Copa Mundial do Tiramisù volta ao Brasil em 2022

 

A Copa Mundial do Tiramisù, uma das competições mais saborosas do mundo, volta a acontecer em Curitiba no primeiro semestre de 2022. Os competidores amadores deverão se enfrentar na preparação desse famoso doce italiano à base de biscoitos, queijo mascarpone, ovos, café, cacau em pó e açúcar.

Tiramisù_de_Stefano_Serafini

Após dois anos de ausência, o campeonato escolherá o confeiteiro amador que faz o melhor tiramisù do Brasil, único país da América do Sul a sediar a competição. As inscrições por aqui ainda não estão abertas, mas o ganhador da etapa brasileira terá sua inscrição confirmada para o campeonato na Itália do ano que vem. O evento é promovido pela Tiramisù World Cup (TWC), competição mundial que acontece desde 2017, em Treviso, na região italiana do Vêneto.

Os candidatos brasileiros já podem começar a treinar suas receitas. O quanto antes melhor. É importante lembrar que, durante a execução da receita clássica, os competidores deverão usar apenas os seis ingredientes originais do Tiramisù: savoiardi (biscoitos italianos que lembram os “biscoitos champagne”), queijo mascarpone, ovos, café, cacau em pó e açúcar. Durante a competição, todos os ingredientes serão fornecidos aos participantes.

A exemplo do que acontece na Itália, todos os concorrentes devem ser confeiteiros amadores. A avaliação é rigorosa e deve preencher requisitos como a prática de execução da receita, o equilíbrio da montagem, a aparência, o sabor, a harmonia e a intensidade do paladar. A organização da Tiramisù World Cup prevê que o processo de pré-seleção dos candidatos brasileiros aconteça a partir do segundo trimestre de 2022.

Bonali_com_o_prefeito_de_Treviso,_à_esquerda,_e_o_secretário_de_turismo_do_Vêneto,_à_direita

Após dois anos, Itália apresenta os dois melhores do mundo de 2021

No início deste mês, a Itália apresentou ao mundo os vencedores da Tiramisù World Cup 2021, realizada em Treviso, no Vêneto. Devido à pandemia, desde 2019, o público esperava ansioso para saber quem seriam os novos campeões. O resultado chegou após uma rígida avaliação feita por chefs de cozinha, jornalistas italianos de gastronommia e profissionais da área.

Na categoria Receita Original, um joalheiro de 62 anos, proveniente de Veneza, Stefano Serafini, levou a melhor. Ele preparou a receita do tiramisù clássico, somente com seis ingredientes: biscoitos savoiardi/pavesini, mascarpone, café, ovos, cacau e açúcar.

Já na categoria Receita Criativa (que usa até três ingredientes adicionais), a grande vencedora foi Elena Bonali, de 52 anos, professora italiana de natação que vive atualmente na Bélgica. Ela conquistou os jurados acrescentando em seu tiramisù presunto cru e melão, combinação muito conhecida e apreciada pelos italianos durante o verão europeu. Outras receitas finalistas chamaram a atenção pelo uso de ingredientes como ouro em pó e chocolate de yuzu (uma fruta cítrica originária da Ásia).

Este ano, seguindo as normas de segurança da pandemia, a Twissen Group, agência organizadora da Tiramisù World Cup, reduziu o número de concorrentes para 200 candidatos, sob o tema “Treviso e o cinema”. Além da Itália, os participantes vieram da França, Bélgica, Inglaterra, Espanha e China, entre outros países. Dentre as autoridades presentes no evento, destacam-se Mario Conte, prefeito de Treviso, e Federico Caner, secretário de turismo da região do Vêneto.

O público brasileiro pode acompanhar as novidades da Copa do Mundo do Tiramisù diretamente pelo site oficial do evento – o tiramisuworldcup.com – ou pelo Instagram da Tiramisù Academy Brasil (@tiramisuacademy.brasil), um braço cultural da Tiramisù World Cup. A Tiramisù Academy – uma instituição sem fins lucrativos – foi criada em 2019, na Itália, em Treviso (Vêneto). O objetivo é resguardar a cultura gastronômica do tiramisù, difundindo informações sobre sua origem, preparação e degustação.

Para reviver as emoções da grande final da Copa do Mundo do Tiramisù 2021, é só acessar a gravação, pelo canal oficial do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=m_cW4Hjzd3M), em italiano.

 

Serviço

– Tiramisù World Cup

Site oficial: tiramisuworldcup.com/

Instagram: @tiramisuworldcup

– Tiramisù Academy Brasil

Site oficial: www.tiramisuacademy.org

Instagram: @tiramisuacademy.brasil

 *com divulgação

Categorias:(GASTRONOMIA), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s