Paranaenses representam Curitiba em final nacional de maior torneio do mundo de breaking neste domingo (3)

Após seletivas regionais, Red Bull BC One chega à fase decisiva e conta com transmissão ao vivo no Youtube

Brasileiros se enfrentarão em busca de vaga na Final Mundial, que ocorre na Polônia, em novembro (Crédito: Felipe Gabriel/

Bull Content Pool)

Com quase vinte anos de tradição e grandes talentos do mundo inteiro conectados, o Red Bull BC One, principal competição de breaking do planeta, desembarcou em Curitiba no último sábado (25), para a terceira seletiva da competição no Brasil. Com grande destaque na disputa, as paranaenses B-Girl Fer e B-Girl Silvia conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente, e garantiram suas vagas na final nacional. Na categoria masculina, quem levou a melhor foi o paraense radicado no Rio de Janeiro, B-Boy Kapu, que viajou mais de 800km e subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria masculina, garantindo uma vaga na final nacional, seguido do paranaense B-Boy Bonnes.

Os finalistas disputarão a etapa nacional em São Paulo, neste domingo (3), ao lado de outros 28 b-boys e b-girls selecionados a partir das demais seletivas regionais, e os interessados em mergulhar na modalidade poderão acompanhar todas as emoções por meio da transmissão ao vivo no Youtube.com/RedBullBCOne e no canal SporTV, a partir das 17h (horário de Brasília).

“O breaking compõe a minha vida: ele me interpreta, me decifra e me conecta com minha essência. A liberdade de expressão, a autoaceitação, o autoconhecimento e a autoconfiança são as maiores mudanças que o breaking me proporcionou. E, claro, a conexão com pessoas incríveis que acabam se tornando parte de uma grande família. ”, conta a B-Girl Fer.

E MAIS:

> Quer se aprofundar no mundo do breaking? Confira a sequência de conteúdos ‘Tudo sobre Breaking’

A competição deste ano, que ocorre em mais de 30 países além do Brasil, marca a primeira edição após entrada oficial da modalidade no maior evento multiesportivo do mundo, e possibilitará que o público conheça os principais nomes da cena. No júri, grandes referências avaliarão os dançarinos brasileiros, como o B-Boy Pelezinho, lenda do breaking e figura presente na cena há mais de 20 anos; o B-Boy Neguin, colecionador de diferentes títulos mundiais; e a B-Girl FaB*Girl, dançarina, coreógrafa, pesquisadora e fundadora do BSBGIRLS, primeiro grupo nacional de breaking formado apenas por mulheres.

Com qualificatórias regionais – ou Cyphers, como são chamadas no universo do Breaking – o evento já passou pelas cidades de Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Curitiba (PR). Entre os finalistas destas localidades, há dançarinos que viajaram mais de 800km para mostrarem todo o seu talento. Neste sábado (2), ocorre a última seletiva, em São Paulo. Durante todas as disputas, os critérios avaliados pelos jurados são: criatividade, originalidade, dinâmica, combinações de movimentos e musicalidade – que significa dançar em cima da ‘quebra’ da música, o que traduz o nome da modalidade.

“Em cada Estado que passamos eu pude perceber, por meio do Breaking, a riqueza de toda uma cultura local expressa em diferentes corporeidades e de diferentes contextos. É incrível como nosso país é diverso e como cada região tem um traço ou característica muito particular. Tudo isso me inspira demais e me faz pensar em como somos potentes, que o mundo precisa ver esse Brasil. O Brasil é lindo demais!”, conta Fab*Girl.

SERVIÇO

Red Bull BC One Brasil – Final Nacional

Data: 03/10

Horário: A partir das 17h

Local: Transmissão ao vivo por meio do link: Youtube.com/RedBullBCOne e pelo canal SporTV.

Ingresso: Gratuito

Conheça o Red Bull BC One:

O Red Bull BC One é a maior competição individual do mundo entre b-boys e b-girls. Criado em 2004, o evento de breaking é realizado em diversos países, onde a cada ano milhares de dançarinos competem em batalhas regionais, as chamadas Cyphers. Após essa primeira fase, os melhores 16 b-boys e 16 b-girls se enfrentam na final nacional do evento que, neste ano, ocorre em outubro na cidade de São Paulo. Os vencedores dessa etapa (um de cada categoria) garantem uma vaga na final mundial, que acontece no dia 6 de novembro, em Gdansk, na Polônia. A grande decisão funciona no formato mata-mata, no qual os participantes dançam em frente a um painel formado por cinco jurados e têm suas habilidades avaliadas. Vale tudo para impressionar: técnica, criatividade e simpatia. Quem for melhor em todos os requisitos e conquistar os juízes, vence.

Fique de olho nas datas! 

02/10 – Cypher São Paulo

03/10 – Final Nacional em São Paulo

06/11 – Final Mundial na Polônia

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADETags:, , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s