Trio de mulheres resgata os autênticos sabores de casa no Baba Culinária Árabe

Dos livros de receita de família para a mesa do restaurante, que é como se fosse em casa mesmo. Assim é o Baba Culinária Árabe, novo empreendimento aberto em Curitiba desde meados de março deste ano que propõe um resgate fiel dos pratos mais típicos da região do Líbano e da Síria.

Baba Culinária Árabe
Baba Culinária Árabe

E isso não é apenas um mote, é a tradição seguida ao pé da letra por Yousra Ghandour, a empreendedora que resolveu levar para a cozinha do Baba os sabores que provava em casa no dia a dia. Para isso, conta com a mão da mãe, Asma, e da irmã, Maha, no comando do restaurante – a matriarca é quem prepara prato por prato servido aos clientes.

O trio de mulheres viu, ao longo da pandemia, que poderia compartilhar com outras pessoas um pouco do seu dia a dia. E a culinária de casa, o hábito de sentar-se à mesa com a família e os amigos, seria o caminho para isso.

“Como a tantas outras pessoas, as nossas carreiras também mudaram com a chegada da pandemia e todas as suas restrições. E começamos a pensar como seria prazeroso ter as pessoas mais perto de nós quando tudo isso passasse, e nada melhor do que mostrarmos a elas aquilo que a minha mãe preparava para nós diariamente. Tudo é realmente de casa”, conta Yousra.

Ela conta que o Baba Culinária Árabe serve a autêntica comida de casa, com temperos importados daquela região e as receitas seguindo a tradição. Como, por exemplo, os pratos do dia a dia servidos no horário do almoço.

Como a mãe, Asma, tem um apego extremo ao frescor e à qualidade dos alimentos, todos os ingredientes são comprados no dia do preparo – e na quantidade certa para não gerar sobras. São duas opções de segunda a sexta e o cardápio completo aos sábados, com opões como o tradicional Arroz Marroquino, que leva frango cozido, amêndoas laminadas e temperos sírios.

Baba Culinária Árabe
Baba Culinária Árabe

Ou, ainda, o Arroz com Lentilhas, o Charuto de Parreira ou de Repolho, a Kafta, entre outros. Todos os pratos principais acompanham o pão árabe e as pastas de homms, babaghanoush e coalhada.

Baba Culinária Árabe
Baba Culinária Árabe

O dia todo

Já para o restante do dia, o Baba Culinária Árabe serve esfihas, quibes, shawarmas, entre outros petiscos do dia a dia, para o consumo no local ou para levar.

As esfihas, por exemplo, estão disponíveis nas versões de carne, queijo, Zaatar (mistura de especiarias) e verduras. Já as shawarmas são servidas com recheios de falafel (grão-de-bico), carne, frango e kafta – esta também disponível como espetinho.

E, ainda, os pratos frios de quibe cru, homus, coalhada, mix de pastas, Fatuch (salada verde), Tabule, entre outros.

Baba Culinária Árabe
Baba Culinária Árabe

Uma autêntica casa árabe

Como a ideia é levar as pessoas para dentro de casa, o Baba Culinária Árabe tem apenas 30 lugares para que Yousra consiga prestar um atendimento personalizado. É ela mesma que vai de mesa em mesa conversar com os clientes e anotar os pedidos, assim como faria se estivesse na sala de jantar de casa.

E o próprio ambiente do Baba já remete a isso, com objetos de decoração de casa mesmo adornando as paredes e mesas, como quadros, pratarias, o som ambiente, etc.

Tudo é tão pensado para o cliente se sentir em casa que é possível, até mesmo, encomendar pratos do Baba para serem servidos nos próprios recipientes dos clientes. Basta deixar lá as travessas e demais utensílios que a matriarca Asma vai acondicionar os preparos como se servisse em casa.

Serviço:

O Baba Culinária Árabe está localizado na Alameda Augusto Stelfeld, 873, esquina com a Prudente de Moraes, no Centro. Abre de segunda a sábado, das 12h às 21h30, e atende a eventos no domingo. Os pratos e demais itens do cardápio podem ser pedidos pelo iFood ou no telefone/WhatsApp (41) 3503-9820. Outras informações no Instagram @baba_culinaria_arabe .

Baba Culinária Árabe
Baba Culinária Árabe

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s