LIDE Talks reúne especialistas para discutir as novas fontes de energia de baixa emissão de gases de efeito estufa

Tema é essencial para alertar a sociedade em relação a uma nova forma de pensar na sustentabilidade aliada ao desenvolvimento econômico 

No mundo todo, são discutidos temas que podem contribuir efetivamente para a redução da emissão de gases de efeito estufa no planeta. Neste cenário, o gás natural ganha destaque, por ser um combustível que apresenta uma menor emissão de poluentes quando comparado a outros de origem fóssil e por suas características competitivas para o desenvolvimento industrial. 

Na próxima terça-feira (21), LIDE Paraná reunirá especialistas para debater o assunto com o intuito de alertar a sociedade para uma nova forma de pensar na sustentabilidade aliada ao desenvolvimento . O LIDE TALKS receberá Rafael Lamastra, Presidente da Compagás e vice-presidente do Conselho de Administração da Abegás (Associação Brasileira de Gás Canalizado), Alessandro Gardemann, Presidente da Abiogás (Associação Brasileira de Biogás) e Cassio Silva – Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel.

O objetivo é compartilhar experiências e informações sobre como o uso de combustíveis que apresentam baixa emissão pode contribuir de forma significativa para a economia da indústria e ainda trazer ganhos importantes ao meio ambiente. 

“O gás natural é um insumo que contribui para o desenvolvimento e a nossa expectativa é de crescimento no uso deste combustível e da sua participação na matriz energética, tanto em cenário nacional quanto estadual”, declara Rafael Lamastra, Presidente da Compagás e vice-presidente do Conselho de Administração da Abegás.

Segundo Lamastra, a abertura de mercado proposta pelo Governo Federal está estimulando a entrada de novos players do segmento e com isso será possível ter uma maior competitividade nos preços praticados, o que beneficiará todos os consumidores. O processo deve contribuir também para a aceleração da expansão da rede canalizada e para o desenvolvimento de aplicações do uso do gás – como geração de energia elétrica, usos industriais, veículos leves e pesados e também nas residências.

No entanto, o país ainda carece de uma infraestrutura de transporte maior e que dê suporte ao crescimento do consumo. “Penso que isso é algo que tem que começar a trabalhar agora para se resolver daqui a alguns anos – é necessário investimento e suporte legal para permitir a ampliação da infraestrutura de distribuição, buscando a interiorização.” 

Com relação aos impactos da pandemia, de março até aqui, a Compagás, chegou a perder 30% do volume distribuído, mas a indústria já mostra sua recuperação e a curva de consumo começa a mostrar uma retomada e estabilização. Diferente de outros Estados, no Paraná a redução demorou algumas semanas para acontecer e, em consequência, demorará um pouco mais de tempo para se normalizar. “No entanto, acreditamos que parte deste volume pode não ser recuperado ou que essa recuperação aconteça de forma mais espaçada – reflexo dos efeitos negativos que a pandemia vai deixar como herança para a nossa Economia.”

A missão do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) é fomentar a livre iniciativa e a presidente da entidade no Paraná, Heloisa Garrett, comenta que promover esta discurso neste momento é importante para nos prepararmos para a retomada e para um novo momento da indústria. “Estamos repensando novas formas de produção, e a energia é um dos fatores cruciais que também precisamos discutir, interfere diretamente na competitividade e no meio ambiente”, destaca.

Para ampliar o debate, o webinar promovido pelo LIDE será aberto ao público por meio da plataforma zoom. O acesso será pelo link: https://bit.ly/omercadodogas

CONVITE_-_LIDE_TALKS_O_MERCADO_DO_GÁS

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADETags:, , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s