Agenda Tarsila indica: Balé Teatro Guaíra apresenta o espetáculo ‘Terra Brasilis’, em Curitiba

Iniciativa ocorrerá de 22 a 24/04/2022

A Semana de Arte Moderna de 1922 faz 100 anos em 2022 e, para comemorar este marco cultural, a  Agenda Tarsila, pioneira e maior plataforma dedicada ao movimento modernista, indica evento que ocorre em Curitiba.

“Este é um balé para ser sentido”. É com essa frase que o diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni, convida o público para assistir ao próximo espetáculo da companhia, Terra Brasilis. A apresentação terá duas obras: uma de Alex Soares e outra de Jorge Garcia. Os dois são nomes de destaque da nova geração de coreógrafos contemporâneos no país. Terra Brasilis tem, então, uma relação antropofágica com a música Barroca de compositores como Vivaldi e Boccherini.

O coreógrafo Jorge Garcia, por exemplo, usa obras consagradas de Vivaldi – As Quatro Estações – para discutir o país contemporâneo, com figurinos e acessórios que remetem aos canaviais brasileiros. As obras de Jorge Garcia e Alex Soares se complementam no palco. Jorge trabalha com o grupo completo de bailarinos para dialogar com a ideia de coletividade, seja ela uma representação simbólica de coletivos rurais, seja de imigrantes de qualquer parte. Já o trabalho de Alex Soares parte de um conjunto homogêneo e massificado de bailarinos para discutir a construção de singularidade dos sujeitos. A comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil e dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 foram a base para a programação anual do Balé Guaíra. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.

tXPFj7plF3X3hNo8ca3vaRTkfFaRnEJjN6R_SmJm6ivS1LK2sv34Ntlif4_-X633oX9wBxzV0_ODPqOsW5bsK4nTef-IZxVFk1qSFtFmRMgadA9yDKKdyAUcsGQ4Mg

Crédito: Divulgação

Sobre a Agenda Tarsila

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), (CINEMA/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, eventos, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, musica, SHOWS, TEATROTags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s