Pedidos durante a semana, entre almoço e jantar, cresceram em Curitiba, aponta 99Food

• Presente em 21 cidades, Curitiba está entre as três que mais fazem pedidos no app;

• A venda de marmitas na cidade cresceu. A retomada das restrições pode ser um dos motivos;

• Houve um aumento de 12% no número de cadastros de novos restaurantes e entregadores parceiros no app nos últimos 3 meses.

 Em abril de 2020, a 99Food, plataforma de intermediação de entregas de estabelecimentos locais, lançava sua operação em Curitiba (PR). A capital paranaense foi a segunda cidade a receber a plataforma, escolhida após três meses da estreia da empresa no Brasil, em novembro de 2019.

No primeiro ano de operação, Curitiba é uma das três líderes de venda nacional, dentro do portfólio de 21 cidades em que o app está presente.

“Nosso objetivo é entender e refletir na plataforma as demandas locais. O cenário gastronômico de Curitiba difere bastante das outras regiões e cidades onde atuamos. Possui influências e públicos variados. A nossa presença na cidade nos permitiu aprender e nos adaptamos para atender os gostos e as preferências dos curitibanos que oferecemos na 99Food como o pão com bolinho, a carne de onça e o pinhão”, destaca Danilo Mansano, diretor-executivo da 99Food.

A 99Food apoia os negócios locais, em um movimento de valorização da gastronomia e dos estabelecimentos da região. O objetivo é oferecer um serviço de qualidade, preço competitivo e conquistar mercado com uma experiência diferente para os restaurantes, consumidores e entregadores parceiros.

Compre do Pequeno

Desde o início da operação, a 99Food tem como característica o apoio aos pequenos e médios restaurantes, oferecendo alternativas para impulsionar o negócio. Um bom exemplo é o apoio à campanha “Compre do Pequeno”, que incentiva o consumidor a realizar pedidos em estabelecimentos de produtores locais.

Desde o seu lançamento, a empresa tem como política realizar repasses semanais, uma vez que a periodicidade menor contribui para a agilidade no capital de giro dos parceiros e para a economia de cidades pequenas, e não realiza cobrança de taxa de adesão e mensalidade de manutenção.

Outro diferencial muito importante é que a 99Food não exige exclusividade dos restaurantes, pois entende que os parceiros devem e têm o direito e toda a liberdade para escolherem em qual e/ou quais plataformas querem trabalhar. “A decisão é importante para a sustentabilidade de longo prazo dos negócios”, explica Mansano. A 99Food ainda disponibiliza cursos gratuitos de gestão, em parceria com o Sebrae, que ajudam os empresários no gerenciamento do negócio, principalmente para aqueles que estão começando a entrar no universo das entregas, por exemplo.

A plataforma viu crescer, desde o início da operação, em 300% o número de pequenos e médios restaurantes cadastrados, impulsionados também pela pandemia. “No app estão cadastradas grandes marcas, mas temos um olhar especial nos pequenos e médios empreendedores. Muitos destes nunca tinham estado em uma plataforma de delivery antes, um exemplo de que há muito mercado para ser atingido”, ressalta Mansano. O número de pedidos mensais também aumentou, registrando 96% a mais desde então.

Pandemia

Quando a 99Food chegou ao Sul do país, os casos de Covid já eram uma realidade no Brasil. “Foi um desafio para nós, mas sabíamos que os restaurantes mais do que nunca precisariam do delivery como uma alternativa para continuarem funcionando. Havia, portanto, uma demanda latente”. Agora em 2021, já se nota um novo crescimento na procura do app pelos restaurantes e entregadores parceiros. Desde dezembro (também por conta do final do ano), houve um aumento de 12% no número de cadastros de novos restaurantes e entregadores parceiros no app.

A retomada das restrições de circulação impostas para tentar conter o avanço da pandemia também refletiu no aumento do número de pedidos no app. A empresa observou uma mudança significativa, os consumidores estão realizando mais pedidos durante a semana, nos horários do almoço e jantar, e entre os pratos mais pedidos estão as marmitas, uma tendência causada pelo trabalho remoto. “Essa mudança de comportamento é interessante, pois mostra que o brasileiro está começando a utilizar mais o serviço de delivery no seu cotidiano. Sem contar que o delivery continua sendo um dos grandes aliados da população que está mantendo o isolamento e fazendo suas atividades em casa”, destaca o executivo.

“Os curitibanos pedem comidas de indulgência, principalmente aos finais de semana no período da noite, mas observamos que os pedidos de refeições, de pratos do dia a dia começam a despontar. Já em 2020 as marmitas começaram a fazer mais sucesso e representaram 3% do total de pedidos feitos no ano. É uma tendência de consumo que pode levar a uma mudança no mercado, que hoje é de indulgência, para um mercado de alimentação diária”, acredita Mansano.

Futuro do delivery

Para a 99Food, o país possui amplo espaço para conquistar novos consumidores, restaurantes e entregadores parceiros. Os números reforçam essa análise. Uma pesquisa aponta que a maioria dos pedidos dos brasileiros está relacionada ao prazer e diversão e acontece às sextas-feiras e aos fins de semana, enquanto em outras economias o delivery faz parte da rotina.

Segundo Mansano, na China, por exemplo, o mercado de entrega é maior do que hoje no Brasil. “Nosso levantamento mostra que um dia do mercado chinês é 25 vezes maior que o brasileiro e cerca de 80% de todos os restaurantes estão cadastrados em aplicativos, enquanto aqui são apenas 30%. Há, portanto, um grande mercado a ser conquistado”, pontua Mansano.

A 99Food já cobre a capital paranaense e tem planos de estender a operação para regiões como São José dos Pinhais, Araucária, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Almirante Tamandaré e Colombo.

###

Sobre a 99Food

A 99Food é uma plataforma de intermediação de entregas dos estabelecimentos locais de uma maneira tão simples quanto solicitar uma corrida dentro do app 99. A 99Food usa a mais alta tecnologia para conectar os sabores e cultura gastronômica do Brasil e oferecer para as pessoas uma ampla variedade de locais com opções simples, acessíveis e deliciosas para comer todos os dias. A companhia faz parte da empresa global DiDi Chuxing (“DiDi”) e está disponível para usuários do aplicativo 99Food (para Android e iOS). Saiba mais emhttp://food.99app.com.
*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s