LIDE Mulher Paraná lança iniciativa que visa enfrentamento à violência e reinserção das vítimas na sociedade

Programa “Um novo olhar”  atua no resgate da auto-estima e a recolocação no mercado de trabalho. LIDE Talks da última quinta-feira (30) apresentou o time de embaixadoras que vai atuar na linha de frente das ações no Paraná.

 

A cada 4 minutos uma mulher é agredida no Brasil e os números só aumentam. Além de agravar as situações de conflito, a pandemia intensificou a tensão no ambiente familiar e tem dificultado o pedido de ajuda das vítimas que, muitas vezes, são vigiadas pelo agressor. Por isso a importância de ampliar a discussão e os pontos de contato da vítima com os canais que ela possa pedir ajuda, independente da sua classe social.

Como forma de auxiliar mulheres na retomada de suas relações pessoais e profissionais e assim, dar a oportunidade de acreditarem que uma nova história possa ser construída, o LIDE Talks da última quinta-feira (30) reuniu autoridades e embaixadoras do projeto “Um novo olhar”, recentemente lançado pelo LIDE Mulher Paraná.

Para a médica cirurgiã Carla Góes, idealizadora do Programa, a informação é fundamental para o combate dessa violência como forma de prevenção e uma alternativa de diminuir agressões e até o feminicídio. Como forma de levar essa informação, o projeto se expandiu para outros estados, como no caso do Paraná, o primeiro a receber o projeto depois de São Paulo. “Atendi a vítima de número 1.000 do Programa Justiceiras e isso me fez pensar em levar o Um novo Olhar para outros estados, e nossa primeira primeira prisão em flagrante aconteceu no Paraná.” Além de idealizadora do “Um novo Olhar”, Carla é a líder médica nacional do Programa Justiceiras que vem atuando em todo o Brasil no enfrentamento aos casos de violência contra mulher.

A iniciativa que teve início em seu consultório em São Paulo, surgiu como uma forma de olhar de outra maneira para essa violência. Com a união de mulheres no resgate de outras mulheres sem julgamento e adversão, as fortalecendo emocionalmente para que tenham uma vida digna. “50,62% da nossa população é de mulheres, somos a maioria nesse país. Temos que aprender sororidade”, reforçou a Desembargadora Lenice Bodstein, referência na defesa dos direitos da mulher no Paraná e uma das embaixadoras do programa no estado.

No Paraná o projeto será ampliado dentro das empresas, na escola, e até mesmo no mercado do luxo, não só dentro das delegacias, desmistificando que esse problema ocorre apenas nas classes mais baixas e trazendo outras vertentes para se trabalhar dentro da temática.

Também participaram do encontro a publicitária Letícia Lopes que está cuidando da condução da temática em diferentes segmentos, a joalheira Tania Vicenzi, que vai desenvolver a temática dentro do segmento do luxo, Gisele Mantovani Pinheiro, empresária no segmento da educação, Julianne Stier, advogada e empresária no segmento da moda, Heloisa Koerner, médica otorrinolaringologista especialista em rinoplastia e cirurgia de face e Priscilla Placha Sá, desembargadora e coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná.

No próximo dia 07 de agosto a Lei Maria da Penha completa 14 anos, e o Projeto “Um novo olhar” desenvolveu uma cartilha que vai disponibilizar para download gratuito. “Falar desse tema é sensível e deve ser feito por toda a sociedade, os números são alarmantes e a violência está infelizmente dentro das empresas, dos nossos grupos de amigos. A responsabilidade de reduzir esses números, que são dignos de uma epidemia, é de todos nós! Este é um problema problema social do nosso país que faz vítimas a cada minuto!” destaca a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett.

LIDE Paraná Talks – Assista o episódio completo em www.lideparana.com.br/talks

cartilha_da_violência_doméstica

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADETags:, , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s