Aniversário de Curitiba: uma reflexão sobre a sustentabilidade*Por Claudia Pires

Curitiba completa 330 anos no dia 29 de março e me lembro de pensar na cidade sempre que a questão do meio ambiente era debatida. Quando decidi fundar uma ESG Tech, Curitiba entrou nos meus planos imediatamente. Oito anos depois, estamos na Cidade Industrial, CIC, no Mercado Municipal e na Vila Sandra. Nosso objetivo é unir a intenção e a ação de reciclar e fazer a diferença no município. A cidade mais sustentável do país, ultimamente, tem nos desafiado a pensar de maneira disruptiva e a sermos mais criativos com as nossas ações.

A cidade foi pioneira na implantação da coleta seletiva no país no final dos anos 1980. Hoje possui 22,5% de reciclagem, de acordo com informação publicada no portal da Câmara Municipal em 2019, uma das melhores do Brasil. Curitiba é reconhecida em outros países por suas iniciativas de planejamento urbano e sustentabilidade, que a tornaram uma referência mundial no que tange a qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

O objetivo da prefeitura é chegar ao índice de 30% de reciclagem e diante de um cenário em que o poder público possui programas de incentivo à coleta seletiva, prédios comerciais e residenciais com separação correta dos resíduos, vejo que podemos colaborar com a sustentabilidade da cidade por meio da nossa prática de ESG aliado a tecnologia.

A so+ma desenvolveu um programa de pontos unindo ciência comportamental com tecnologia para transformar intenções em ações de reciclar. Muitas vezes, reciclamos eventualmente e o programa so+ma vantagens tem a intenção de ser mais um instrumento para mobilizar os curitibanos para a reciclagem, convertendo seus resíduos recicláveis em pontos, que podem ser trocados por recompensas, como alimentos, itens de higiene de limpeza, e alunos podem trocar por materiais escolares em instituições de ensino ou, se preferir, doá-los para uma instituição de caridade.

Assim, nos tornamos um motor da economia circular: incentivamos a reciclagem, temos parceiros cooperados e incentivamos os comércios locais com as trocas de pontos. Como consequência, conquistamos um hub de dados sobre comportamento na reciclagem, por região, por faixa etária, por tipo de material reciclado e com informações sobre motivação para reciclar. Assim, a so+ma se tornou o que eu sonhava lá em 2015, ser uma organização capaz de implementar o E, o S e o G, em todas as suas variáveis.

Desde que chegamos na cidade, em Dezembro de 2018 no bairro do CIC mais de 1.700 famílias se cadastraram no programa e resgataram seus créditos em 172 cursos de capacitação ou vouchers de desconto em alimentos e mais de 20.000 itens de alimentação, higiene e limpeza.

Desde 2018, os curitibanos levaram mais de 338.933,394 quilos de resíduos para as casas so+ma, o que significa uma economia de 872.219,252 kWh de energia, o suficiente para abastecer por um dia um local com 158.585 residências; economia de 21.937.866,225 litros de água; aproximadamente 45.488.525 litros de água que deixaram de ser contaminados;cerca de 1.737 árvores foram salvas, além de 734.279,127 quilos de CO2 que deixaram de ser emitidas. E mais, as recompensas resgatadas pelos participantes do programa equivalem a uma economia de R$ 115.074,44.

E com a participação de moradores conseguimos mapear por meio de dados um atual perfil de consumo de parte da população. Nesse período, o vidro foi o resíduo mais reciclado com 38% do total recebido, seguido pelo plástico com 26% e do papel e cartonado com 17%.

Incentivamos o curitibano a trocar os recicláveis por cursos de capacitação e, esta ação ultimamente tem sido positiva. Recentemente, fizemos uma parceria com a Leite Moça da Nestlé, onde as mulheres participantes poderiam entregar seus materiais recicláveis e trocar os créditos por um curso com uma famosa culinarista de doces. Desta forma, demos a oportunidade para que a empreendedora pudesse se capacitar ainda mais no ramo de doces e bolos e conseguir empreender melhor com seu negócio.

Por meio de nossas campanhas, também observamos que o curitibano é muito preocupado com o impacto social, tanto que em nossas últimas ações de Natal, onde recebemos os recicláveis e os créditos puderam ser transferidos para instituições sociais trocarem por benefícios, muitos moradores participaram e levaram seus materiais para ajudar o Pequeno Cotolengo.

Em Curitiba, o Programa so+ma vantagens é realizado em parceria com a GSI, Prefeitura Municipal de Curitiba, além do apoio da SIG Group, líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens cartonadas assépticas. O investimento da SIG Group viabilizou a construção de toda a infraestrutura necessária para incubar a cooperativa, envolver a comunidade e adquirir as recompensas para as trocas do programa.

Curitiba sempre nos leva a movimentar campanhas, sermos criativos e pensar fora da caixa, pois como a maioria dos condomínios possuem coleta seletiva e o poder público possui programas, ficamos nos desafiando a tomar atitudes diante da questão: “como tirar o curitibano de casa e fazer com que ele leve seus recicláveis até nossos hubs?” Este tem sido nosso desafio diário para ajudar a cidade a atingir maiores taxas de reciclagem.

Gostaria de salientar que queremos ser um complemento com as práticas sustentáveis que já existem na cidade, pois nosso diferencial é que usamos de nossa tecnologia de dados para ajudar a mapear como melhorar a reciclagem na capital.

Claudia Pires trabalha há 25 anos com marketing, negócios e ESG, é cientista comportamental, fundadora e CEO da so+ma, ESG Tech que atua como uma solução integrada de behaviour change em conjunto com uma eficiente gestão de dados. Colocando o ESG na prática, a so+ma une a intenção e a ação de reciclar atuando como um motor da mudança de comportamento no Brasil, auxiliando grandes empresas, escolas, fábricas, varejo e até mesmo outros países a colocar em prática a economia circular, gerar impactos sociais e ambientais positivos por meio de ações de mudança de comportamento dos consumidores. Por meio do programa so+ma vantagens, os participantes levam seus recicláveis, se cadastram no programa, ganham créditos e trocam estes pontos por cursos, alimentação, itens de higiene, ou se não quiser trocar, o participante pode enviar seus créditos para uma instituição de caridade. Presente em Salvador, Camaçari, Curitiba e Goiânia, e agora em Jacarta (Indonésia), o programa já recebeu mais de 1,1 mil toneladas de resíduos apenas no ano de 2022, gerados por quase 21 mil famílias. É uma iniciativa que conta com muita tecnologia aliada ao ESG, pois além de ter um espaço físico para receber os recicláveis, por meio de dados do cadastro, a so+ma consegue mensurar o perfil de consumo do participante.

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s