12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado começa nesta quinta-feira

image001

Edição de 2020 promove a união entre colonos e restaurantes para a criação de receitas exclusivas

Estabelecido como um dos principais encontros de gastronomia do país, o 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado inicia nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, apresentando pratos especiais, programação cultural, oficinas gastronômicas online e concurso para escolher o melhor chef da Região das Hortênsias.  Com o tema “Do Produtor à Mesa“, durante 12 dias, os restaurantes participantes vão se unir a produtores da agroindústria local para oferecer receitas de dar água na boca.

Neste ano, as colonizações que fazem parte da história de Gramado e que integram o agronegócio da cidade serão contempladas no festival. Os pratos vão contar com insumos de colonos das comunidades das linhas Ávila Baixa, Ávila Alta, Caboclos, Carahá, Furna, Horlle, Quilombo, Marcondes, Mato Queimado, Moreira, Morro Agudo, Serra Grande, Tapera e Várzea Grande.

Cozinha Exeprimental - Chef Monica Noel
12Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado_Cozinha Experimental com a Chef Monica Noel, Oxford – As raizes da minha Terra. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Com curadoria dos chefs Endrigo Sedrez (Senac Gramado) e Rodrigo Mylius (UCS Campus Hortênsias), os restaurantes criaram receitas exclusivas para o Festival com os sabores da colônia. Entre os ingredientes selecionados estão: linguiça, salame, copa, lombo, queijos coloniais, torresmo, mel, ovos, cogumelos, massas artesanais, radicci, feijão vermelho, hortelã, rúcula, brócolis, couve, abóbora, cenoura, alface, aipim, manjericão, repolho, manjerona, iogurte, doce de leite, casquinha de laranja, açúcar mascavo, geleias e doces de uva, abóbora e figo, vinho branco e espumante.

Restaurantes e Vinícolas

O circuito gastronômico da 12ª edição contará com 28 restaurantes confirmados: Armazém do Bill, Belle Vitrine, Bistrot Pastasciutta, Burguertino, Brûlée Bistrô, Cantina Pastasciutta, Casa da Madre, Casa Di Pietro, Colosseo, Divino, Dreams Motor Show, DUO, Gran Fondue, Hard Rock Cafe Gramado, Il Piacere, Imperador dos Camarões, Josephina, La Braise, La Place D’or, Le Chantilly, Le Grand Burger, Maison Enchantée, Malbec, Olivas GastroBar, O’Pasta, Primrose – Saint Andrews, San Tao e Toro. Os pratos têm valor único de R$40,00 e as opções doces R$20,00. Alguns estabelecimentos oferecem a opção de entrega ou retirada.

Boscato e Dunamis são as vinícolas oficiais do Festival, com rótulos disponíveis nos restaurantes.

Atrações Culturais

Somado à programação gastronômica, o Festival contará com cerca de 35 apresentações culturais de artistas locais, de diferentes estilos musicais, em formato solo, duo e trio, durante todos os dias. Em clima intimista, os shows ocorrerão dentro dos restaurantes participantes, em horários de almoço e jantar, cumprindo todas as normas de segurança necessárias.

Dentro da programação cultural, o Festival também apresenta a mostra “A Arte da Terra”, do fotógrafo Leonid Streliaev, que estará exposta na Rua Coberta durante o período do evento. Cerca de 20 obras retratam tanto a alma de quem produz como os alimentos consumidos pelos moradores da cidade e por turistas do Brasil e do exterior que visitam Gramado. Trata-se de uma viagem pela cultura e raiz de quem colonizou a cidade.

Cozinha Experimental

Neste ano, a concorrida e prestigiada Cozinha Experimental acontece no ambiente digital. Gravadas na cozinha do SENAC Gramado, as oficinas gastronômicas explicam o passo a passo para preparar iguarias típicas da região. As aulas já estão sendo disponibilizadas gratuitamente, de forma gradativa, no canal oficial do Festival no Youtube. Os participantes também podem acessar um e-book com todas as receitas no site.

Acessibilidade

Para ampliar os recursos de inclusão social e realizar ações assertivas, a edição deste ano conta com a consultoria da Semearhis, startup de Impacto Social voltada para o relacionamento humano, especializada na inclusão das PcD (Pessoa com Deficiência). Através da parceria, os cardápios serão disponibilizados com tradução em Braile, além de Audiodescrição e Narração – tecnologia assistiva que traduz imagens em palavras -, que estará disponível nos celulares dos garçons para todos que tiverem interesse na experiência. Cinco oficinas gastronômicas da Cozinha Experimental contam com transmissão e interpretação em LIBRAS por intérpretes surdos e ouvintes. Alguns restaurantes também contarão com cartão de visita em Braile.

Concurso Melhor Chef

O clássico Concurso Melhor Chef, com participantes da Região das Hortênsias, tem sua grande final marcada para o dia 02 de outubro. A disputa acontece na cozinha do SENAC Gramado, apoiador do Festival, com cobertura nas redes sociais. Entre os finalistas estão os chefs Arika Messa, Bruna Gotardo e Jesley Agostinho.

Na data, os jurados terão a experiência da Caixa Sensorial Olfativa, um projeto-piloto da startup Semearhis para inclusão de cegos, surdocegos e deficientes de baixa visão. Os pratos dos finalistas serão inseridos nessa caixa. Com os jurados vendados, haverá narração sobre o prato, textura, cheiro e ingredientes.

O 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado acontecerá com todos os procedimentos de saúde e segurança recomendados pelos órgãos e vigilância sanitária. As medidas de distanciamento e higiene estarão de acordo com as orientações já aplicadas nos restaurantes associados da Abrasel. O coreto, na Praça Major Nicoletti, será o ponto institucional, que oferecerá informações gerais sobre o Festival.

Mais informações no site https://www.festivalgastronomiagramado.com.br/.

Saiba Mais:

Para dar água na boca!

Confira os pratos criados com exclusividade para o 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. A saber: Os ingredientes coloniais utilizados nas receitas estão grifados em negrito.

Armazém do Bill – Creme de aipim com ossobuco desfiado servido no pão italiano, crocante de torresmo e pesto de radicchi.

Belle Vitrine –  Risoto de linguiça fresca e a opção vegetariana, Risoto de Shimeji. (Entrega e Retirada)

Bistrot Gramado Pastasciutta – Gnocchi de mandioca ao molho de ragu de linguiça flambado com graspa envelhecida e finalizado com brotos de salsa orgânica. (Entrega e Retirada)

Burguertino – Hambúrguer elaborado com blend de carnes selecionadas e linguiça colonial no pão branco, maionese de rúcula, tomate seco produzido pela casa, queijo provolone, rúcula e cebola roxa preparada com mel e pimenta. (Entrega e Retirada)

Brûlée Bistrô – Linguine ao velouté (molho) de vinho branco com queijo colonial grelhado com diferentes texturas de copa (crisp de copa, vinagrete de copa e copa assada)

Cantina Pastasciutta – Polpetone recheado e gratinado com queijo colonial sobre Polenta mole e pomodoro rústico finalizado com radicci orgânico crocante e um fio de mel. (Entrega e Retirada)

Casa da Madre – Risoto Italianíssimo com salame e queijo colonial, rúcula, tomate seco, geléia de morango com pimenta.

Casa Di Pietro – Matambre suino a milanesa, purê de batata doce e mix verde com mouselini de iogurte.

Colosseo – Lombo grelhado defumado com molho agridoce de uva , acompanhado de farofa de abacaxi e salada de alface.

Divino – Lombo de cordeiro grelhado, com chantilly de iogurte natural e favo de mel, acompanhado de brócolis e tomates orgânicos salteados.

Dreams Motor Show – Massa Risoni na manteiga e creme de parmesão com nozes coberta por costela ao molho de cerveja e torresminhos crocantes. (Entrega e Retirada)

DUO – Baião de dois com charque desfiado, farofa de couve com ovos, e crisp de salaminho.

Gran Fondue – Penne ao molho mel e mostarda, acompanha escalope de filé grelhado na banha colonial, ovo pochê, buquê de brócolis. (Entrega e Retirada)

Hard Rock Cafe Gramado – Massa tipo talharim ao molho de três queijos, levemente picante, com pimentões vermelhos, polvilhada com queijo parmesão e salsa, coberta de fatias de frango grelhado, garlic bread e side de rúcula com torresmo. (Entrega e Retirada)

Il Piacere Linguiça colonial grelhada, pão italiano de cenoura, creme de mostarda, vinagrete e farofa.

Imperador dos Camarões – Risoto de queijo brie com figos compota e camarão flambado vinho branco e azeite trufado de manjericão. (Entrega e Retirada)

Josephina – Polenta cremosa com queijo colonial ao ragu de shitake, gema curada, brócolis no alho. (Entrega e Retirada)

La Braise – Costela suína levemente defumada, braseada em molho agridoce ,gremolata de cebolinha verde e tropeirinho de feijão vermelho.

La Place D’or – Salmão grelhado ao molho de espumante, acompanha risoto de casquinha de laranja e parmesão colonial.

Le Chantilly – Crepe francês com doce de leite, morangos frescos e farofinha crocante de casquinha de laranja. (Entrega e Retirada)

Le Grand Burger – Pão australiano, hambúrguer de carnes nobres de 150g, abóbora caramelizada com açúcar mascavo levemente apimentado, shimeji refogados na manteiga, rúcula , molho LGB, queijo camembert, cebola roxa e tomate cereja. (Entrega e Retirada)

Maison Enchantée – Lombo de porco grelhado ao molho shoyo, mostarda, calda de geleia de figo, purê de batata e crispis de couve. (Entrega e Retirada)

Malbec – Prime rib durok grelhado com legumes assados e farofa de feijão e lombo.

Olivas GastroBar – Costelinha bbq com vinagrete de feijão e cenoura caramelizada com especiarias. (Entrega e Retirada)

O’Pasta –  Penne Gran Duro, molho de tomate com especiarias, linguiça fresca salteada, lascas de queijo colonial e cheiros verdes. (Entrega e Retirada)

Primrose – Saint AndrewsCostela em sous vide com demi glacê, farofa de baru com espuma de iogurte e hortelã.

San Tao – Guioza de linguiça com repolho refogado e hortelã.

Toro – Pão brioche, burger de carne bovina selecionada, maionese de manjerona, queijo colonial e shitake caramelizado com Jack Daniels. (Entrega e Retirada)

PROGRAMAÇÃO CULTURAL *

Exposição fotográfica “A Arte da Terra”, por Leonid Streliaev

Data: 1º a 12 de outubro, na Rua Coberta

Entrada Franca

Shows musicais

01/10 (quinta-feira) 

20h – Cinnamon –  Local: Toro

20h – Big Hits – Local: San Tao

02/10 (sexta-feira)  

12h – Matheus e Joe – Local: Di Pietro

19h – Duo Violão e Acordeon  –  Local: Belle Vitrine

20h – Jazz Mix  – Local: La Braise

03/10 (Sábado) 

13h – Pepeu Gonçalves – Local: Cantina Pastasciutta

20h – Bruno Quadrado – Local: II Piacere

21h – Gabriel Boelter – Local: San Tao

21h – Matheus e Joe – Local: Gran Fondue

04/10 (Domingo) 

12h – Juliano Bolf – Local: II Piacere

19h – Two Peas – Local: Burguetino

20h – Maurício Santos – Local: Imperador dos Camarões

21h – Pepeu Gonçalves – Local: Malbec

05/10 (segunda-feira)     

12h – Laerte Hugentobler  – Local: Josephina

19h – Show Brasil – Local: Brulée Bistrô

06/10 (terça-feira)

19h – Acoustic Sensation Live – Local: Cantina Pastasciutta

20h – Duo Folks – Local: La Place D’Or

21h – Jerônimo Tomazelli Trio – Local: Hard Rock Café

07/10 (quarta-feira)

19h – DJ Michele Wender – Local: Casa da Madre

20h – Will Romero – Local: Le Grand Burger

08/10 – (quinta-feira)

19h – Evandro Martins – Local: Colosseo

21h – DJ Greg – Local: O’Pasta

09/10 (sexta-feira)

19h – DJ Michele Wender –  Local: O’Pasta

20h – O Som do Vento – Local: Malbec

21h – Acoustic Sensation Live – Local: Belle Vitrine

10/10 (sábado)

12h – Matheus e Joe  – Local: Olivas Gastro Bar

20h – Duo de Cima – Local: Maison Enchantée

11/10 (domingo)

12h – Matheus e Joe  – Local: O’Pasta

13h – Lady Loucura – Local: Dreams Motor Show

20h – Bow Tie – Local: Di Pietro

12/10 (segunda-feira)

20h – Matheus e Joe – Local: DUO

*Programação sujeita a alterações

PROGRAMAÇÃO COZINHA EXPERIMENTAL ONLINE

19/09 – (LIBRAS) O sabor da massa fresca recheada -Tortéi com abóbora, canela e ovo caipira, com Chef Larissa Marques (Senac Gramado)

20/09 – Aligot de Aipim com Cogumelos Defumados e Crispis de Couve, com Chef Rodrigo Mylius (UCS Hortênsias)

21/09 – A Cultura do Mate Chimarrão – Origens e saberes desta bebida ancestral, com Fernanda Valente e Rodrigo Schlee (Matería Capitão Rodrigo)

22/09 – (LIBRAS) A tradição do Pão colonial, recheado com salame e copa lombo, com Chef Endrigo Sedrez (Senac Gramado)

23/09 – Cozinha de vanguarda com produtos de Gramado -Risoto de cogumelos, com Chef Endrigo Sedrez (Senac Gramado)

24/09 – Risoto de Laranja ao Pesto, com Chef Rodrigo Mylius (UCS Hortênsias)

25/09 – (LIBRAS) Truta recheada com presunto de parma ao molho de champignon, com Chef Mamadou Sène (Senac Porto Alegre)

26/09 – Canjiquinha com Linguiça Colonial e Queijo Serrano, com Chef Rodrigo Mylius (UCS Hortênsias)

27/09 – As raízes da minha Terra, com Chef Monica Noel (Oxford e Strauss)

28/09 – (LIBRAS) Descobrindo o sorrentino, com Chef Toríbio Malagodi (Engenho da pasta)

29/09 – A tradição reinventada, bolinho de batata recheado com costelinha de porco defumado, com Chef Endrigo Sedrez (Senac Gramado)

30/09 – Panna Cotta com Mel e Farofa de Cookies, com Chef Iraci Brohem (UCS Hortênsias)

01/10 – (LIBRAS) Sabor do sul – Carreteiro defumado, com Chef Larissa Marques (Senac Gramado)

02/10 – Culinária Ancestral Ayurveda, com Vanessa Santetti – Terapeuta Ayurveda

03/10 – Compotas de figo e doce de abóbora com crème de açafrão e cream cheese, com Chef Mamadou Sène (Senac Porto Alegre)

04/10 – Tiramisú, Café Chocolate e Casquinha de Laranja, com Chef Iraci Brohem (UCS Hortênsias)

05/10 – (LIBRAS) Feijão à moda portuguesa, explosão de sabores, com Chef Endrigo Sedrez (Senac Gramado)

06/10 – A clássica torta de maçã -Tarte Tatin, com Chef Larissa Marques (Senac Gramado)

07/10 – Benefícios da pimenta: Polenta com Molho Suave da Mama, com Mario Bellio Jr. (Bellio Artigianale)

08/10 – Canapé de pão de milho com geleia, com Chef Larissa Marques (Senac Gramado)

09/10 – (LIBRAS) Semeando Impacto Social, com Semearhis

SERVIÇO

12º FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE GRAMADO

Pratos do Festival, Atrações Culturais e Oficinas Gastronômicas Online

Data: 1º a 12 de outubro de 2020

Local: Gramado (RS)

Instagram: @festivaldegastronomia

https://www.festivalgastronomiagramado.com.br/

Patrocínio: Oxford e Strauss

Apoio Especial: Sicredi e Sebrae

Apoio: Senac, Ucs, Adylnet, Connect, Medmicro e RR Imperatriz

Agência Oficial: Vento Sul

Hotel Oficial: Fioreze Hoteis

Apoio institucional: Emater

Colaboradores: Cristais de Gramado, Matería Capitão Rodrigo, Temperos Bellio, Semearhis, Leonid Streliaev, Hospitalidade Gramado, Santho Aroma, Boscato e Dunamis.

Agente cultural: AM Produções

Promoção: Prefeitura de Gramado

Correalização: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Região das Hortênsias.

Realização: Gramadotur

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FESTIVAL, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s