Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Alzheimer (21/09)

LIVRO INFANTIL “OPA” FALA SOBRE ALZHEIMER ATRAVÉS DA RELAÇÃO DE UM INVENTOR COM SUA NETINHA

Será o primeiro lançamento de livro Drive Thru do Brasil. 20% da renda terá como destino as ações do Museu da Vida, da Pastoral da Criança Uma colher com furos para quem precisa comer menos.

Um barco-balão que navega e voa para qualquer lugar do mundo. Estas são algumas das criações do Opa, um inventor que encanta a netinha com suas histórias fantásticas. Porém, pouco a pouco as memórias do avô se confundem. Ele passa a esquecer do passado e a agir diferente.

A neta vai percebendo as características da doença do Opa. O exuberante chapéu cheio de lâmpadas representa o avanço do Alzheimer. A cada acontecimento, uma luz se apaga. “É uma metáfora do que acontece com a memória do personagem”, explica o escritor Adilson Farias. Opa significa avô em alemão, que é a forma como todos chamavam Neri Horn, sogro do artista falecido em 2016, que foi a inspiração do personagem. A criança do livro teve como inspiração a filha de Adilson, que conviveu por dois anos com o avô portador da doença.

O primeiro lançamento de livro Drive Thru do Brasil

Por conta da pandemia e a necessidade de isolamento social, o livro será lançado em esquema Drive Thru, uma iniciativa pioneira no Brasil. Os exemplares podem ser comprados no site da Prosa Nova, onde o cliente pode escolher receber pelos correios ou retirar no local do lançamento com o autógrafo do autor. O evento está marcado para 26 de setembro, sábado, das 15h às 18h. A ação acontecerá no pátio do Museu da Vida, anexo à Pastoral da Criança, no bairro Mercês, na capital paranaense.

A organização do evento montou um esquema obedecendo aos protocolos de segurança e higiene. O autor entregará o exemplar autografado pela janela do carro dos leitores. 20% da renda da ação será destinada para as ações do Museu da Vida. Para a editora do livro e produtora cultural, Celina Fiamoncini Andrioli, “É importante abordamos o assunto do envelhecimento com as crianças de forma lúdica e responsável. Desta forma, podemos ajudar na criação de uma consciência a respeito do tema desde cedo”. http://www.prosanova.com.br

Este é o primeiro trabalho de Adilson como escritor. Como ilustrador, Adilson tem mais de vinte anos de atuação em editoras brasileiras e estrangeiras. No Brasil, ilustrou textos de autores como Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Pedro Bandeira.

Sobre o projeto
Opa é o terceiro livro publicado pela Editora Prosa Nova como editora. O projeto foi viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Profice), com o apoio da Copel. Além do livro, a iniciativa contou com uma série de oficinas digitais de ilustração para crianças ministradas por Adilson Farias, além de uma live sobre envelhecimento saudável. 1200 exemplares foram distribuídos gratuitamente para bibliotecas e escolas públicas. A versão digital será disponibilizada online e gratuitamente no site da Prosa Nova (www.prosanova.com.br). O site reúne também várias informações sobre o Alzheimer, livros, filmes e outras leituras sobre o tema.

Sobre o Alzheimer
Com o crescimento da população de mais de 60 anos no Brasil, o mal de Alzheimer deve se tornar um problema de saúde pública. Já se contabilizam mais de 20 milhões de casos, conforme dados da Academia Brasileira de Neurologia. Uma doença silenciosa que se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo, passando para mudanças de comportamento que se agravam a cada dia. A doença começa quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso está errado. A causa exata é desconhecida. “É um envelhecimento doentio que tem fator genético, mas sozinho não se explica”, afirma o professor de geriatria e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, a Abraz, José Mario Tupiná Machado. O Alzheimer é a demência neurodegenerativa mais comum em pessoas de idade, sendo que, como explica o professor, “metade das pessoas com mais de 90 anos tem Alzheimer ou outra demência”.

Serviço
Lançamento do livro Opa, de Adilson Farias.
Editora Prosa Nova http://www.prosanova.com.br/projetoopa
Data: 26 de setembro de 2020
Horário: das 15h às 18h
Local: Museu da Vida R. Jacarezinho, 1691 – Mercês, Curitiba – PR, 81020-490

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, LIVROS - LIVRARIA, SAÚDETags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s