O papel do executivo de finanças em meio à crise

8d93ad38bf6263f2a4324d97a50d15bb

Instituto de Finanças do Paraná fala sobre a importância da visão de negócios e atuação estratégica na gestão dos executivos de finanças

Os últimos meses trouxeram grandes dificuldades para a economia brasileira e, principalmente, para as empresas que precisaram se adaptar à crise e contornar obstáculos como a diminuição das vendas, a queda no faturamento, a redução no quadro de funcionários, dentre outros. Nunca antes os executivos e as organizações precisaram tanto de referências e troca de conhecimento para navegarem em um cenário tão complexo e desconhecido, como o que se tem vivido atualmente.

Por outro lado, é possível ver empresas encontrando oportunidades nesse momento de turbulência, principalmente aquelas que estavam preparadas para navegar no digital e continuar entregando valor a seus clientes. A tão falada “nova economia” e a “transformação digital” se tornou a base para o “novo normal” e todos precisaram aprender a percorrer nessa nova realidade. Diante disso, a busca por fontes confiáveis de informação e relacionamento para troca de conhecimento e experiências, passou a ser fundamental.

Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-PR) vem desenvolvendo projetos e realizando encontros virtuais para amparar os profissionais de finanças e ajudá-los no desenvolvimento de novos skills, novas estratégias e soluções para enfrentarem essa crise, que talvez seja uma das maiores já vividas nos últimos anos.

Visando melhorar ainda mais seu posicionamento e acelerar a entrega de valor aos associados e comunidade, o Conselho Diretor do IBEF convidou a ex-diretora corporativa do Grupo Paranaense de Comunicação, Milena Seabra a compor seu quadro e assumir a pasta de vice-presidente de comunicação integrada, que tem como missão potencializar e compartilhar com os profissionais de finanças associados, o valor entregue pelo instituto, através de seus eventos, conteúdos relevantes, conexão e networking.

“Foi uma grande surpresa receber o convite do Conselho Diretor para a vice-presidência de comunicação. O IBEF-PR é um instituto muito bem conceituado, que reúne profissionais de um altíssimo nível e me senti honrada com isso. Acredito que o grande desafio será tornar a entidade ainda mais atuante no desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná, principalmente diante de um momento como o que estamos vivendo”, afirma Milena.

O novo profissional de finanças

O IBEF-PR atualmente conta com a participação dos principais executivos e profissionais de finanças do mercado e por meio de palestras, seminários e troca de experiências, prepara e apoia os associados. Acreditando na importância dos profissionais de finanças adotarem uma visão mais amplificada do negócio, o Instituto tem recebido executivos das mais diversas áreas para integrar seus comitês e também associar-se à entidade.

Segundo o presidente do IBEF-PR, Claudio Enrique Lubascher, o atual momento de crise vem mostrando para as organizações e, principalmente aos executivos de finanças, a importância de conhecerem mais profundamente o negócio, não somente os processos de backoffice, mas também por meio de uma visão estratégica.

“O CFO precisa ir mais adiante e ajudar a organização a encontrar novos caminhos, seja inovando ou identificando oportunidades. Foi por isso que trouxemos a Milena, uma profissional de visão corporativa que tem muito a agregar ao instituto, e é nesse sentido que também estamos caminhando com os comitês, tratando de assuntos como desenvolvimento profissional, inovação, tributação, riscos e compliance, além do financeiro”, completa.

No ano passado, Milena Seabra recebeu o Prêmio Equilibrista do IBEF-PR, considerado o “Oscar” do mundo das finanças. Durante quinze anos trabalhando para o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Milena se destacou pelo seu desempenho na transformação do backoffice e reinvenção do modelo de negócio da Gazeta do Povo. Segundo ela, a contribuição que deseja dar ao IBEF-PR neste ano, como vice-presidente de comunicação, é mostrar como os profissionais podem desenvolver uma visão holística e de unidade, dentro de uma organização.

“O CFO e o profissional de finanças precisa assumir um papel cada vez mais estratégico nas organizações, mas para isso é necessário que ele olhe a empresa como um sistema vivo e cada vez mais interconectado. Não há espaço para divisões e departamentos quando precisamos ter velocidade. Estamos diante de uma grande transformação que terá um forte impacto comportamental e naturalmente organizacional. Nunca foi tão importante ter uma visão holística, entender com profundidade o modelo de negócio, ter um mindset digital e ainda ser um grande líder, para atrair e reter os melhores talentos”.

 

Acompanhe o IBEF através do site e de suas redes sociais, participe dos eventos e encontros e saiba como fazer parte dessa comunidade.

https://www.ibefpr.com.br/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/ibef-pr/

Instagram: @ibefpr

Facebook: https://www.facebook.com/ibefpr

 

 

SOBRE O IBEF PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Executivos, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

9---Copia

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, SAÚDETags:, , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s