Desperdício zero: S.Pellegrino desafia e inspira chefs a criarem pratos com uso integral dos alimentos no Refettorio Gastromotiva

Marca italiana reúne 11 chefs para oferecer jantares sociais de 24 a 26 de outubro, no Rio de Janeiro. Na segunda fase do projeto, o conceito zero waste vai para dentro de restaurantes

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, quase 10% da população mundial vive em situação de fome hoje, e quase 30% em situação de insegurança alimentar. Enquanto isso, cerca de 17% de todos os alimentos disponíveis para consumo no mundo em 2019 foram desperdiçados em diferentes etapas da cadeia de abastecimento em geral.

Para trazer visibilidade a essa causa e conscientização sobre o desperdício de alimentos, a S.Pellegrino uniu-se ao Refettorio Gastromotiva para uma ação que busca inspirar e levantar um tema tão importante no momento. O Refettorio Gastromotiva foi inaugurado em 2016 no Rio de Janeiro por David Hertz e Alexandra Forbes em parceria com o chef italiano Massimo Bottura, fundador da organização Food For Soul, que tem como proposta o combate ao desperdício mundial de alimentos.

A iniciativa da S.Pellegrino com a Gastromotiva* foi dividido em duas fases: Na primeira, o time de chefs separados em grupos para cada noite – Claudia Krauspenhar, Fabricio Lemos, Felipe Schaedler, Gerônimo Athuel, Giovanna Grossi, Kátia Barbosa, Lisiane Arouca, Luiz Filipe Souza, Nello Cassese, Tássia Magalhães e Tabatha Bertoni  – se encontram no Refettorio Gastromotiva e oferecem três jantares sociais nos dias 24, 25 e 26 de outubro. Nesta experiência imersiva, eles cozinham um menu zero desperdício composto de entrada, prato principal e sobremesa a partir de ingredientes doados à organização para os mais de 70 beneficiários recebidos por noite, pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Além dos mestres da cozinha, os jantares contam com o apoio do Belmond Copacabana Palace e de voluntários que farão o serviço da noite. Na segunda fase, buscando expandir a conscientização, um convite especial aos chefs parceiros da S. Pellegrino no Brasil, para levarem para dentro de seus restaurantes um prato com zero desperdício criado durante os dias de Refettorio, que será vendido em conjunto com S.Pellegrino e Acqua Panna, durante o mês de novembro.

Agenda S.Pellegrino no Refettorio Gastromotiva

24.10

Luiz Felipe Souza (Evvai – SP)

Katia Barbosa (Bar Kalango- RJ)

Lisiane Arouca e Fabrício Lemos (Grupo Origem- Salvador)

25.10

Nello Cassese (Restaurante Cipriani- Rio de Janeiro)

Felipe Schaedler (Banzeiro – São Paulo e Manaus)

Gerônimo Athuel ( Ocyá – Rio de Janeiro)

26.10

Tássia Magalhães  (Nelita – São Paulo)

Giovanna Grossi (Animus – São Paulo)

Claudia Krauspenhar (K.Sa. – Curitiba)

Sobre Sanpellegrino

Com distribuição em mais de 150 países por meio de filiais e distribuidores nos cinco continentes, a Sanpellegrino é uma empresa líder no setor de bebidas na Itália, com sua gama de águas minerais, aperitivos sem álcool, bebidas e chás gelados. Como grande produtora de água mineral, sempre se comprometeu em aprimorar o bem primário para o planeta e trabalha de maneira responsável e apaixonada para garantir que esse recurso tenha um futuro seguro.

Sobre Refettorio Gastromotiva 

Localizado no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, o Refettorio Gastromotiva nasceu um 2016, durante os Jogos Olímpicos do Brasil, resultado da união de três empreendedores sociais: David Hertz, da Gastromotiva, a jornalista Alexandra Forbes e o italiano Massimo Bottura, eleito chef número 1 do mundo. Com o objetivo de se tornar um legado dos Jogos para a cidade, o refeitório comunitário surgiu para evitar o desperdício de alimentos, oferecendo refeições gratuitas à população em vulnerabilidade social. Através do recebimento das doações de diferentes parceiros e ressignificando alimentos que seriam desperdiçados, porém ainda em perfeito estado para consumo, todas as noites, o Refettorio Gastromotiva atende em média 78 beneficiários, recebidos por voluntários, do chef aos garçons.

414567_1036468_gastromotiva_1

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s