Saiba quais são os alimentos da safra de maio e junho e prepare receitas mais nutritivas

660deaaa3282d301f793c918fdabfec3

Confira a lista completa de frutas, legumes e verduras do período, que oferecem mais sabor e custo acessível

Conhecer os alimentos da safra é essencial para economizar, afinal, é possível encontrar frutas, legumes e verduras com preços mais acessíveis em feiras e supermercados. Além disso, os alimentos da época oferecem ainda mais nutrientes quando consumidos em seu período ideal de colheita.

A abóbora, por exemplo, está mais propícia a ser colhida durante os meses de maio e junho, assim como a abobrinha, a berinjela, a tangerina, a uva e a laranja-lima. Confira abaixo a lista completa:

MAIO

Frutas: abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera, tangerina e uva;
Verduras: alho-poró, almeirão, erva-doce, louro, nabo;
Legumes: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo e rabanete.

JUNHO

Frutas: carambola, kiwi, laranja-lima, marmelo, mexerica e tangerina;
Verduras: agrião, alho-poró, almeirão, brócolis e erva-doce;
Legumes: abóbora, batata-doce, berinjela, cará, cenoura, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde e palmito.

No destaque, está exatamente a abóbora para a elaboração de pratos diversos, afinal, é versátil e harmoniza em receitas doces ou salgadas. Rica em vitaminas e minerais, é benéfica para o organismo. Por isso, Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul do País, ensina como preparar duas saborosas receitas com o legume: Torradas com Quibebe e Chips de Copa e Lasanha de Abóbora com Carne Seca. Confira:


Torradas com Quibebe e Chips de Copa

 

Ingredientes
100 g de copa fatiada finamente
2 colheres (sopa) de azeite (30ml)
1 dente de alho picado (5g)
1 cebola pequena fatiada (80g)
500 g de abóbora em cubos pequenos
sal a gosto
10 unidades de Torrada Tradicional Isabela

Modo de preparo:

– Preaqueça o forno a 180°C.

– Forre uma assadeira com papel-manteiga e disponha as fatias de copa uma ao lado da outra, deixando um espaço entre elas.

– Leve ao forno, a 180ºC por 10 minutos ou até que estejam crocantes. Reserve.

– Em uma panela média, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola até murcharem. Adicione a abóbora e misture.

– Cozinhe em fogo baixo até que a abóbora se desmanche. Se necessário adicione mais água quente, aos poucos.

– Tempere com sal e noz-moscada.

– Sobre cada torrada, sirva uma porção de quibebe e finalize com um chips de copa. Sirva imediatamente.

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos

Lasanha de Abóbora com Carne Seca

Lasanha-de-Abobora-com-Carne-Seca

 

Ingredientes:
1 embalagem de Lasanha Isabela
½ kg de carne seca
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
½ litro de molho de tomate
1 xícara (chá) de água
Pimenta dedo de moça a gosto
Salsinha a gosto
100 g de bacon
½ kg de abóbora
3 gemas
1 lata de creme de leite
Sal a gosto
Noz moscada a gosto
300 g de muçarela em fatias
50 g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

– Comece colocando ½ kg de carne seca de molho por 1 noite para tirar o sal. Troque a água de vez em quando. Cozinhe em panela de pressão com água suficiente para cobri-la por 1 hora e 30 minutos. Retire a carne da panela e desfie.

– Em uma panela média, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho. Junte a carne seca desfiada e deixe refogar. Acrescente ½ litro de molho de tomate, 1 xícara (chá) de água, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Acerte o sal, tempere com a pimenta dedo de moça, a salsinha, mexa delicadamente e reserve.

– A seguir, prepare o molho de abóbora. Frite 100g de bacon até soltar a gordura. Acrescente ½ kg de abóbora, tampe e deixe cozinhar, mexendo sempre até desmanchar e virar um purê. Se necessário, acrescente um pouco de água para não secar a mistura.

– À parte, bata bem as 3 gemas, 1 lata de creme de leite e ½ litro de leite. Retire o purê do fogo e acrescente a mistura de creme de leite, acerte o sal, tempere com a noz moscada e reserve.

– Monte a Lasanha em um refratário médio (35 x 22cm). Divida o molho de abóbora e o molho de carne seca em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de muçarela em 2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho de abóbora, tiras de lasanha, molho de carne seca, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de abóbora, tiras de lasanha, molho de carne seca, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de abóbora, molho de carne seca e finalmente queijo parmesão ralado.

– Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 25 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 5 minutos antes de finalizar o tempo. Retire do forno e espere 5 minutos antes de servir.

Para mais informações sobre a Isabela, acessewww.isabela.com.br

 

Sobre a Isabela

Líder em vendas nas categorias de Massas e Biscoitos na Região Sul do Brasil, a marca Isabela, que pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos, atua no mercado há mais de 60 anos. A marca é Top of Mind de massas e biscoitos há 29 anos consecutivos segundo a Revista Amanhã (RS) e foi contemplada pela 19ª vez consecutiva como a marca preferida e mais lembrada na categoria Biscoitos do Prêmio Marcas de Quem Decide 2019, segundo o Jornal do Comércio. Com o slogan “O sabor de família fica”, possui mais de 70 produtos em seu portfólio, entre eles as crocantes e fresquinhas Torradas, os Bolinhos Toons e o biscoito sabor Leite, um ícone da marca. Recentemente, foram lançadas as farinhas de Trigo que compõem a nova linha de produtos da marca, atendendo consumidores e, também, transformadores. As farinhas Isabela têm alta performance e são ideais para o preparo de bolos, pizzas, pasteis, massas frescas, entre outros pratos.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e mais de 35 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 30 países em todos os continentes.

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s