Oficinas, palestras, percursos de rua e contação de histórias marcam a agenda de arte-educação do mês
Painel O Construtor, de Poty Lazazarotto, de 1978, no foyer da CAIXA Cultural Curitiba
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no mês de março, uma ampla programação de arte-educação dedicada ao Dia da Mulher e ao Centenário do artista Poty Lazzarotto. A agenda contempla diversos públicos e linguagens ao oferecer oficinas presenciais, palestras, percursos de rua e contação de histórias. As atividades são gratuitas e requerem inscrição prévia pelo site Curitiba | CAIXA Cultural.
Dando início à programação, entre os dias 6 e 10, acontece a Semana da Mulher na CAIXA Cultural, com sessões de debate e oficinas práticas e teóricas. No dia 6 de março haverá debate sobre a posição da mulher negra na sociedade contemporânea, realizado entre a curadora da Pinacoteca de São Paulo (SP), Lorraine Mendes e a artista visual Miriane Figueira. No dia 7, é a vez da oficina Fazeduras Têxteis,com Eliana Brasil, que vai propor propõe duas horas de conversa e experimentação sobre o ato de crochetar como prática artística individual e coletiva.
Dando continuidade, no dia 8 haverá sessão de bate-papo com a escritora Giovana Madalosso para debater acerca do seu projeto “Um grande dia para as escritoras”, que reúne fotografias de autoras brasileiras e textos sobre estas imagens. No dia 9 acontece o Percurso Fotográfico, com Brenda Pontes, que consiste em um passeio com discussões sobre arquitetura e cidade, com atividades que serão desenvolvidas entre a CAIXA Cultural e o interior do Passeio Público. Por fim, nos dias 9 e 10 será realizada a oficina de Cianotipia, com Patrícia Jerônimo, que ensinará a técnica de impressão fotográfica por contato caracteristicamente em tons azuis, utilizando dois produtos químicos que juntos produzem um tom denominado azul da Prússia.
Na sequência, é a vez do Mês do Centenário de Poty Lazzarotto, dedicado a um dos muralistas mais importantes do país. No dia 26 acontece o encontro cultural O Centenário de Poty, com o objetivo de estabelecer uma conexão com os temas propostos na obra de Poty e potencializar estratégias pedagógicas para o trabalho em sala de aula, em todos os níveis de ensino. Além disso, haverámediações espontâneas, ou seja, conforme a demanda do público visitante, no mural “O Construtor”, localizado no foyer da CAIXA Cultural Curitiba.
Seguindo a programação, no sábado 16 será ofertada uma oficina Gênero e HQs – a negritude feminina nos quadrinhos, na qual será discutida a presença de personagens femininas negras nessas publicações. No domingo 17 acontece a oficina Foto Cards- decorando toploaders, que irá mergulhar no universo K-Pop para discutir e recriar as capas de fotografias colecionáveis. A atividade é voltada para maiores de 12 anos.
No fim de semana seguinte, no dia 23, haverá a oficina A paisagem paranaense através da argila, que discute as diferentes dimensões de estética e geograficidade. Já no dia 29 será a vez do percurso de ruaAniversário de Curitiba – o marco zero, marca o quê?, que passará por pontos icônicos do centro da cidade e terminará no marco zero da cidade. Encerrando o mês, no dia 30, haverá uma sessão de contação de histórias para crianças sobre a origem da mitologia maia, o mito Popol Vuh.
Programação on-line
Além da programação presencial, a CAIXA Cultural apresenta, no dia 20, o Conectar-te, evento que consiste em uma transmissão on-line diretamente do estúdio da CAIXA Cultural Curitiba, cuja convidada da vez é a escritora curitibana Alice Ruiz.
SERVIÇO:
CAIXA Cultural Curitiba – Programa Educativo Gente Arteira Endereço: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados das 10h às 19h
wikitravel.ai, portal de inteligência artificial focado no turismo, com frases pré-formatadas, imagens e vídeos, facilitando a vida do viajante, do agente de viagens e das secretarias de turismo.
COMENTÁRIOS