SMAB – Secretaria Municipal de Abastecimento. Um dos lugares que será palco para a celebração é o Mercado Municipal de Curitiba, que abriu as portas para o encontro através da Ascesme – Associação dos Permissionários Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba.

 

Palestras, oficinas gastronômicas e exposição de pulses fazem parte da programação. No dia 06, às 11h, a vice-presidente do Ibrafe, Valéria Lüders, vai falar sobre a importância dos pulses. Também haverá exposição de grãos e uma aula-show de gastronomia com o chefe de cozinha Reinhard Pfeiffer. A receita é um Brownie de Feijão servido com sorvete. No sábado, dia 9, também a partir das 11h, acontece mais uma sessão da palestra e a receita do dia é com pulses germinados a cargo do chefe André Pionteke.

 

A participação é gratuita. Basta chegar e aproveitar. Lembrando que o Dia Global dos Pulses é comemorado no dia 10 de fevereiro através da Confederação Global de Pulses. Neste dia, busca-se o estímulo ao consumo de pulses. Então todos podem participar preparando os grãos em casa ou consumindo em outros espaços. Se postar nas redes pode usar as hashtags #WordPulsesDay, #lovePulses #amofeijao.

 

Curiosidades

Só em 2016, primeiro ano do Dia Global dos Pulses, foram realizados 141 eventos em 36 países, envolvendo cerca de 21 milhões de pessoas.

 

O Brasil produz três milhões de toneladas de feijão e também consome essa quantidade. Para o Ibrafe é importante aumentar esses números.

 

Em partes da África e do Oriente Médio, muitos tipos de feijão são consumidos no café da manhã. No leste da Ásia o feijão Azuki é um ingrediente popular para fazer doces e até sorvete. O grão de bico torrado e temperado é um lanche popular na Índia. O feijão, juntamente com o milho, constitui a base da alimentação das civilizações Incas, Maias e Astecas. Lentilha, trigo e cevada são amplamente utilizados pelos povos do mediterrâneo.

 

Algumas sugestões de uso dos Pulses

Lentilha: pode ser a estrela em saladas, sopas, sopas, arroz e até servida como molho sobre massas.

Grão de bico: refogado, purê, massa para croquetes e bolos, em sopas e até farinha para preparo de pães.

Ervilha: consumida cozida, em saladas, recheios, sopas e outras preparações.

Feijão: pode ser utilizado como acompanhamento ou em preparações como sopa, salada, feijoada, acarajé, feijão tropeiro, baião de dois.

 

Serviço

O que: Dia Global dos Pulses e Dia Mundial do Feijão

Onde: Mercado Municipal de Curitiba

Quando: dias 06 e 09 de fevereiro a partir das 11h

Quanto: gratuitoPulses1

*com divulgação

 

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, PASSEIOTags:, , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s