Corrida da Mulher celebra a importância feminina nas ruas de Curitiba

Primeira corrida exclusivamente feminina do Brasil incentiva mulheres a “serem o que quiserem”, inclusive nas ruas

Há 19 anos a Corrida da Mulher, organizada pela Global Vita Sports e Associação ProCorrer, encoraja a presença das mulheres no esporte. Considerada a primeira e mais longeva corrida exclusivamente feminina do Brasil nesta edição, domingo, 8 de março, a prova intensifica o desejo de tantas mulheres:  Seja o que você quiser. “Para marcar a 19° da corrida buscamos a referência na norte americana Kathrine Switzer (a primeira mulher a correr uma maratona) que, em 1967, foi literalmente agarrada pelo fiscal de prova da Maratona de Boston. Na ocasião, as provas de longa duração eram exclusivamente masculinas”, conta Arthur Trauczynski, diretor de negócios da Global Vita Sports.  Naquela época, as mulheres não podiam participar de maratonas, dá para acreditar?

Kathrine fez sua inscrição na prova usando apenas suas iniciais para esconder seu gênero e protagonizou uma das cenas mais emblemáticas do esporte. Jock Semple, escocês que comandava a prova com rigidez, tentou retirá-la à força da prova em frente ao caminhão da imprensa. A sua coragem, garra e vontade de ser o que ela quisesse, a transformou em um ícone do esporte e da luta das mulheres por equidade.

Corrida_da_Mulher_2

Corrida substantivo feminino

Apesar da participação das mulheres em provas de corrida de rua seja relativamente recente, atualmente o cenário das mulheres no segundo esporte mais praticado no Brasil é bem mais favorável. De acordo com pesquisa realizada por uma plataforma de venda de ingressos, divulgada no final de 2019, as mulheres já são responsáveis por 46% das inscrições em corridas no país. “Esse fenômeno é muito interessante, pois percebemos que as mulheres estão se apoderando da corrida como forma de manter a saúde e a qualidade de vida. Além disso, estão cada vez mais ativas e participativas em provas e eventos ligados ao universo da corrida. De 2017 para 2019, o percentual de mulheres inscritas nos eventos da Global Vita Sports saltou de 48% para 64%, um crescimento impressionante que reforça a importância de produtos específicos para esse público”, ressalta Arthur.

Mulheres e a corrida de rua, uma história recente

E é nesse contexto, que no Dia Internacional das Mulheres deste ano mais de DUAS MIL atletas serão o que quiserem ser correndo nas ruas de Curitiba, PR. A Corrida da Mulher 2020 será um marco histórico para as mulheres paranaenses!

Serviço: 19 ª Corrida da Mulher

Data: Domingo. de  8 de março de 2020

Local de largada e chegada: Shopping Müeller  (Avenida Cândido de Abreu, 127, Centro Cívico)

Distâncias: 6km, 10km, Caminhada e Corrida Kids

Horário da largada: 7h

Mais informações e inscrições: https://ticketagora.com.br/e/19-corrida-da-mulher-2020-29104

Realização e Organização: Associação Procorrer e Global Vita Sports

Corrida_da_Mulher_3

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, ESPORTES, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, SAÚDETags:, , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s