Cervejaria Swamp renova design das latinhas e resgata personalidade forte da marca

Uma personalidade forte e homenagem às origens. É assim que a Swamp Brewing, uma das mais conhecidas celebradas cervejarias artesanais do Paraná, define o novo design das latinhas usadas para envasar as cervejas produzidas em Curitiba.

Crédito: Amanda Queiroz/divulgação
Os novos rótulos, que somam 10 no momento e devem chegar a 20 até o final do ano, começaram a ser redesenhados há oito meses, como um trabalho de rebranding para aproximar ainda mais a marca dos seus fiéis consumidores.

Isso porque as latinhas tinham, até então, um design mais limpo e minimalista, fruto de uma ação adotada há três anos focando na primeira fase de expansão. Agora, com a marca já estabelecida no mercado, a Swamp resgata a identidade forte e característica pensada desde o começo.

“Quando abrimos a Swamp, em 2015, tínhamos um design mais despojado, com desenhos mais fortes, que vimos talvez ser um pouco incisivos para a época. Quatro anos depois, redesenhamos toda a linha de rótulos para um tom mais leve e minimalista, trocando apenas a paleta de cores de acordo com o tipo de cerveja. Agora que já estamos mais bem estabelecidos, e até mesmo analisando a concorrência, vemos que já podemos retomar a nossa personalidade original”, conta Eduardo Luiz Wamser, sócio da Swamp.

Para isso, ele e o sócio, Amauri Maia, chamaram o designer gráfico Marcelo Ferraz, mais conhecido como Nê, para repensar toda a identidade visual das latinhas, branding e merchandising, ressaltando os elementos originais e uma grande evolução da marca.

O profissional, que atua há 13 anos no mercado e autor de projetos para agências internacionais de design, resgatou elementos que contam a história da Swamp e a origem dela no bairro do Boqueirão, na zona leste da capital paranaense. A localidade hoje é bastante urbanizada, mas antigamente era tomada por banhados com capivaras, insetos e muita vegetação – o que inspirou também o próprio nome, que significa pântano na tradução do inglês.

“Neste novo projeto, cada lata conta a própria história, mesclando os elementos específicos da receita com a história contada em cada rótulo. A gente usa de muitas cores, imagens e tipografias criando personalidades únicas para cada cerveja, gerando uma marca forte e criativa”, explica.

Há, também, referências fortes aos elementos-base das cervejas produzidas pela Swamp, como o lúpulo e a cevada, mesclando a história da marca com momentos especiais vividos por ela. Além das latinhas, o novo design é levado para os copos, camisetas, bandeiras e muitos outros materiais.

Cada lata, uma história

Como a ideia é que cada lata seja única, Marcelo Nê junto com o time da Swamp pensaram em contar uma história específica. Entre elas, as duas primeiras e premiadas criações chamam a atenção: a Hop Bite, uma American IPA que retrata um grande inseto com uma ferroada de lúpulo, e a Pilz my Balls, uma India Pale Lager com divertidos desenhos de sapos amarelos nadando no Rio Iguaçu, o rio que corta o bairro.

Além delas, um destaque especial fica por conta da Grassroots, uma imperial IPA que traz uma identidade visual forte e chamativa que conta a história da Swamp. A linguagem Punk Rock/Hardcore utilizada, com o uso de spray e grafite sobreposto por letras amarelas em cima de cartazes com imagens reais da cervejaria, reflete no sabor intenso da bebida.

“É um rótulo disruptivo, com imagens de momentos marcantes da nossa trajetória, em um visual que remete aos cartazes punks estilo ‘lambe-lambe’ de antigamente”, conta Eduardo Luiz Wamser.

Há, ainda, uma curiosa referência à brincadeira de rua dos “piás” do bairro, os meninos travessos que brincam nas ruas com estilingue. A Slingshot é uma Hazy Pale Ale que traz os ingredientes da receita somados ao brinquedo “oldschool” que conquistou gerações.

Uma nova cara para crescer

Marcelo Nê conta que a renovação da identidade visual dos produtos é também sinônimo do amadurecimento da Swamp, o caminho natural que as empresas percorrem na medida em que crescem e se profissionalizam.

“Não é um trabalho fácil, requer muita análise de mercado sobre o que a concorrência está fazendo, quem é o público que está consumindo, onde a marca quer chegar, e assim por diante. É no rótulo que a empresa vai contar quem ela é o que oferece, as pessoas consomem primeiro com os olhos”, explica.

É a partir desse conjunto de questões que começam os primeiros rabiscos da nova identidade visual, para conquistar os clientes já num primeiro olhar e retratar qual é o conceito e a missão da marca no mercado. “Assim vamos mostrando como a Swamp preza pela qualidade das cervejas, crescendo no mercado sem deixar de lado as nossas origens e o cuidado que temos para manter a essência do que produzimos com tanto cuidado há mais de sete anos”, completa Wamser.

As cervejas da Swamp Brewing chegam hoje a sete estados do país, com distribuição mais focada no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A fábrica da marca está localizada na Rua William Booth, 3015, Boqueirão, Curitiba-PR. Outras informações pelo 41 3402-9099, em cervejariaswamp.com.br e no Instagram @swampbrewing.

*com divulgação

Categorias:(BEBIDAS), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s