GoodTruck é um dos ganhadores do 13º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável

 

Projeto foi destaque na Categoria Social por suas ações de combate ao desperdício de alimentos e sensibilização sobre consumo consciente

O GoodTruck Brasil, projeto que nasceu na cidade de Curitiba (PR) a partir do sonho da Urbanista e Culinarista Gabrielle Mahamud em mudar o mundo ao seu redor, foi destaque do 13º Prêmio Ozires Silva, um dos principais prêmios de empreendedorismo sustentável do Brasil. A cerimônia aconteceu dia 6 de fevereiro e premiou projetos em diferentes categorias: Empreendedorismo Social, Empreendedorismo Ambiental, Empreendedorismo Econômico e Empreendedorismo Educacional, em três modalidades: Empresa (pequeno, médio, grande porte), Estudante e Pessoa Física.

Good Truck1

Na categoria de Empreendedorismo Social, o GoodTruck foi avaliado a partir de pilares como: soluções criativas para problemas sociais, atividades de conscientização social e projetos para cidadania e direitos humanos. O projeto atua transformando alimentos “excedentes” em refeições saudáveis e de qualidade para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os voluntários que participam passam por treinamentos sobre sustentabilidade e consumo inteligente, além de facilitações sobre empatia e autoconhecimento. Caroline Zambão, Head de Operações do GoodTruck, ressalta que todas as ações são pensadas para que as pessoas recebam não somente alimentos, mas cuidado, dignidade e amor. “Em resumo, nosso trabalho é sobre empatia e relações humanas. O prato de comida é a ‘ferramenta’ que usamos para chegar àquelas pessoas, ouvir suas histórias, medos e sonhos. O que queremos é que eles se sintam menos invisíveis”, comenta Caroline.

Ao todo, 800 projetos foram inscritos, desses 150 foram premiados. “É uma conquista enorme receber um prêmio com tanto significado. Estamos há três anos na estrada, já envolvemos mais de 700 voluntários, servimos mais de 7.500 refeições a partir de 4,3 toneladas de alimentos resgatados no CEASA de Curitiba e também doados por empresas parceiras. São números que realmente enchem nosso coração de orgulho”, explica Gabi Mahamud.

E esses números precisam crescer ainda mais porque só no Brasil, mais de 15 pessoas morrem, ao dia, por desnutrição, sendo que o país também está entre os 10 do mundo que mais desperdiçam comida. E os dados alarmantes não param por aí, já que até 2030 haverá um desperdício, a nível global, de cerca de 66 toneladas de alimentos a cada segundo, de acordo com um estudo conduzido pelo BCG. “Queremos expandir, queremos levar o projeto para outros Estados e esse prêmio nos abre portas para isso”, conclui Gabi.

Quem quiser conhecer mais sobre o projeto, se candidatar a voluntário e acompanhar as ações realizadas, tem a rede social @goodtruckbrasil. Por lá, as pessoas podem acompanhar e conhecer melhor tudo o que envolve a iniciativa, com imagens e textos.

Crédito de fotos: Divulgação

*com divulgação

 

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADETags:, , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s