Concerto tem música feita para mulheres interpretada por mulheres

 

Primeira orquestra exclusivamente feminina do Brasil, Ladies Ensemble apresenta Vivaldi, que compôs maior parte da sua obra para suas alunas

Vivaldi foi o compositor escolhido para as apresentações de 29 e 30 de abril da Ladies Ensemble, primeira orquestra profissional formada unicamente por mulheres no Brasil. Compositor e músico italiano do período Barroco, Antonio Vivaldi (1678-1741) compôs a maior parte das suas obras para mulheres: suas alunas do “Ospedalle della Pietà”, instituição veneziana que acolhia meninas órfãs. Na época, a qualidade da interpretação da orquestra feminina despertava a atenção, atraindo público de toda a Europa a Veneza.

Três séculos depois, o protagonismo feminino se repete com as 20 instrumentistas profissionais da Ladies Ensemble. Até mesmo as solistas são componentes da própria orquestra. “Comumente quando as orquestras escolhem os solistas para os espetáculos, as mulheres são preteridas, além da preferência ser por músicos convidados”, conta Fabiola Bach Akel, fundadora e diretora artística da orquestra. Para esse espetáculo, serão nove solistas do grupo: Leila Taschek, Thalita Ferronto, Okasana Meister, Anadgesda Guerra, as irmãs Jusley e Gisele Borges, Juliane Weingartner, Karina Romanó e Morgana Schvetler.

As apresentações ocorrem mensalmente em Curitiba, dentro do programa anual “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo”, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. A cada mês o programa muda, trazendo um novo espetáculo. A realização é do Solar do Rosário e as sessões ocorrem na sexta às 20h e no sábado às 17h. A regência será do maestro convidado Roberto Ramos.

O programa

Considerado um dos nomes mais notáveis da música clássica mundial, Vivaldi se destacou principalmente por seus 477 concertos, que influenciaram diversos músicos de períodos posteriores.

Neste espetáculo serão apresentados CONCERTO PARA 4 VIOLINOS EM B MENOR, RV 580 com as solistas Leila Taschek, Thalita Ferronto, Oksana Meister e Anadgesda Guerra; CONCERTO EM LÁ MENOR PARA DOIS VIOLINOS RV 522 com as solistas irmãs Jusley Borges Lajarin e Giselle Borges; AS QUATRO ESTAÇÕES com a Spalla da Orquestra Juliane Weingartner, na Primavera, Karina Romanó, no Verão, e Morgana Schvetler, no Outono; e a ABERTURA DA SINFONIA L´OLIMPIADE EM DÓ MAIOR, RV 725.

A Ladies Ensemble

Primeira orquestra formada só por mulheres no Brasil, a Ladies Ensemble atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. A orquestra é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra. 

O apoio a causas femininas é uma de suas missões centrais — entre elas, a conscientização sobre o câncer de mama. Para isso, produz iniciativas como o “Concerto das Rosas” — espetáculo apresentado para milhares de pessoas entre 2017 e 2018 com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de próteses mamárias.

Hoje com “casa própria” no Auditório Regina Casillo, a Ladies Ensemble tem entre suas missões a formação de plateia, a democratização da música clássica e a formação de musicistas. Desde seu início pioneiro como noneto, em 2009, até hoje, a orquestra influencia e inspira outras mulheres a seguirem seus sonhos e paixões sem medo. 

O projeto anual “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo” foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, e conta com patrocínio das empresas BHS Corrugated, Oregon, Nórdica Veículos, Guararapes, Impextraco, Tintas Dacar, Sollo Sul, Ferragens Negrão, Transunion, Abase Vet, Grupo Barigui Veículos, Grasp, Milium, Trutzschler, Agrosul Catarinense, GV2C, Tintas Alessi, Fobras, PASA, Delta Cable, Plast & Pack, M.A. Máquinas, Dissul, Stampa Food e Perkons. A Instituição beneficiada é o Hospital Pequeno Príncipe. A realização é do Solar do Rosário, espaço particular de Arte e Cultura em Curitiba fundado em 1992. Com direção geral de Lucia Casillo Malucelli e direção musical de Fabiola Bach Akel. Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria amada Brasil, Governo Federal.

Programa completo:

CONCERTO PARA 4 VIOLINOS EM B MENOR, RV 580

Neste concerto, cada solista terá o seu momento de falar e de brilhar.

Composto por 3 movimentos:

– Allegro

– Largo – Larghetto

– Allegro

O 1º e o 3º movimentos são da forma ritornelo, que em música significa retornos periódicos da melodia que se alternam com episódios contrastantes. Já o 4º movimento é lento, possui várias seções com ritmos pontilhados e repetições. O final é alegre e dançante, onde o primeiro violino predomina como solista e tem a sua oportunidade de brilhar.

Solistas: Leila Taschek, Thalita Ferronto, Oksana Meister e Anadgesda Guerra

CONCERTO EM LÁ MENOR PARA DOIS VIOLINOS RV 522

Esta obra faz parte de 12 concertos publicados em 1711, chamado L´estro armônico (A inspiração harmônica) e consolidou definitivamente Vivaldi como um dos mais importantes compositores de seu tempo.

– Primeiro movimento: ALLEGRO – inicia majestoso com toda a orquestra. A intervenção das solistas revela a beleza melódica e o caráter imitativo de melodias.

– Segundo movimento: LARGHETTO E SPIRITOSO – solene, permite às solistas explorar a expressividade e o lirismo, tão característico nas obras para violino de Vivaldi.

– Terceiro Movimento: ALLEGRO – o tema inicial passa pelos vários instrumentos da orquestra, em estilo imitativo. O virtuosismo dos violinos surge em andamento brilhante e vivo.

Solistas: Jusley Borges Lajarin e Giselle Borges – Duas irmãs

CONCERTO AS QUATRO ESTAÇÕES

Concerto composto em 1723. Ao contrário da maioria dos concertos de Vivaldi, tem um programa claro escrito na partitura do primeiro violino em forma de soneto, em que descreve cada estação do ano. Não se sabe a origem ou autoria desses poemas, mas especula-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito.

Em todos os quatro belíssimos concertos, Vivaldi representa com os instrumentos musicais sons da natureza. As Quatro Estações é a obra mais conhecida do compositor, e está entre as peças mais populares da música barroca.

Primavera

– Primeiro movimento: Allegro – representa a vivacidade da primavera, que é anunciada por toda a orquestra: três violinos fazem o canto de passarinhos e um novo tema sugere murmúrios das águas de uma fonte, que correm docemente em cima de pedrinhas. O segundo solo do violino indica tempestade, raios, trovões e relâmpagos. A tempestade passa e os passarinhos voltam a cantar.

Solista: Spalla da Orquestra Juliane Weingartner

Verão

Terceiro movimento: Presto – descreve o protagonista deste movimento, que é a tempestade. Vamos ouvir ventos, raios, trovões até explodir em uma grande tempestade, onde a orquestra toca vibrante e forte.

Solista: Karina Romanó

Outono

Primeiro movimento: Allegro – camponeses celebram de forma festiva e alegre a boa colheita, mas acabam bebendo em excesso, o que os faz dormir.

Solista: Morgana Schvetler

Inverno

Terceiro movimento: Allegro – único movimento da obra que já começa com um solo de violino, sugerindo o caminhar sobre o gelo, a passos lentos, com medo de cair, o que acaba acontecendo. O tutti orquestral expressa o caminhar com mais decisão até chegar na casa aquecida.

ABERTURA DA SINFONIA L´OLIMPIADE EM DÓ MAIOR, RV 725

Considerada uma das obras-primas de Vivaldi, esta típica Abertura com que se iniciavam as óperas italianas no tempo do compositor, é uma obra relativamente breve e sem qualquer relação temática ou emotiva com o drama da ópera que ela antecedia. Com andamento sempre rápido, vigoroso e cheio de contrastes, súbitas mudanças, perfeito para encerrar este belo concerto.

Serviço

Ladies Ensemble – Vivaldi

Datas: 29 e 30 de abril de 2022

Horário: Sexta às 20h | Sábado às 17h

Local: Auditório Regina Casillo – Rua Lourenço Pinto, 500, Centro, Curitiba – PR

Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)

Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808 / atendimento@diskingressos.com.br

449cf3d9-39bf-4828-8f2d-15b377ef9eff

Crédito das fotos: Wanderson Gonzaga

Neste sábado estive no evento que foi muito lindo!!!!! meus aplausos à todos os envolvidos na organização do espetáculo, confiram imagens que fiz para você meu leitor:

 

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, musica, SHOWS, TEATROTags:, , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s