Jogos e brincadeiras são essenciais durante férias escolares

88155aa91d0e05cf661a5205c22dbede

Jogos e brincadeiras são essenciais durante férias escolares

Cartilha gratuita com atividades recreativas que ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade é lançada pelo Instituto Futebol de Rua

Após meses estudando história, português e matemática dentro de casa, as crianças e adolescentes devem aproveitar as férias escolares variando o local das brincadeiras entre a sala de estar, quarto e quintal. Mesmo com o isolamento social e o lazer restrito ao ambiente doméstico, ainda é possível promover a diversão dos pequenos. Atividades recreativas, como jogos de tabuleiro ou até mesmo uma sessão de cinema em casa, podem ajudar crianças e adolescentes a diminuir o nível de estresse e ansiedade causados pela intensa rotina de estudos à distância.

A psicóloga Denise Sozzi explica que a alta demanda de atividades, somada ao novo formato de aulas, exigiu um controle emocional maior por parte das crianças e jovens ao longo dos últimos meses – o que pode desencadear um aumento do estresse. “Temos notado que os jovens têm dificuldade de manter a rotina de antes da pandemia. As atividades feitas em casa, com todos da família dividindo os mesmos ambientes e, às vezes, os mesmos computadores, a ansiedade pode aumentar, gerando desgaste físico e, principalmente, emocional. Por isso, é necessário mais organização e atenção da família”, diz a psicóloga.

Ainda não se sabe como será o ano letivo de 2021, mas para começar os estudos com a mente focada e descansada, é essencial aproveitar o período de férias e se recuperar do ano anterior. Para o coordenador pedagógico do Instituto Futebol de Rua, Eber Dartora, a inclusão de atividades dinâmicas e lúdicas na rotina ajuda as crianças a descansarem a mente e ainda contribui para o aprendizado. “Temos orientado as famílias a tomarem medidas simples, mas muito eficazes nesse momento, como jamais esquecer de brincar e se divertir. São essas atitudes que contribuem significativamente no processo de aprendizado e na garantia da saúde emocional das crianças e adolescentes”, explica.

O apoio e interação da família se torna ainda mais necessário neste período de isolamento. Propor atividades em conjunto, como levar os pequenos para a cozinha e assar um bolo, montar a piscina e aproveitar o calor do verão ou até mesmo confeccionar um jogo com os materiais recicláveis são formas de aproveitar as férias em casa e diminuir o estresse.

Pensando nisso, o Instituto Futebol de Rua, que atende jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil, preparou uma cartilha com diversas atividades para serem realizadas em casa durante o isolamento social, aliando habilidades educativas à descontração. Futebol de pedrinhas, amarelinha maluca e pebolim na caixa estão entre as opções de jogos e brinquedos que podem ser confeccionados com materiais recicláveis e na companhia dos familiares.

Para a assistente social Karine Lima, “a cartilha oferece possibilidades de interação entre a família de forma leve e possível em isolamento social. São materiais simples e de fácil acesso, que podem gerar momentos de diversão e relaxamento”.

Alguns conceitos importantes para a formação humana, como cultura da paz, cuidados de trânsito, educação financeira, combate ao racismo e reforço de valores como honestidade e amor próprio também são trabalhados pela cartilha por meio de atividades pedagógicas.

O material completo com as atividades e brincadeiras para estimular a criatividade e diversão das crianças durante as férias em casa está disponível no site https://www.futebolderua.org/cartilha-de-atividades.

Sobre o Instituto Futebol de Rua

Criado em 2006, o Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos que utiliza o esporte, a educação e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Presente em 12 estados, 22 cidades e com mais de dois mil beneficiários, o Instituto conta com metodologia exclusiva que alia aulas de formação humana ao futebol de rua. 

Inclusão de atividades dinâmicas na rotina ajuda as crianças a descansarem a mente e ainda contribui para o aprendizado
Créditos: divulgação

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADETags:, , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s