

O encontro entre a tradição paranaense e italiano se chama lasanha de barreado
Todos conhecemos o poder do brasileiro na cozinha, mesmo tendo nossas regras e tradições sempre tentamos inovar em busca de um sabor ainda melhor, foram essas tentativas que criaram a deliciosa Lasanha de Barreado. Receita feita por Victor Broetto e sua esposa Fabricia, no restaurante DiLegno Cucina Italiana, combina a tradicional lasanha italiana com o sabor singular do barreado, uma iguaria típica do Paraná.
Enquanto a lasanha chegou ao Brasil no final do século 19, trazida pelos imigrantes italianos, o barreado tem raízes ainda mais antigas no país. Originário do litoral paranaense, com memórias do período colonial, onde era comumente preparado nas festas de Entrudo, que vem logo antes do Carnaval. Composto de carne cozida lentamente em panela de barro, arroz, farinha de mandioca e banana, o barreado era ideal para fornecer energia aos foliões.
Victor e Fabricia quando decidiram montar um restaurante pensaram em deixar como segundo plano as tradicionais receitas de lasanha à bolonhesa e experimentar algo novo. A Lasanha de Barreado mantém as camadas clássicas de massa, mas com um recheio inspirado na tradição paranaense, trazendo o doce da banana, o sabor robusto e suculento da carne e sem perder a elasticidade do queijo que é tradicional da lasanha criando uma experiência gastronômica única.
Este prato não apenas celebra a diversidade culinária do Brasil, mas também fortalece o turismo gastronômico na cidade de Curitiba fazendo parte do 1° circuito de inverno da cidade promovido pelo Bom Gourmet. Sendo o prato principal do combo da DiLegno Cucina Italiana além de você experimentar essa delícia também pode ganhar pontos do circuito.
A lasanha já sendo a queridinha dos brasileiros essa combinação tem tudo para ser um sucesso ao lado das receitas tradicionais. Afinal, a inovação na cozinha é sempre bem-vinda, especialmente quando resulta em pratos tão saborosos e carregados de história como este.
História e Tradição do Café Italiano: Uma Experiência Aromática
Porque em restaurantes tradicionais italianos como o Dilegno Cucina italiana tem a opção do cafezinho depois do almoço?
O café tem uma longa história na cultura italiana, tornando-se um elemento vital nos encontros sociais e momentos de prazer. Apesar de não ser um grande produtor, a Itália importa cerca de 8 milhões de sacas de café por ano, destacando sua paixão pela bebida.
Em cada lar italiano, a presença da tradicional cafeteira Moka é praticamente garantida, enquanto nos bares, as máquinas de expresso reinam soberanas. E no DiLegno Cucina italiana não seria diferente, tendo a opção de tomar um café fresquinho depois da refeição, já que com a média de consumo em quatro cafés por dia dos italianos, café é algo que não poderia faltar em um restaurante tradicional. O famoso “café expresso” teve sua origem na Itália, graças ao sistema de pressurização patenteado por Francesco Illy em 1935. Este método revolucionário tornou-se uma referência mundial para os amantes do café.
Apesar das diferenças regionais, o café é uma constante na vida italiana, desde o aroma matinal que preenche as cidades até os animados encontros nos bares. Mais do que uma simples bebida, o café é uma parte essencial da identidade e do estilo de vida italianos, convidando todos a desfrutar de sua rica tradição e sabor inigualável. Venha se deliciar com uma xícara de café italiano no Batel na mais nova sede do DiLegno Cucina Italiana e faça parte dessa história de paixão e tradição.
SERVIÇO: Di Legno Cucina Italiana
Victor Léo Broetto
Cappo do DiLegno Cucina italiana
41 98437-0810
@dilegnocucinaitaliana
victor.broetto@dilegnoci.com
Rua Bispo Dom José, 2655 – Curitiba
41 3203-3575
Rua Sesinando Benckendorf, 41
Emboguaçú – Paranaguá
41 3423-1801
*com divulgação
Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, PASSEIO, restaurantes













COMENTÁRIOS