|
A Vinada Cultural, projeto do Bom Gourmet que celebra o clássico pão com vina, pode ganhar um novo reconhecimento em Curitiba. Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba propõe incluir o evento no calendário oficial da cidade, com realização preferencial no mês de maio.
A proposta é de autoria do vereador Nori Seto (PP) e reconhece a relevância cultural, social e econômica de um evento que se consolidou como parte da identidade curitibana.
Criada em 2013, a Vinada Cultural surgiu a partir de um dos hábitos mais característicos da cidade. A vina, como o curitibano chama a salsicha, faz parte do vocabulário e da cultura alimentar da cidade.
Ao longo de suas edições, o evento reuniu milhares de pessoas em espaços públicos e valorizou quem está por trás dessa tradição, os dogueiros, profissionais que começaram nos carrinhos de rua e hoje representam um importante segmento do empreendedorismo local.
Após um período de pausa durante a pandemia, a Vinada foi retomada em 2025 dentro da programação do Festival de Primavera da Prefeitura de Curitiba. A edição aconteceu no Passeio Público e reuniu mais de 2,5 mil pessoas em um único dia, reafirmando a conexão do evento com o público.
Agora, a Vinada Cultural retorna à cidade nos dias 23 e 24 de maio, na Praça Afonso Botelho, no bairro Água Verde. A nova edição reúne operações de cachorro-quente conhecidas do público, que contam com a participação de chefs convidados no desenvolvimento dos lanches, além de uma programação cultural ao longo dos dois dias.
Ainda em 2026, uma segunda edição está prevista para o mês de novembro, ampliando a presença do evento no calendário da cidade.
Na justificativa do projeto de lei, a proposta destaca que a inclusão da Vinada Cultural no calendário oficial contribui para assegurar a continuidade da iniciativa, além de fortalecer a valorização da cultura curitibana e de seus símbolos gastronômicos. O texto também ressalta o impacto na economia criativa, o incentivo ao empreendedorismo popular, a ocupação qualificada dos espaços públicos e a formação de um público cultural diverso.
Para Andrea Sorgenfrei, CEO do Bom Gourmet, o momento representa um avanço importante. “A Vinada nasceu a partir de um hábito muito nosso, que é o cachorro-quente, o pão com vina. Ver esse movimento chegar a um projeto de lei mostra o tamanho que isso tem na cultura de Curitiba”, afirma.
A head do Bom Gourmet, Caroline Olinda, destaca a evolução do projeto. “A retomada em 2025 mostrou o quanto o público sentia falta da Vinada. Agora, ver esse movimento ganhar esse espaço reforça a importância do evento para a cidade”, diz.
A Vinada Cultural conta com patrocínio da Britânia, por meio da Lei Rouanet, e da Hellmann’s, além do apoio institucional do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.
Serviço
Vinada Cultural
Dias 23 e 24 de maio, das 11h às 19h
Praça Afonso Botelho (R. Eng. Rebouças, 3020 – Água Verde – Curitiba)
Acompanhe o Bom Gourmet no Instagram para mais novidades. |
COMENTÁRIOS