Fechada pela pandemia, Vila Yamon produz refeições para pessoas carentes

Cozinha de uma das casas noturnas mais renomadas de Curitiba prepara refeições que são distribuídas a pessoas em situação de rua pelo projeto beneficente Do Sofá Pra Rua

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Vila Yamon, conglomerado de bares que reúne oito operações gastronômicas na rua Itupava, em Curitiba, passou sete meses completamente fechada para atendimento ao público. Mais recentemente, o empreendimento passou a viver a instabilidade de aberturas e fechamentos impostos pelo poder público na tentativa de controlar o aumento no número de casos da doença.

Enquanto isso, a falta de alimentos e o aumento da extrema pobreza se tornaram realidade para 14,5 milhões de brasileiros. Hoje, 58 milhões de pessoas correm o risco de deixar de comer por falta de dinheiro no Brasil, país que em 2013 havia deixado o Mapa da Fome da ONU (Organização das Nações Unidas).

Diante desse cenário de dificuldades, os empresários Thiago Pissaia, Fabio Helm, Willy Pires, Vinícius Michalack e Nelson Peixoto uniram esforços para ajudar a minimizar a insegurança alimentar entre os moradores de Curitiba. Há três meses, a cozinha da Vila Yamon está servindo de estrutura para a preparação de aproximadamente 800 refeições por mês, que são distribuídas pelo projeto Do Sofá Pra Rua a pessoas em situação de rua, comunidades e casas de apoio.

Criado no início da pandemia, em Curitiba, o projeto Do Sofá Pra Rua hoje conta com mais de 300 voluntários e uma organização que beneficia mais de 850 pessoas por semana, entre ações programadas e pontuais, como noites de pizza e cafés da manhã aos necessitados. A iniciativa é um dos projetos voluntários que atendem o programa Mesa Solidária, a convite da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social (FAS). “O projeto vai muito além das entregas, nós formamos uma rede que, com pequenas ações e muito amor envolvido, está ajudando muita gente que mora nas ruas a ter uma refeição digna e muitos voluntários com a compaixão que recebem ao participar”, explica Kahoê Mudry, um dos idealizadores.

Neste momento igualmente delicado para o setor gastronômico, obrigado a fechar as portas sem qualquer auxílio financeiro do setor público, os empresários e sócios da Vila Yamon encontraram na parceria com o Do Sofá Pra Rua uma maneira de continuar transformando a sociedade através da comida feita por amor. “O mais importante nesse momento é ver que as pessoas, mesmo na dificuldade, podem sorrir e ter alimento para estar melhor e com menos vulnerabilidade social. Nós não mediremos esforços para dar continuidade a esse projeto”, conta Thiago Pissaia, um dos idealizadores do projeto Vila Yamon.

Para contribuir com o Do Sofá Pra Rua, basta acessar o Instagram @dosofaprarua e enviar uma mensagem direta. O contato também pode ser feito pelo WhatsApp (41) 99685-5180 ou (41) 99918-1102. É possível ainda fazer uma doação em dinheiro pela plataforma EBANX Beep (ebanxbeep.com/do-sofa-pra-rua).

A Vila Yamon fica na Rua Itupava (Nº 1.402), no bairro Alto da XV, em Curitiba. O empreendimento está fechado para atendimento presencial devido à bandeira vermelha de contenção à pandemia de Covid-19 no município de Curitiba. Delivery de comidas e bebidas de terça-feira a domingo – cardápio completo no Instagram @vilayamon ou pelo WhatsApp (41) 99568-3970. Para mais informações, acesse o site www.vilayamon.com.br.

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s