Dia do Hambúrguer também combina com vinho – Receitas e harmonizações

A explosão de hamburguerias no Brasil confirma: o hambúrguer virou paixão nacional! Não são apenas os brasileiros que adoram essa delícia. O prato é tão famoso que ganhou uma data mundial para ser celebrado, que ocorre em 28 de maio.

Os dados comprovam: o consumo de hambúrguer no país aumentou 575% entre 1994 e 2014, de acordo com o Instituto de Gastronomia. Tudo isso porque as famílias passaram a gastar mais com a alimentação fora de casa e porque o conteúdo relacionado ao lanche se popularizou, com canais de degustação e receitas no YouTube.

Não podemos negar que o brasileiro também adora criar suas próprias versões da receita. Por isso, ao invés de pedir um delivery para comemorar o Dia do Hambúrguer, que tal uma ideia diferente?

Tente criar o seu hambúrguer em casa, troque a Coca-Cola e compre um bom vinho online. Confira receitas que vão agradar todos os paladares e a harmonização perfeita para se deliciar. E não esqueça da batata frita!

Hambúrguer de carne

1,8 kg de patinho moído

5 colheres (sopa) de água

3 colheres (sopa) de azeite

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Coloque a carne, a água e o azeite em um bowl e misture com as mãos. Divida em 10 porções de mais ou menos 180 gramas (ou 100 gramas para ter um smash burguer). Faça uma bola com cada porção e achate. Vá acertando de forma que o hambúrguer fique homogêneo. Com o polegar, pressione o meio de cada hambúrguer para que ele não fique inflado ao cozinhar.

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando ela estiver bem quente, passe azeite na superfície dos hambúrgueres, tempere com sal e pimenta e coloque-os na frigideira.

Deixe grelhar por um minuto e vire o hambúrguer. Repita o procedimento  quatro vezes (quatro minutos) para uma opção mal passada e seis vezes (seis minutos) para um hambúrguer ao ponto. Sirva imediatamente.

Harmonização: Vinhos tintos sem ou com pouca passagem por barrica, que sejam frutados e com taninos sedosos são os mais indicados para acompanhar o hambúrguer de carne e equilibrar a gordura do prato.

L´Empreinte Merlot 2018

Café du Midi IGP Pays dOc Merlot 2019

Viña Oria D.O.P. Cariñena Tempranillo 2018

Hambúrguer de frango

1,5 kg de peito de frango moído

2 cebolas raladas

4-5 colheres (sopa) de farinha de rosca

2 claras de ovo

1 colher (sopa) de mostarda

Azeite (o suficiente)

sal a gosto

Num bowl, coloque todos os ingredientes, exceto o azeite. Misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Cubra com plástico filme e leve ao refrigerador por 15 minutos.

Faça dez bolas com a massa de aproximadamente 150 gramas cada e molde no formato de hambúrguer.

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio e, quando estiver bem quente, adicione cerca de 1 colher (chá) de azeite e espalhe sobre ela. Coloque o hambúrguer para dourar por cerca de quatro minutos de cada lado. Ao fazer uma nova leva de hambúrguer, acrescente mais azeite na frigideira. Consuma imediatamente.

Harmonização: Vinhos brancos frutados, de corpo leve a médio e com boa acidez. A untuosidade deles irá combinar com a gordura do hambúrguer, ressaltando os sabores. Uma harmonização leve!

Changyu Reserve Noble Dragon Blanc 2017

Dark Horse The Original Chardonnay 2017

Apothic White 2016

Hambúrguer de salmão

1,5 kg de filé de salmão sem pele

raspas de 1 limão

caldo de 1 limão

1 xícara (chá) de farinha de rosca

Sal, pimenta e azeite a gosto

Corte o salmão em pedaços e transfira para o processador. Bata até triturar bem. O peixe ficará esbranquiçado e pegajoso, o ponto ideal para moldar o hambúrguer.

Coloque o peixe num bowl juntamente com as raspas e o caldo do limão e 2 colheres (sopa) de azeite. Tempere com o sal e pimenta e misture com as mãos.

Num prato fundo, disponha a farinha de rosca e reserve.

Divida o peixe em 10 porções (cerca de 150 gramas cada uma) e comece a moldar os hambúrgueres, de forma que fiquem retos. Tenha paciência, pois a massa é mais mole e úmida do que o hambúrguer tradicional.

Empane os dois lados do hambúrguer na farinha de rosca. Não há necessidade de empanar as laterais.

Coloque uma frigideira antiaderente no fogo médio, e quando estiver aquecida, regue com 1 colher (sopa) de azeite. Abaixe o fogo e frite cada hambúrguer por 3 minutos de cada lado ou até desgrudar da frigideira. Repita a operação do outro lado e sirva a seguir.

Harmonização: Os vinhos rosés e espumantes são pedidas certas quando se fala de salmão. Um hambúrguer elaborado por um peixe mais gorduroso é match perfeito com o rosé, suas nuances frutadas e bela acidez.

Espumante Gran Legado Brut Charmat Rosé

Partridge Reserva Malbec Rosé 2018

Dark Horse The Original California Rosé 2018

Hambúrguer de cogumelos

1 kg de cogumelo tipo Paris fatiado (fresco ou hidratado)

4 ovos

1 colher (chá) de manteiga ou margarina

10 colheres (sopa) de farinha de trigo

Azeite

Sal e cebolinha picada a gosto

Coloque todos os ingredientes exceto o azeite em um bowl e misture com a ajuda de um garfo. O ponto correto é quando sentir que a massa está grudando. Separe 10 porções de 100 gramas e molde em formato de hambúrguer.

Aqueça um frigideira antiaderente em fogo médio. Coloque uma colher (chá) e espalhe pela frigideira. Frite então o hambúrguer, em média, cinco minutos de cada lado. Por se tratar de um hambúrguer mais maleável, tenha cuidado na hora de virar. Sirva em seguida.

Harmonização: Tintos frutados, com acidez pronunciada e pouco álcool são os mais indicados para harmonizar com cogumelos. As uvas pinot noir, gamay e sangiovese fazem muito bem este papel por elaborar vinhos leves que combinam e ressaltam o sabor do prato.

Root: 1 Reserva Pinot Noir 2018

Maison Foucher Le Champ Vallin A.O.C. Touraine 2018

Carpineto Dogajolo I.G.T. Toscano Rosso 2017

 

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s