Hoje é 24 de março e faltam 2 dias para o Festival de Curitiba

#11 – Boletim do 28º Festival de Curitiba

MOSTRA 2019 – Musical premiadíssimo, “Elza”, está no Festival
A Mostra do Festival de Curitiba é conhecida por trazer espetáculos premiadíssimos. Em sua edição de 2019, um deles é o musical “Elza”, que conquistou o Prêmio Shell de Melhor Música e o Prêmio Reverência nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção (Duda Maia), Melhor Autor (Vinícius Calderoni) e Melhor Arranjo (Letieres Leite). Além disso, está indicado no Prêmio APCA em duas categorias: Melhor dramaturgia e melhor atriz – Larissa Luz. Guairão. 5 e 6 de abril.

MOSTRA 2019 –“Ícaro”: monólogo criado e encenado por ator cadeirante aborda diversidade e preconceito
Uma peça que mistura realidade e ficção e apresenta um verdadeiro mosaico sobre a diversidade humana. O monólogo “Ícaro”, que marca a estreia do ator e bailarino Luciano Mallmann como dramaturgo, traz um artista se desdobra em seis histórias com algo em comum: são depoimentos ficcionais de cadeirantes. Sesc da Esquina. 6 e 7 de abril.

INTERLOCUÇÕES: Duas navalhas em debate
A Mostra 2019 do Festival de Curitiba terá duas montagens do texto já clássico de Plínio Marcos, “Navalha na Carne”, que completa 50 anos. O Sesc da Esquina recebe no dia 1 e 2 de abril “Navalha na Carne – Uma Homenagem a Tônia Carrero” e, logo em seguida, no dia 3 e 4 de abril, com as densas reminiscências das duas apresentações anteriores ainda presentes, o mesmo palco recebe “Navalha na Carne Negra”. A intenção da curadoria da Mostra de colocar essas duas visões em perspectiva é óbvia e não à toa as duas também fazem parte da programação do Interlocuções, em uma mesa redonda, no dia 4 de abril, às 15h, no Sesc Paço da Liberdade. Todos os eventos do Interlocuções são grátis.

Mish Mash: danças acrobáticas de tirar o fôlego
O Mish Mash é o segmento simultâneo do Festival de Curitiba com variedades para toda a família. Este ano, uma das atrações é a CWB Company, que irá apresentar novas propostas de danças acrobáticas, com muitas evoluções aéreas, chutes de artes marciais e acrobacias que desafiam a gravidade. Park Cultural. 5, 6 e 7 de abril.

Risorama: um adolescente de 16 anos no Festival de Curitiba
Recheado de atrações, o Risorama completa 16 anos nessa edição. “É um adolescente no Festival de Curitiba. Foi pioneiro, inspirou os principais festivais de comédia do Brasil e nunca perdeu a essência de balada de humor”, diz o curador Diogo Portugal. Entre as atrações: Danilo Gentili, Murilo Couto, Rafael Portugal, Sérgio Mallandro e Léo Lins.

MOSTRAS ESPECIAIS: esta mostra é fantástica
A Mostra Fantástica, umas das 18 mostras especiais do Fringe, vem com espetáculos de repertório da Cia dos Palhaços e de grupos e artistas convidados, para promover as linguagens do teatro e da música, além de estimular a circulação e o intercâmbio de artistas circenses com foco na pesquisa da arte do palhaço.

MOSTRAS ESPECIAIS: teatro dentro de uma caixinha, para um público de uma pessoa por vez
Artistas brasileiros e estrangeiros ocuparão as ruas de Curitiba com espetáculos inéditos, do clássico ao contemporâneo, das marionetes ao singular Teatro Lambe – Lambe (que é apresentado dentro de uma caixa para uma pessoa de cada vez). A programação marca o início da celebração de 30 anos do Teatro Lambe Lambe, que culminará em um grande encontro em Salvador, no final do ano.

CONFIRA NO FRINGE

  • Aterra: O espetáculo “Aterra”, um solo do ator Renan Bonito com direção de Adelvane Néia, marca a estreia da Companhia da Terra, composta por artistas da cidade de Jacarezinho, no interior do Paraná. A peça aborda a questão LGBT+, um dos temas mais atuais na sociedade brasileira, por meio de um personagem caipira que vive no início do século XX, e será encenada no Fringe do Festival de Curitiba 2019, nos dias 27, 28 e 29 de março, no Auditório Antônio Carlos Kraide, no Portão Cultural. A classificação etária do espetáculo é de 16 anos..
  • Maçã Podre: O espetáculo “Maçã Podre” narra o dia fatídico de um político, descoberto por chefiar um esquema fraudulento. A peça é dividida em três atos: pela manhã, onde o político se encontra em seu gabinete com o seu assessor subordinado; durante à tarde, num apartamento com o seu amante às escondidas; e à noite, à beira de um rio com um velho amigo de infância que trabalha vendendo minhocas. Casa Damaceno. 31 de março. 15h e 21h.
  • Monumento ao Prisioneiro Político Desconhecido: Escrito, dirigido e interpretado por Daniel Martins, fundador da Cia., Monumento descreve e articula situações-limite por meio de três encontros com o opressor. Com base em textos de Dostoiévski, Flavio de Carvalho e Jorge Luis Borges – além de fragmentos de Paulo Freire –, o espetáculo é um convite para esse embate e a sua superação em diferentes versões. Casa Damaceno. 30 de março. 15h e 21h. Fotos e releases: https://drive.google.com/open?id=1fY_hSJnqNSSc63gAbycT2hYtS30oG2CH

Dois espetáculos, duas sessões do Risorama e uma sessão de Dezembro com ingressos esgotados
Neste momento, dois espetáculos da Mostra 2019 estão lotados em todas as suas apresentações: “Dogville” e “Sísifo”. A sessão do dia 5 de abril de “Dezembro” também estão esgotada. Além desses, as sessões do dia 30 de março e 1 de abril, do Risorama, estão lotadas (foram abertas sessões extras nestas noites).
Dogville

Sísifo

Dezembro

ATENÇÃO PARA ALTERAÇÕES DO FRINGE
O Fringe é um evento simultâneo do Festival de Curitiba que traz a participação espontânea de companhias do Brasil inteiro. São quase 400 atrações em teatros, praças, ruas e espaços alternativos por toda Curitiba e Região Metropolitana. Por essas características – tamanho e espontaneidade -, é inevitável e até natural que algumas atrações sofram alterações. Espetáculos de rua podem ser reposicionados em áreas cobertas em caso de mau tempo. Imprevistos de produção podem causar mudanças de horário e de dias de apresentação. Lotações esgotadas acabam rendendo sessões extras. Agendas de atores podem provocar trocas de horários. E, até mesmo, por questões diversas, alguns grupos podem vir a cancelar sua participação e, nesse caso, as sessões de seus espetáculos também não acontecem. Portanto, informaremos sempre no site do Festival de Curitiba todas as alterações que acontecerem na programação do Fringe.

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FESTA, FESTIVAL, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, SHOWS, TEATROTags:, , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s