Figura humana retratada por luz e sombras na nova exposição do Quintana

A figura humana retratada por meio de contornos e sombras. Assim definimos a exposição “Linhas, luz e sombras”, assinada por Pedro Egidio e Melissa Baltazar. Enquanto a artista traz a beleza do movimento do corpo em curvas, ângulos e detalhes, o fotógrafo os enxerga impregnados de contrastes à luz suave de fim de dia que, ainda que delicados, revelam contornos e sinergias que parecem inéditos, mas que são ancestrais. A mostra abre sexta-feira, 7 de junho, no Quintana Gastronomia, em um almoço especial das 11h30 às 14h30 (opções à la carte até 15h30)com a presença de ambos, além de uma mesa gastronômica inspirada nos artistas. O evento conta também com apresentações de expressão corporal pelo DeROSEMethod com Anna Carolina Gomes, Fernando Braga e Ricardo Poli; e música por Angelo Esmanhotto e Paulo Demarchi.

 

Cada artista traz 10 trabalhos interligados, conectados, que valorizam o corpo humano. “Linhas, luz e sombras – é tudo o que o cérebro precisa para identificar uma imagem”, explica Pedro. Melissa retrata o movimento, o estático, os elementos envolvidos, o corpo carne, o corpo pele, o corpo contorno, o corpo sombra. “Elementos sensíveis transcendendo a palavra como comunicação através das linhas no nanquim e manchas de aquarela”, explica Melissa. Suas obras tem apoio da Molduraria Bonatto.

As apresentações especiais de expressão corporal do DeROSEMethod exaltam a proposta de boa qualidade de estilo de vida com ênfase em boas maneiras, boas relações humanas, boa cultura, boa alimentação e boa forma. As ferramentas são a reeducação respiratória, administração do estresse, técnicas orgânicas que melhoram o tônus muscular e a flexibilidade, aprimorando a descontração emocional e a concentração mental. Aliadas à exposição, demonstra como consciência corporal e autoconhecimento podem ajudar nas expressões do dia a dia. As apresentações acontecem em três horários – 12h30, 13h30 e 14h30.

 

A música por Angelo Esmanhotto e Paulo Demarchi   traz um estilo desenvolvido pelos artistas e baseado na estética da música clássica do norte da Índia, desenvolvida no século 13 e ainda em uso nos dias de hoje.

Anna Carolina Gomes - DeRose nivel nacional

Reinvente-se nesta ação especial do Quintana!

 

Sobre Melissa Baltazar

 

O trabalho de Melissa cria um relacionamento entre diferentes práticas corporais, e foca especialmente nos movimentos da yoga. A partir de uma perspicaz observação de como os corpos humanos interagem organicamente nestas práticas, a artista extrai o embasamento para seu trabalho. Linhas finas de tinta guiam o olhar pela superfície do papel. Muitas vezes, o olhar esbarra nas manchas de aquarela que não definem bordas, e contrastam com as linhas em preto criando harmonia nas proporções. Natural de Curitiba/PR, a artista é formada em Design de Produto, e hoje dedica-se totalmente ao seu trabalho artístico ao criar em diversas áreas, com projetos diferenciados para vários públicos.

 

Sobre Pedro Egidio

 

Fotógrafo há 14 anos, mestre e pós-graduado em Imagem, Cinema e Arte em Milão, aprendeu por lá o “verdadeiro valor da arte, valorizando a descontextualização e destruição do mundo real que vemos”. Pedro Egidio se apaixonou pela fotografia pelo fato de que ser conectado com as formas que a luz e sombra oferece textura para os olhos, “afinal tudo que vemos é moldado por luz e sombras”, explica. Para ele, o nu sempre foi símbolo do belo e do clássico. “A nudez nunca sai de moda e é algo que nos liberta ou nos reprime. Estamos presos a ele e ao que ele nos expressa como ser em matéria na terra. Então, nada melhor que, através dessa paixão pela fotografia, colocar como o nu deve ser visto”, finaliza.

 

Cultura no Quintana

 

A programação cultural segue firme no decorrer de 2019 no Quintana com diversas atividades culturais.Com curadoria artística de Birgitte Tümmler, o espaço idealizado por Gabriela Vilar de Carvalho terá ainda mais surpresas neste ano, seguindo a programação cultural que teve início em 2008, desde a abertura da casa. Para 2019, estão ainda previstas as participações de artistas como JoAni, Guilherme Meirelles, e da própria curadora do Quintana, Birgitte Tümmler. O objetivo é fomentar ações culturais e sustentáveis, e sensibilizar os visitantes com a arte e gastronomia.

 

Serviço: Vernissage “Linhas, luz e sombras”. Sexta-feira, 7 de maio, das 11h30 às 15h30 horas. No Quintana Gastronomia, Av. do Batel, 1440. Informações: (41) 3078-6044. www.quintanagastronomia.com.br. A exposição segue até 8 de agosto.

Quintana Gastronomia

Tel.: + 55 (41) 3078-6044

www.quintanagastronomia.com.br

facebook.com/quintanagastronomia

instagram.com/quintanagastronomia

Gabriela Carvalho

Idealizadora do Quintana Gastronomia

Birgitte Tümmler

Curadora artística do Quintana Gastronomia

*com divulgação

 

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, PASSEIO, restaurantesTags:, , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s