Torta Martha Rocha é declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná e ganha festival inédito em Curitiba

Um dos símbolos mais afetivos da confeitaria paranaense acaba de receber reconhecimento oficial. A torta Martha Rocha foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná, por meio do projeto de lei nº 924/2025, aprovado no dia 10 de fevereiro pela Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa é de autoria do deputado estadual Hussein Bakri (PSD) e reconhece o valor histórico, cultural e gastronômico de um doce que atravessa gerações e faz parte da identidade curitibana.
O empresário Sérgio Medeiros, da Curitiba Honesta, foi quem sugeriu o projeto ao deputado. “Esse é o primeiro passo para que depois possamos solicitar o selo de Indicação Geográfica para a torta”, diz ele, que é coordenador do fórum Origens Paraná, plataforma colaborativa que visa valorizar e promover produtos com Indicação Geográfica do estado.
Criada em 1954, em Curitiba, a torta nasceu como uma homenagem à paranaense Maria Martha Hacker Rocha, eleita Miss Brasil naquele ano e segunda colocada no concurso de Miss Universo. A autoria da receita é atribuída à confeiteira Dair da Costa Terzado, então proprietária da tradicional Confeitaria das Famílias, localizada no calçadão da Rua XV de Novembro. O sucesso foi imediato: a sobremesa conquistou a cidade, passou a marcar aniversários, casamentos e celebrações e, com o tempo, tornou-se presença quase obrigatória nas vitrines das confeitarias locais.
Festival inédito
Para celebrar o reconhecimento como patrimônio imaterial, Curitiba recebe, pela primeira vez, o Festival do Bolo Martha Rocha, que acontece de 4 a 15 de março, com 15 confeitarias participantes. A proposta é valorizar a história do doce, estimular a produção artesanal e convidar o público a revisitar sabores que fazem parte da memória afetiva da cidade.
O festival é organizado pela Curitiba Honesta, projeto que há 13 anos atua na valorização da gastronomia local e é responsável por alguns dos eventos gastronômicos mais populares da capital, como os festivais de Pão com Bolinho e Carne de Onça. O trabalho do grupo também foi fundamental para a conquista da Indicação Geográfica da Carne de Onça de Curitiba, obtida em maio de 2025.
Durante o período do evento, as confeitarias participantes irão oferecer fatias de Martha Rocha pelo preço único de R$ 19,50, permitindo que o público experimente diferentes interpretações do clássico curitibano. Além da experiência gastronômica, o festival reforça a importância cultural do doce, agora oficialmente reconhecido como parte do patrimônio imaterial do Paraná.
Mais do que um bolo, a Martha Rocha representa uma história de criatividade, orgulho local e tradição. O festival surge como uma celebração desse legado, conectando passado e presente por meio da confeitaria e reafirmando o papel da gastronomia como expressão cultural da cidade.
Mais informações: www.curitibahonesta.com.br.
Foto Gean Cavalheiro
 *com divulgação

Categorias:(CHOCOLATES/DOCERIAS), (DOCERIAS/PADARIAS), (EVENTOS), (FESTIVAIS), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, eventos, FESTIVAL, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, PASSEIO, restaurantesTags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

Avatar de VanessaMalucelliAndersen

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário