Simone Ristorante estreia menu degustação em Janeiro

https://www.pacoteshyatt.com.br/sao-paulo
Chef Simone Paratella se inspira no melhor da cozinha de Alba ao criar sofisticado menu degustação de sabores autênticos do Norte da Itália, com ingredientes colhidos de sua horta no rooftop.
O Simone Ristorante, com apenas oito meses de operação está prestes a introduzir um novo menu degustação, marcando um tributo à rica culinária de Alba e à enogastronomia do Piemonte. Essa novidade é uma celebração dos sabores únicos da região, conhecida por abrigar 32 restaurantes com estrelas Michelin, sendo a que tem o maior número de casas classificadas pelo famoso Guia. Seu chef, Simone Paratella é um grande difusor da “cucina albese”, a ponto de ser homenageado em breve com a Ordem dos Cavalheiros da Trufa de Alba*
Ele prepara a partir de 20 de janeiro um menu degustação com ingredientes colhidos da horta da casa – Orto Haru, homenagem à família da esposa, Gabriela Harue – com os produtos frescos colhidos ali. “Essas hortaliças,  os ingredientes e receitas de Alba, serão as estrelas do menu, garantindo um sabor autêntico e fresco”, comenta Simone.
02081ae727d1cf7e2697fbc3bfde09a3low.jpeg

Chef Simone Paratella
Intitulado “Menu Degustazione Simone”, oferecerá uma experiência exclusiva para até seis pessoas por reserva, criando um ambiente íntimo e personalizado, e uma interação com o chef no elegante e concorrido balcão da casa.  Uma jornada extraordinária de texturas e sabores, semelhante ao encontrado nos prestigiados restaurantes estrelados do Guia Michelin. Essa experiência é acentuada pela seleção de vinhos típicos da região de Alba, destacando uvas e produtores locais.

Na, foto, ilustração de uma das novidades do novo Menu – um Flat Iron de vitelo *, cozida a baixa temperatura, no “sous vide” e ervas da Horta, selada e coberta por demi-glace ao Barollo, acompanhada de batata ao perfume de alho poró e tomilho, servida com salada de folhas, flores, brotos e raízes da horta da casa, temperada com vinagrete de frutas vermelhas.
Entre as novidades do novo Menu – um Flat Iron de vitelo *, cozido à baixa temperatura, no “sous vide” com ervas da Horta, selado e coberta por demi-glace ao Barollo, acompanhado de batata ao perfume de alho poró e tomilho, servido com salada de folhas, flores, brotos e raízes da horta da casa, temperada com vinagrete de frutas vermelhas.
 (*corte longitudinal do Shoulder ou raquete, uma peça retirada da paleta do boi, ao todo são retiradas duas peças compridas e finas. Sua aparência lembra uma fraldinha porém com menos gordura mantendo ainda assim um ótimo marmoreio, já sua textura lembra um filé mignon o que a faz ser considerada uma das carnes mais macias de todo o animal, de sabor incomparável).
O Menu Degustazione Simone éuma jornada gastronômica que traz para São Paulo um pedaço da Itália setentrional, com destaque para a região de Alba, enriquecida pelas influências do robusto currículo gastronômico do chef. Com isso, o Simone Ristorante promete oferecer uma experiência enogastronômica inovadora e autenticamente italiana na cidade de São Paulo.

*A Ordem dos Cavaleiros da Trufa e dos Vinhos de Alba, foi fundada em 1967 e até hoje, confere o título de Cavaleiro a pessoas de todo o mundo que demonstraram e demonstram, por atividade profissional, méritos enogastronômicos alcançados, sincero interesse e autêntica paixão pelo Langhe, um dos melhores destinos gastronômicos do mundo.

Sobre o chef
Simone Pietro Paratella nasceu em Alba em 1984. Estudou gastronomia no castelo de Barolo com apenas 14 anos, e entre seus mestres, contou com os chefs Bertolino, Piumatti e Sampó.A partir da segunda semana de escola, já ingressa na cozinha do restaurante do chef Gianni Colombo, onde aprende os fundamentos da gastronomia italiana/piemontesa . Permanece com Colombo por 3 anos e depois muda-se para a cozinha do famoso chef Enrico Bertolini com o qual aprende a alta cozinha italiana. Depois de adquirir conhecimentos técnicos da gastronomia, ele volta a estudar e descobre a ciência. Forma-se em Nápoles e estuda química na Universidade MFC, em Torino. Àquela época trabalhava aqui e ali entre os vários restaurantes do Langhe.  Entre estes “la Coccinella” em Serralunga, o Corte Albertina em Pollenzo e em Monforte,  com o estrelado chef Walter Einard.

Após 12 anos na cozinha, faz uma pausa e abre a empresa Melanghe de excelência italiana especializada em produtos para a mais alta gastronomia. Ia de casa em casa em Langhe vendendo azeite extravirgem para as famílias de Alba. Neste período, em uma fazenda, ele resgata uma cadela moribunda “Beatrice”, descobrindo-se  mais tarde que era uma farejadora de  Tartufo, a jóia de Alba. Especializa-se, tira a licença e torna-se também caçador de trufas “Trifolao” por paixão .
A vida em Langhe era monótona, e um dia de maio, com uma mochila, facas e um avental, aos 28 anos, ele deixa a Itália e parte sozinho para descobrir o mundo. Inicia na Inglaterra e na Escócia, e viaja  pela Europa cozinhando. Mas é em Londres que encontra a sua segunda casa.
Trabalha com nomes e casas que vão de  Mark Askew, Philip Howard, Lee Cadden, Aikens,  a Gordon Ramsay, Marcus e Palazzolo.
Por fim, monta o Grupo Al Dente em Londres com Filippo Antinori ( da família da famosa Vinícola Antinori) e sócios,  onde passa o último período na Inglaterra antes de se mudar para o Brasil, em Belo Horizonte. Em plena pandemia, ele se casa, constitui família e cultiva a terra na casa do sogro – são 500 m de horta com infinitas variedades de hortaliças. Abre o PastaLAB, cozinha experimentando o menu do jardim e cria suas próprias receitas. Hoje assina novo restaurante em São Paulo, que leva seu nome.
O ambiente
Dividido em dois andares, o espaço abriga diferentes experiências, com 37 lugares. O térreo, mais descontraído, conta com um balcão de seis lugares – revestido de belas pedrinhas de cerâmica indiana – onde o chef interage com seus clientes ao preparar muitas vezes, um menu surpresa, ou pratos que estão no menu. Dali, pode-se avistar a cozinha high-tech com tecnologia de cocção de última geração, com fornos por indução, sem fogo, sem gordura, permitindo tranquilidade nos preparos com a brigada. No mesmo espaço, ainda há mesas, e cadeiras em tons claros, que contrastam com paredes em belo mármore verde escuro, luminárias de design sofisticado e elegante. 
Ainda no térreo, uma bela e generosa exposição de rótulos exclusivamente italianos, despontam em uma vitrine de madeira, com adega refrigerada anexa. Dali saem barolos, brunellos, barbarescos, amarones, chiantis, prosseccos e franciacortas, entre outros, procedentes dos mais exclusivos produtores da Italia, como Antinori e Gaia , apenas citando alguns. O sommelier, Guga Andrade, traz a expertise de anos em alguns dos melhores estabelecimentos da cidade, incluindo Grand Hyatt e Evvai, entre outros. A casa recebeu o selo como Embaixada de Antinori, estampado na parede da adega , e virá em breve o de Angelo Gaia.
No segundo andar, um bar e uma atmosfera mais intimistas, para quem busca privacidade em um ambiente mais reservado, com um simpático bar ao fundo, de onde saem coquetéis diversos.

EndereçoR. Pedroso Alvarenga, 677 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04531-011
Horário de funcionamento:
Terça a Sexta, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00.
Sábado: das 12 às 16h00 e das 19 às 23h00.
*com divulgação

wikitravel.ai, portal de inteligência artificial focado no turismo, com frases pré-formatadas, imagens e vídeos, facilitando a vida do viajante, do agente de viagens e das secretarias de turismo.

wikitravel.ai banner copy

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, PASSEIO, restaurantesTags:, , , , , , , , , , , , ,

Avatar de VanessaMalucelliAndersen

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário